14910
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Contos Populares - Recursos coesivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Contos Populares - Recursos coesivos

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Dez folhas de ofício com frases escritas nelas (as frases estão divididas em 2 partes que se completam na atividade proposta, e você pode encontrá-las no material complementar); Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares.

Observação: Encaminhar os educandos a um local amplo, que facilite a procura por orações que se complementam. Antes da aula, você deverá espalhar essas frases pelo local, de forma aleatória, para que os estudantes as encontrem depois, durante a atividade.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alunos podem ter dificuldades em aplicar recursos coesivos em um conto popular, por não compreenderem o papel de algumas palavras (desfazer ou evitar repetições de palavras e ideias, assim como de referenciar elementos já apresentados).

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em: >. Acesso em: 17 out. 2018.

MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.

Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em: >. Acesso em: 20 out. 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que procurem, no local aberto e amplo onde estiverem, com limitações de espaço que você deve definir (entre uma sala e outra, apenas na quadra esportiva, no refeitório, no bosque etc.), por folhas de ofício com frases escritas. Avise-os que serão dez folhas de ofício ao todo.
  • Após encontrarem todas, peça que formem um círculo, em pé, e socializem suas frases.
  • Questione-os quanto às frases encontradas: Alguma frase lida tem relação com outra também lida na roda? É possível saber quando acontecem as ações? Estimule-os a perceberem os contextos em que estão inseridas as frases.
  • Espera-se que percebam que cada frase lida tem seu par, ou seja, a continuação de alguma ação de um personagem, a referência a algum personagem já mencionado ou um personagem mencionado, porém com palavras diferentes. Espera-se que percebam também que expressões como: “Era uma vez”; “Assim que o sol nasceu”, além dos verbos no pretérito perfeito ou no pretérito imperfeito, marcam a passagem do tempo nas orações.

Materiais Complementares: Para acessar as frases sugeridas para esta atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que organizem-se em duplas, sentando-se comodamente para leitura e escrita. Organize-os conforme a necessidade da turma: por níveis de proficiência; por afinidade; por participação etc.
  • É interessante que os educandos trabalhem em duplas para trocar ideias, auxiliarem-se mutuamente, propiciando assim, uma aprendizagem colaborativa.
  • Entregue às duplas um conto popular faltando algumas palavras. Peça que façam a leitura silenciosa.
  • Questione-os quanto à leitura. Foi possível compreender o texto integralmente? Espera-se que percebam que as palavras suprimidas são necessárias para o entendimento do texto. Sem elas, o texto não apresenta fluidez e completude.
  • Entregue às duplas uma tabela com possibilidades de respostas para as lacunas. Peça que completem as lacunas em 15 minutos. É interessante marcar o tempo de cada atividade para que os alunos se sintam desafiados a cumprir a tarefa.

Materiais complementares:

  • Para acessar ao conto popular com lacunas sugerido logo acima, clique no link aqui.
  • Para acessar a tabela com sugestões de palavras para completar as lacunas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que uma dupla leia seu conto popular já com as lacunas preenchidas.
  • Questione o grande grupo. Seu texto ficou igual ao da dupla que leu? Há diferenças? Quais? Auxilie-os a chegarem a um consenso, focando, principalmente, na coesão textual e na coerência que esta proporciona.
  • Leia, para o grande grupo, a versão original do texto.
  • Encerre a aula escolhendo uma dupla (que você acredita que tenha chegado às adequadas conclusões) para expressar suas impressões sobre esta aula. O que aprenderam? Qual a função das palavras utilizadas para preencher a tabela? Espera-se que a dupla possa contribuir explicando que no início o texto era incompreensível e que, após o preenchimento das lacunas, foi possível compreendê-lo integralmente. Que as palavras ali preenchidas fazem referência a um termo já apresentado, evitando repetições, ou indicam o tempo em que ocorreram as ações, atribuindo assim uma progressão ao texto.

Materiais complementares: Para acessar o conto original, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Dez folhas de ofício com frases escritas nelas (as frases estão divididas em 2 partes que se completam na atividade proposta, e você pode encontrá-las no material complementar); Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares.

Observação: Encaminhar os educandos a um local amplo, que facilite a procura por orações que se complementam. Antes da aula, você deverá espalhar essas frases pelo local, de forma aleatória, para que os estudantes as encontrem depois, durante a atividade.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alunos podem ter dificuldades em aplicar recursos coesivos em um conto popular, por não compreenderem o papel de algumas palavras (desfazer ou evitar repetições de palavras e ideias, assim como de referenciar elementos já apresentados).

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em: >. Acesso em: 17 out. 2018.

MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.

Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em: >. Acesso em: 20 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que procurem, no local aberto e amplo onde estiverem, com limitações de espaço que você deve definir (entre uma sala e outra, apenas na quadra esportiva, no refeitório, no bosque etc.), por folhas de ofício com frases escritas. Avise-os que serão dez folhas de ofício ao todo.
  • Após encontrarem todas, peça que formem um círculo, em pé, e socializem suas frases.
  • Questione-os quanto às frases encontradas: Alguma frase lida tem relação com outra também lida na roda? É possível saber quando acontecem as ações? Estimule-os a perceberem os contextos em que estão inseridas as frases.
  • Espera-se que percebam que cada frase lida tem seu par, ou seja, a continuação de alguma ação de um personagem, a referência a algum personagem já mencionado ou um personagem mencionado, porém com palavras diferentes. Espera-se que percebam também que expressões como: “Era uma vez”; “Assim que o sol nasceu”, além dos verbos no pretérito perfeito ou no pretérito imperfeito, marcam a passagem do tempo nas orações.

Materiais Complementares: Para acessar as frases sugeridas para esta atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que organizem-se em duplas, sentando-se comodamente para leitura e escrita. Organize-os conforme a necessidade da turma: por níveis de proficiência; por afinidade; por participação etc.
  • É interessante que os educandos trabalhem em duplas para trocar ideias, auxiliarem-se mutuamente, propiciando assim, uma aprendizagem colaborativa.
  • Entregue às duplas um conto popular faltando algumas palavras. Peça que façam a leitura silenciosa.
  • Questione-os quanto à leitura. Foi possível compreender o texto integralmente? Espera-se que percebam que as palavras suprimidas são necessárias para o entendimento do texto. Sem elas, o texto não apresenta fluidez e completude.
  • Entregue às duplas uma tabela com possibilidades de respostas para as lacunas. Peça que completem as lacunas em 15 minutos. É interessante marcar o tempo de cada atividade para que os alunos se sintam desafiados a cumprir a tarefa.

Materiais complementares:

  • Para acessar ao conto popular com lacunas sugerido logo acima, clique no link aqui.
  • Para acessar a tabela com sugestões de palavras para completar as lacunas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que uma dupla leia seu conto popular já com as lacunas preenchidas.
  • Questione o grande grupo. Seu texto ficou igual ao da dupla que leu? Há diferenças? Quais? Auxilie-os a chegarem a um consenso, focando, principalmente, na coesão textual e na coerência que esta proporciona.
  • Leia, para o grande grupo, a versão original do texto.
  • Encerre a aula escolhendo uma dupla (que você acredita que tenha chegado às adequadas conclusões) para expressar suas impressões sobre esta aula. O que aprenderam? Qual a função das palavras utilizadas para preencher a tabela? Espera-se que a dupla possa contribuir explicando que no início o texto era incompreensível e que, após o preenchimento das lacunas, foi possível compreendê-lo integralmente. Que as palavras ali preenchidas fazem referência a um termo já apresentado, evitando repetições, ou indicam o tempo em que ocorreram as ações, atribuindo assim uma progressão ao texto.

Materiais complementares: Para acessar o conto original, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP47 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano