14911
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Contos Populares - Utilização de elementos coesivos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Contos Populares - Utilização de elementos coesivos.

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares, 3 balões, materiais para escrita (lápis, borracha, caneta, caderno).

Observação:

Aguarde os alunos com a sala previamente organizada, com as carteiras para trás, encostadas na parede, para que os alunos possam movimentar-se e participar de um atividade com balões.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas:

Alguns alunos podem ter dificuldades em reescrever o conto popular, adequando-o com a utilização de recursos coesivos, por não utilizá-los em seu dia a dia, tanto na oralidade quanto na escrita.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em: >. Acesso em: 17 out. 2018.

MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: >. Acesso em: 16 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Receba os alunos com as carteiras encostadas na parede, para que o espaço da sala seja o suficiente para a realização de uma atividade com balões. Peça que formem um círculo, em pé.
  • Apresente o slide 1 aos alunos e peça que, voluntariamente, tentem responder ao questionamento explícito no slide. É possível que respondam que podemos nos referir ao personagem já apresentado como “ele” ou “ela”, ou por algum apelido ou outra forma de chamá-lo como “o teimoso” ou “a linda menina”. Podemos tirar palavras repetidas do texto, desde que não prejudique o entendimento, ou trocá-las por outras semelhantes no significado. Também podemos usar marcadores temporais como “no outro dia…” , “alguns minutos depois…”, “antes que ela descobrisse o segredo” etc.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com a brincadeira de passar o balão. Para que a atividade seja divertida e para dificultar a “entrega” do balão, peça que fiquem de costas um para o outro, em círculo. Comece a cantar e peça para todos acompanharem: “O balão passou na roda, ele passa de mão em mão. Ele vai, ele vem, ele ainda não chegou. Ele vai, ele vem. Foi aqui que ele parou!” Esta é a adaptação de uma cantiga de roda, em que se passa um limão. No momento em que se diz: “Ele vai, ele vem…”, o aluno pode alternar o curso do balão, tornando a brincadeira mais dinâmica. Assim que o balão parar, o aluno que estiver com ele deverá estourá-lo e ler a frase que está dentro dele (dentro de cada balão haverá trechos de contos populares, porém desconexos, sem coesão). Caso o balão caia antes da música parar, o aluno que o deixar cair deverá estourá-lo.
  • A cada trecho lido, peça para um aluno, escolhido aleatoriamente, reorganizar, oralmente, a fala do colega anterior, procurando adequá-la, para que todos a compreendam. Caso o aluno escolhido não consiga reorganizar o trecho lido pelo colega anterior, solicite que os demais o auxiliem.

OBS: Os trechos reorganizados pelos alunos não precisam ficar idênticos aos trechos originais, e sim, devem ser coesos, ou seja, bem encaixados, provocando o efeito de sentido previsto.

  • Repita a atividade 3 vezes.

Materiais Complementares:

Para acessar os trechos de contos para esta atividade, clique aqui.

Para acessar os trechos originais escolhidos para esta atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que sentem-se em grupos de 4 integrantes, para que possam observar juntos o objeto de estudo e assim tecer comentários, chegar a conclusões de forma colaborativa.
  • Entregue aos educandos a adaptação de um conto popular. A adaptação traz a repetição de palavras e expressões, o que atrapalha a progressão textual. Ver nos materiais complementares uma sugestão de texto adaptado.

Materiais complementares: Para acessar o conto popular adaptado, acesse aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que, juntos, tentem reescrever o texto recebido, eliminando as repetições. Para isso, recorde que, em um conto popular, é comum a utilização de pronomes que substituam nomes. Lembre-os que, se considerarem adequado, poderão também omitir palavras repetidas ( isso se o verbo ou locução verbal presente permitir, a partir de sua desinência, explicitando sobre o que o quem estão falando). Atente quanto a utilização de sinônimos, um recurso que enriquece muito os textos, em relação à coesão e efeitos de sentido dos mesmos.
  • Instigue-os a acrescentar, no texto lido, expressões temporais. Apresente sugestões para auxiliá-los com a tarefa. Veja no slide.
  • Marque o tempo para a realização da atividade - 20 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Peça a um dos grupos que leia sua versão do texto.
  • Questione os colegas quanto à versão do grupo que leu. Utilizaram os elementos coesivos adequados? Quais as diferenças entre o primeiro texto e a versão do grupo? Espera-se que o grupo em questão tenha utilizado os elementos coesivos adequados, já que a atividade será realizada em grupo e que, juntos, poderão discutir como tornar seu texto mais coeso, retomando assim a atividade disparadora como exemplo.
  • Ouça-os atentamente e auxilie-os lembrando que algumas palavras (pronomes, sinônimos, marcadores temporais) têm a função de tornar os textos mais coesos, ou seja, as palavras e ideias bem interligadas, entrelaçadas e que, além disso, a supressão ou omissão de algumas palavras também podem auxiliar, tornando os textos mais diretos, concisos, claros. Explique que essas estratégias são comuns ao gênero Conto Popular, tanto oralmente, quanto em sua escrita, para que não se torne redundante e cansativo.

OBS: Os textos reorganizados pelos grupos não precisam ficar idênticos ao texto original, e sim, devem ser coesos, ou seja, bem encaixados, provocando o efeito de sentido previsto, até porque, em Contos Populares, uma das principais características é a maleabilidade do gênero, já que normalmente é contado oralmente, em diversas regiões do país e do mundo, sendo modificado de geração para geração, de lugar para lugar, de contador para contador.

Materiais complementares:

Para acessar o conto popular original desta aula e dirimir qualquer dúvida, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares, 3 balões, materiais para escrita (lápis, borracha, caneta, caderno).

Observação:

Aguarde os alunos com a sala previamente organizada, com as carteiras para trás, encostadas na parede, para que os alunos possam movimentar-se e participar de um atividade com balões.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas:

Alguns alunos podem ter dificuldades em reescrever o conto popular, adequando-o com a utilização de recursos coesivos, por não utilizá-los em seu dia a dia, tanto na oralidade quanto na escrita.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em: >. Acesso em: 17 out. 2018.

MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: >. Acesso em: 16 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Receba os alunos com as carteiras encostadas na parede, para que o espaço da sala seja o suficiente para a realização de uma atividade com balões. Peça que formem um círculo, em pé.
  • Apresente o slide 1 aos alunos e peça que, voluntariamente, tentem responder ao questionamento explícito no slide. É possível que respondam que podemos nos referir ao personagem já apresentado como “ele” ou “ela”, ou por algum apelido ou outra forma de chamá-lo como “o teimoso” ou “a linda menina”. Podemos tirar palavras repetidas do texto, desde que não prejudique o entendimento, ou trocá-las por outras semelhantes no significado. Também podemos usar marcadores temporais como “no outro dia…” , “alguns minutos depois…”, “antes que ela descobrisse o segredo” etc.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com a brincadeira de passar o balão. Para que a atividade seja divertida e para dificultar a “entrega” do balão, peça que fiquem de costas um para o outro, em círculo. Comece a cantar e peça para todos acompanharem: “O balão passou na roda, ele passa de mão em mão. Ele vai, ele vem, ele ainda não chegou. Ele vai, ele vem. Foi aqui que ele parou!” Esta é a adaptação de uma cantiga de roda, em que se passa um limão. No momento em que se diz: “Ele vai, ele vem…”, o aluno pode alternar o curso do balão, tornando a brincadeira mais dinâmica. Assim que o balão parar, o aluno que estiver com ele deverá estourá-lo e ler a frase que está dentro dele (dentro de cada balão haverá trechos de contos populares, porém desconexos, sem coesão). Caso o balão caia antes da música parar, o aluno que o deixar cair deverá estourá-lo.
  • A cada trecho lido, peça para um aluno, escolhido aleatoriamente, reorganizar, oralmente, a fala do colega anterior, procurando adequá-la, para que todos a compreendam. Caso o aluno escolhido não consiga reorganizar o trecho lido pelo colega anterior, solicite que os demais o auxiliem.

OBS: Os trechos reorganizados pelos alunos não precisam ficar idênticos aos trechos originais, e sim, devem ser coesos, ou seja, bem encaixados, provocando o efeito de sentido previsto.

  • Repita a atividade 3 vezes.

Materiais Complementares:

Para acessar os trechos de contos para esta atividade, clique aqui.

Para acessar os trechos originais escolhidos para esta atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que sentem-se em grupos de 4 integrantes, para que possam observar juntos o objeto de estudo e assim tecer comentários, chegar a conclusões de forma colaborativa.
  • Entregue aos educandos a adaptação de um conto popular. A adaptação traz a repetição de palavras e expressões, o que atrapalha a progressão textual. Ver nos materiais complementares uma sugestão de texto adaptado.

Materiais complementares: Para acessar o conto popular adaptado, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que, juntos, tentem reescrever o texto recebido, eliminando as repetições. Para isso, recorde que, em um conto popular, é comum a utilização de pronomes que substituam nomes. Lembre-os que, se considerarem adequado, poderão também omitir palavras repetidas ( isso se o verbo ou locução verbal presente permitir, a partir de sua desinência, explicitando sobre o que o quem estão falando). Atente quanto a utilização de sinônimos, um recurso que enriquece muito os textos, em relação à coesão e efeitos de sentido dos mesmos.
  • Instigue-os a acrescentar, no texto lido, expressões temporais. Apresente sugestões para auxiliá-los com a tarefa. Veja no slide.
  • Marque o tempo para a realização da atividade - 20 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Peça a um dos grupos que leia sua versão do texto.
  • Questione os colegas quanto à versão do grupo que leu. Utilizaram os elementos coesivos adequados? Quais as diferenças entre o primeiro texto e a versão do grupo? Espera-se que o grupo em questão tenha utilizado os elementos coesivos adequados, já que a atividade será realizada em grupo e que, juntos, poderão discutir como tornar seu texto mais coeso, retomando assim a atividade disparadora como exemplo.
  • Ouça-os atentamente e auxilie-os lembrando que algumas palavras (pronomes, sinônimos, marcadores temporais) têm a função de tornar os textos mais coesos, ou seja, as palavras e ideias bem interligadas, entrelaçadas e que, além disso, a supressão ou omissão de algumas palavras também podem auxiliar, tornando os textos mais diretos, concisos, claros. Explique que essas estratégias são comuns ao gênero Conto Popular, tanto oralmente, quanto em sua escrita, para que não se torne redundante e cansativo.

OBS: Os textos reorganizados pelos grupos não precisam ficar idênticos ao texto original, e sim, devem ser coesos, ou seja, bem encaixados, provocando o efeito de sentido previsto, até porque, em Contos Populares, uma das principais características é a maleabilidade do gênero, já que normalmente é contado oralmente, em diversas regiões do país e do mundo, sendo modificado de geração para geração, de lugar para lugar, de contador para contador.

Materiais complementares:

Para acessar o conto popular original desta aula e dirimir qualquer dúvida, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP47 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano