Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Dez folhas de ofício com frases escritas nelas (as frases estão divididas em 2 partes que se completam na atividade proposta, e você pode encontrá-las no material complementar); Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares.
Observação: Encaminhar os educandos a um local amplo, que facilite a procura por orações que se complementam. Antes da aula, você deverá espalhar essas frases pelo local, de forma aleatória, para que os estudantes as encontrem depois, durante a atividade.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alunos podem ter dificuldades em aplicar recursos coesivos em um conto popular, por não compreenderem o papel de algumas palavras (desfazer ou evitar repetições de palavras e ideias, assim como de referenciar elementos já apresentados).
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em:
MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.
Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Encaminhe os alunos a um ambiente amplo para que possam procurar por frases incompletas e seus complementos. (Ou seja, orações que se completam, utilizando-se de recursos coesivos).
- Questione os educandos quanto às palavras que se referem aos personagens. Os personagens sempre são chamados por seus nomes nos Contos Populares? Quais recursos são utilizados para referir-se a um personagem? O tempo, em um conto popular, normalmente é cronológico ou psicológico? Ouça-os com atenção.
- Espera-se que percebam que nem sempre são dados nomes aos personagens, que eles podem ser chamados apenas por expressões que os representem como: o menino, o rapaz, a moça, etc. e também podem ser retomados com palavras como: ele, ela, este, etc. Também espera-se que percebam que, normalmente, em um conto popular, o tempo é representado cronologicamente, ou seja, de acordo com a ordem dos acontecimentos.
Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre Tempo Cronológico e Psicológico, clique no link abaixo:
Oficina de Redação -Tempo Cronológico e Psicológico. Vídeo (2,20s). Publicado por: eniactv3. (2015). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TBkxGy0c5_E. Acesso em: 08/12/18.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que procurem, no local aberto e amplo onde estiverem, com limitações de espaço que você deve definir (entre uma sala e outra, apenas na quadra esportiva, no refeitório, no bosque etc.), por folhas de ofício com frases escritas. Avise-os que serão dez folhas de ofício ao todo.
- Após encontrarem todas, peça que formem um círculo, em pé, e socializem suas frases.
- Questione-os quanto às frases encontradas: Alguma frase lida tem relação com outra também lida na roda? É possível saber quando acontecem as ações? Estimule-os a perceberem os contextos em que estão inseridas as frases.
- Espera-se que percebam que cada frase lida tem seu par, ou seja, a continuação de alguma ação de um personagem, a referência a algum personagem já mencionado ou um personagem mencionado, porém com palavras diferentes. Espera-se que percebam também que expressões como: “Era uma vez”; “Assim que o sol nasceu”, além dos verbos no pretérito perfeito ou no pretérito imperfeito, marcam a passagem do tempo nas orações.
Materiais Complementares: Para acessar as frases sugeridas para esta atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que organizem-se em duplas, sentando-se comodamente para leitura e escrita. Organize-os conforme a necessidade da turma: por níveis de proficiência; por afinidade; por participação etc.
- É interessante que os educandos trabalhem em duplas para trocar ideias, auxiliarem-se mutuamente, propiciando assim, uma aprendizagem colaborativa.
- Entregue às duplas um conto popular faltando algumas palavras. Peça que façam a leitura silenciosa.
- Questione-os quanto à leitura. Foi possível compreender o texto integralmente? Espera-se que percebam que as palavras suprimidas são necessárias para o entendimento do texto. Sem elas, o texto não apresenta fluidez e completude.
- Entregue às duplas uma tabela com possibilidades de respostas para as lacunas. Peça que completem as lacunas em 15 minutos. É interessante marcar o tempo de cada atividade para que os alunos se sintam desafiados a cumprir a tarefa.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que uma dupla leia seu conto popular já com as lacunas preenchidas.
- Questione o grande grupo. Seu texto ficou igual ao da dupla que leu? Há diferenças? Quais? Auxilie-os a chegarem a um consenso, focando, principalmente, na coesão textual e na coerência que esta proporciona.
- Leia, para o grande grupo, a versão original do texto.
- Encerre a aula escolhendo uma dupla (que você acredita que tenha chegado às adequadas conclusões) para expressar suas impressões sobre esta aula. O que aprenderam? Qual a função das palavras utilizadas para preencher a tabela? Espera-se que a dupla possa contribuir explicando que no início o texto era incompreensível e que, após o preenchimento das lacunas, foi possível compreendê-lo integralmente. Que as palavras ali preenchidas fazem referência a um termo já apresentado, evitando repetições, ou indicam o tempo em que ocorreram as ações, atribuindo assim uma progressão ao texto.
Materiais complementares: Para acessar o conto original, clique aqui.