14914
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Flexões do substantivo em contos - revisão

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Flexões do substantivo em contos - revisão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Forms - Formulário de perguntas e respostas (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que nesta aula vocês irão estudar os efeitos de sentido dos usos dos substantivos e suas flexões em um conto. Aproveite as Orientações da Introdução do Plano para ativar os conhecimentos prévios dos alunos: fale a palavra “estudantes”, por exemplo, e faça a pergunta retórica: quais verbos ou adjetivos poderiam combinar com essa palavra? Responda a seguir algumas possibilidades: “inteligentes”, “estudam”, “aprendem”, “espertos” etc. Encerre sua introdução avisando que irá encaminhar um texto lacunado para que completem individualmente, e as demais orientações irão por escrito.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos a atividade que está nos Materiais do plano, um conto lacunado de Moacyr Scliar, médico e escritor falecido em 2011. Oriente-os, por escrito, a completar o texto com adjetivos ou verbos, prestando muita atenção se as palavras inseridas estão concordando em gênero e número com o substantivo com o qual se relacionam. Uma possibilidade é você criar um formulário no Google Forms com o conto em ordem e com as mesmas lacunas, sendo cada lacuna uma questão. Selecione a opção de “resposta curta”, para que ali o aluno possa escrever sua hipótese. Envie também, nesse caso, o texto inteiro lacunado, orientando que os alunos o leiam por inteiro antes de começar a completá-lo.

Caso não seja possível o uso do Google Forms, encaminhe a atividade como ela está, para que respondam no formato Google Docs ou no caderno, fotografando as respostas para lhe enviar. Acompanhe o trabalho dos alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês, para auxiliar no que precisarem. Após as entregas, leia as respostas e grave um novo áudio ou vídeo dando um feedback a seus alunos, destacando o que você julgar procedente e focando na finalidade desta aula. Depois, encaminhe o conto original aos alunos, para que se autoavaliem. O seu feedback pode também ser enviado para uma pasta específica para esse exercício do Google Drive, por escrito.

Fechamento
Envie outro áudio com a pergunta que está no slide de Fechamento do Plano, dizendo que os alunos devem se organizar em trios para elaborar uma resposta com base no que aprenderam com o exercício desta aula. Combine um prazo e avise-os que podem responder enviando um áudio diretamente a você, com um dos representantes de cada trio falando o que elaboraram. Faça um compilado desses áudios para escrever um parágrafo de conclusão desta aula. Se houver possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, aproveitando para interagir mais com seus alunos. Nesse caso, siga o roteiro do slide de Fechamento do plano.

Convite às famílias
Moacyr Scliar, escritor do conto deste Plano, tem obras muito importantes para a literatura brasileira. Uma das mais conhecidas é “Um centauro no Jardim”, que conta sobre um menino que nasceu... centauro. Já imaginou? A booktuber Ju Cirqueira fala desse livro em seu canal e vale a pena conferir o que ela diz no vídeo, disponível aqui. Convide, então, as famílias a buscarem essas informações, para despertar a curiosidade leitora de sua comunidade escolar. No site oficial do escritor, mantido por sua família (disponível aqui) é possível ler todas as sinopses e ver os booktrailers de seus romances, bem como ler as crônicas que costumava publicar em jornais e visitar uma exposição virtual sobre o autor. Encoraje as famílias que toparem a proposta a enviar relatos desse momento ao grupo de WhatsApp da turma, contando o que lhes chamou a atenção. Se algum familiar tiver lido algum livro do Moacyr Scliar, estimule-o a contar essa experiência em um vídeo curtinho para compartilhar!

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares  


Código: LPO6_09ATS03

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas