14913
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Flexões dos substantivos - Trabalhando a coesão e a coerência

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Flexões dos substantivos - Trabalhando a coesão e a coerência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Forms - Formulário de perguntas e respostas (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que nesta aula vocês irão estudar os efeitos de sentido dos usos dos substantivos e suas flexões em um texto. Utilize o exemplo do slide de Introdução do plano para ativar os conhecimentos prévios dos alunos, fazendo você mesmo o passo a passo das Orientações da Introdução, da forma mais concisa e direta possível. Avise que irá encaminhar uma atividade para que façam individualmente e as demais orientações irão por escrito.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos a atividade que está nos Materiais do plano, um texto sobre o desenho animado “A Dama e o Vagabundo”. Seria muito interessante se você fizesse uma versão dessa atividade no Google Forms. Como sugestão, já organize o texto na ordem, e faça com cada frase lacunada uma questão a ser respondida pelos alunos através da ferramenta de múltipla escolha. Como última pergunta do Formulário, coloque a que está no exercício, para que reflitam sobre a atividade: como foi possível descobrir se as palavras que faltavam estavam no singular ou plural, masculino ou feminino? Caso não seja possível o uso do Google Forms, encaminhe a atividade como ela está, para que respondam no formato Google Docs ou no caderno, fotografando as respostas para enviá-las. Acompanhe o trabalho dos alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês, para auxiliar no que precisarem. Após as entregas, leia as respostas e grave um novo áudio ou vídeo dando um feedback a seus alunos, destacando o que você julgar procedente e focando na finalidade desta aula. O seu feedback pode também ser enviado para uma pasta específica para esse exercício do Google Drive, por escrito.

Fechamento
Lance o desafio que está no Fechamento do slide do Plano, por WhatsApp ou e-mail, como forma de fechar esta aula. Solicite que enviem áudios respondendo ao desafio, e diga que os 5 primeiros áudios a responderem os desafios de forma coerente com o que estudaram nesta aula serão os vencedores. Encerre com um áudio parabenizando os vencedores e alinhavando as respostas dos desafios, conforme as Orientações no Fechamento do Plano. Se houver possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para interagir mais com seus alunos e fazer-lhes os desafios ao vivo.

Convite às famílias
O filme “A Dama e o Vagabundo” é um clássico da animação dos estúdios Disney, de 1955, que merece ser visto (ou revisto) em família, pois marcou época pela delicadeza dos traços e todo o clima de romantismo que dá o tom à história. Faça a sugestão para as famílias assistirem ao filme, cujo roteiro foi usado como base para o exercício desta adaptação. É interessante apontar que, por se tratar de um filme já bem antigo, os efeitos são muito diferentes das animações de hoje em dia; além disso, observe que fica nítido o quanto os valores culturais ocidentais mudaram em 65 anos. A clássica cena dos dois cãozinhos comendo macarrão com almôndegas é citada até hoje em inúmeros filmes, séries e produções audiovisuais das mais diversas. O desenho está disponível em algumas plataformas online. Encoraje as famílias que toparem a proposta a enviar fotos desse momento “cinema em casa” para o grupo de WhatsApp da turma. Vai uma pipoca aí?

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_09ATS02

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas