14912
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificação de flexões do substantivo em contos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Identificação de flexões do substantivo em contos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui; Google Drive (tutorial disponível aqui) e Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que nesta aula vocês irão estudar os substantivos e como eles podem aparecer nos textos. Relembre o que são substantivos com alguns exemplos e, em seguida, diga que vai lhes lançar um desafio que precisa ser feito em duplas, tendo por base o texto que está nos Materiais do Plano de Aula (“Voltando da escola para casa”):
     1. Marquem “menino” de verde e “cachorro”, ou outros substantivos que se refiram ao animal, de vermelho (vide gabarito no Plano);
     2. Localizem as palavras que estão relacionadas aos substantivos identificados, sublinhando-as, usando as mesmas cores de antes, ou seja, verde para palavras relacionadas ao menino e vermelho para as que se relacionam a cachorro;
     3. No último parágrafo do texto, por que as palavras “rica”, “complicada”, “louca”, “bonita”, “espantosa” e “cheia” estão no feminino e no singular? O que essas palavras indicam com relação à “coisa” e “vida”? (As sugestões de respostas estão as Orientações do Desenvolvimento do Plano).
Crie uma pasta no Google Drive com todas as orientações. Peça que os alunos compartilhem seus trabalhos no Google Docs dentro dessa pasta e estabeleça um prazo. Caso não seja possível usar esses recursos, utilize o que vocês têm disponível. Dica: seria interessante você gravar e enviar sua leitura em voz alta do texto, pois ajudaria seus alunos na compreensão.

Desenvolvimento
Acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação combinados por vocês, para auxiliar no que precisarem. Após as entregas, leia as respostas e grave um novo áudio ou vídeo dando um feedback a seus alunos. Então, diga que as relações que observaram são relações de CONCORDÂNCIA, e perceber essas relações é muito interessante, porque, às vezes, quando se lê um texto, a pessoa fica na dúvida de quem ou de que se está falando, e observar os verbos e os adjetivos facilita o entendimento do texto, notando se estão no singular ou no plural, no masculino ou no feminino. Afinal, se não se observasse a concordância entre essas palavras, quem lê poderia pensar que está se falando de outra coisa, confundindo a leitura. Envie o gabarito disponível nos Materiais do Plano para que os alunos se autoavaliem. O seu feedback pode também ser enviado pela pasta do Google Drive, por escrito.

Fechamento
Para o fechamento desta aula, solicite por áudio ou por escrito que as duplas escrevam o que entenderam com esse exercício, falando sobre os substantivos e a concordância necessária para o bom entendimento do leitor de uma narrativa, como foi o caso. Se houver possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para interagir mais com seus alunos e fazer-lhes mais perguntas focadas nas flexões dos substantivos presentes no texto.

Convite às famílias
O texto “Voltando da escola para casa” é bem interessante para ser lido em família, para tentar “decifrar” a família do cachorro. Que tal convidar as famílias para fazer a leitura do texto, que pode ser dividida entre os membros? Depois, a família que topar o desafio poderia fazer um diagrama/esquema (ou outro formato que dominem) para mostrar que decifrou a família do cãozinho sofredor, fotografar e enviar no WhatsApp da turma!

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_09ATS01

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas