Texto adaptado para impressão - Textos I e II
Plano de Aula
Plano de aula: A coesão textual no gênero Conto Popular
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Textos impressos; Caneta marca-texto; Material para escrita (lápis e borracha).
Observação: Organize a disposição da sala para que os alunos trabalhem em quartetos.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldade em relacionar o uso de elementos coesivos a seus devidos contextos, por questão de proficiência leitora ou por não ter o hábito de ver o texto como um todo coeso.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s). 2016. Publicado por Trilhante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RvFDfHQjXLA>. Acesso em: 17 out. 2018.
MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.
Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em: <http://fatoresdetextualidade.blogspot.com/p/coesao-textual.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 04 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que escolham os seus lugares de acordo com a organização da sala (quartetos). A citada organização tem o intuito de estimular a atuação e a troca entre os educandos. Esta aula tem como foco a análise de elementos coesivos na escrita de contos populares, com o intuito de observar que estes evitam repetições de palavras e/ou ideias e representam personagens e/ou passagem de tempo utilizando-se de recursos como a sinonímia, a pronominalização, a elipse e marcadores temporais.
- Peça aos alunos que respondam à questão do slide. “As palavras criam formas, sentidos?”. Espera-se que percebam que, ao unir-se a outros elementos, as palavras criam sentidos diversos, formatos variados.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Entregue aos grupos dois exemplares de contos populares adaptados (“O jabuti e a onça” e “O cágado e a festa no céu”).
- Solicite a leitura dos textos internamente nos grupos.
- Projete no datashow as atividades referente aos textos lidos. Enquanto os alunos realizam a atividade, passe entre os grupos, auxilie-os no que for necessário, instigue-os a pensar sobre o texto: “A leitura foi fácil? Foi fluida? Quem era (m) o(s) protagonista (s)? Algum elemento do texto impossibilitou sua fluidez? Qual? A passagem do tempo é explícita no conto? Quais palavras ou expressões representam essa passagem? Otempo representado é real ou imaginário?”
- Espera-se que percebam que a repetição de palavras, principalmente a referência aos protagonistas (no texto 1 a onça e o jabuti e no texto 2, o cágado) sempre da mesma forma, “trinca” o texto, deixando-o repetitivo e impossibilitando assim uma melhor compreensão do todo. Espera-se também que percebam as expressões “um dia, uma tarde, durante vários dias/uma vez, três dias, nos dois primeiros dias, sempre, como recursos que explicitam a passagem do tempo, assim como os verbos, flexionados no pretérito perfeito do modo indicativo ou pretérito imperfeito do modo indicativo como: caiu, partiram, foram, pôde, aceitou, etc. Essas expressões, por representarem os acontecimentos em ordem linear, de acordo com o relógio, com a realidade, estão no tempo cronológico.
- Proponha a socialização entre os grupos (leitura dos dois exemplares dos textos, seguida de um representante de cada grupo para ler as impressões de seu grupo).
Materiais complementares: Para acessar os textos (adaptados) escolhidos para esta aula, clique aqui.
Para saber um pouco mais sobre Tempo Cronológico e Psicológico, clique no link abaixo:
Oficina de Redação -Tempo Cronológico e Psicológico. Vídeo (2,20s). Publicado por: eniactv3. (2015). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TBkxGy0c5_E. Acesso em: 08/12/18.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Entregue aos grupos cópias dos textos originais, acompanhados de uma caneta marca-texto.
- Solicite a leitura compartilhada, entre os grupos, dos textos originais.
- Proponha que marquem, no texto original, com a caneta marca-texto, os termos que foram utilizados para evitar a repetição de palavras e ideias. Espera-se que marquem as palavras e expressões: (Texto I- ela- os bichos- ela- vê-los - a-dela - todos os bichos- ela- dela - ela) ( Texto II- ele- ele- levá-lo-ele- ela- ele- lhe- ele).
- Peça que retornem à primeira frase do texto 1 adaptado. (“Um dia uma onça caiu de cima de um pau e a onça foi obrigada ficar de cama durante alguns dias.”) Em seguida, peça que retornem ao mesmo trecho do texto original (“Um dia uma onça caiu de cima de um pau e foi obrigada ficar de cama durante alguns dias.”) e que conversem entre o grupo: Qual a diferença entre um trecho e outro? Espera-se que percebam que no trecho original a expressão “a onça” , antes da locução verbal “foi obrigada” está implícita, evitando assim a repetição desta. Explique aos alunos que o recurso utilizado é denominado elipse, ou seja, quando um termo ou mais são suprimidos, com a intenção de evitar repetição, já que é subentendido pelo verbo ou locução verbal. Mostre a eles que o mesmo acontece no último parágrafo com a supressão da expressão “o jabuti”, por duas vezes. Passe entre os grupos e auxilie-os no que for necessário.
Materiais complementares: Para acessar os textos originais, acesse aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Peça a participação de um voluntário para socializar as respostas de seu grupo quanto aos termos utilizados para evitar repetição de palavras e ideias (ver a resposta na orientação 3 do desenvolvimento).
- Questione-os quanto às classes gramaticais das palavras e expressões apresentadas. Auxilie-os a chegar à conclusão de que, nestas listas de palavras, há: pronomes pessoais retos, pronome indefinido - todos, substantivos - bichos, no caso, um sinônimo de animal, pronome possessivo - dela, pronomes pessoais oblíquos - “os” em “los”, lhe, a.
- Solicite que um aluno, de outro grupo, explique como se dá a passagem do tempo nos textos analisados (ver sugestão de resposta na orientação 3 da introdução). Auxilie-os sempre que necessário.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos: será lido um Conto Popular, mas ele tem um problema que os alunos terão que ajudar a resolver. Faça a leitura, então, do conto “O Jabuti e a Onça”, em sua versão adaptada (com a repetição exaustiva das palavras “jabuti” e “onça”). Faça uma pergunta retórica: e então, descobriram o problema do texto? Responda à pergunta, afirmando que o texto está repetindo demais os termos já citados. Diga que os alunos deverão encontrar, individualmente, uma forma de resolver esse problema.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o texto adaptado “O Jabuti e a Onça” (com as repetições) e solicite, também por escrito, que eles o reescrevam, de modo a resolver esse problema. Estabeleça um prazo para que enviem essas resoluções e combine os envios, que deverão ser feitos para o grupo de WhatsApp da turma (ou em um Google Docs criado para isso), para que todos tenham acesso às produções uns dos outros.
Fechamento
Após todos os alunos enviarem suas resoluções, envie a eles o texto original, sem as repetições (disponível nos Materiais Complementares do plano), e solicite, por escrito, que comparem o texto que fizeram com o texto original. Peça que marquem, no texto deles, quais recursos utilizaram para substituir as palavras “onça” e “jabuti”, e quais recursos o texto original utilizou. Após essa comparação, peça que eles respondam: de que formas posso eliminar as repetições em um texto, sem torná-lo confuso, deixando claro de quem estou falando? Estabeleça um novo prazo de entrega, solicitando que socializem as respostas no grupo de WhatsApp da turma ou no Google Docs. Finalize esta aula com um comentário seu, por escrito ou por áudio, elogiando as produções de sua turma e chamando a atenção para os recursos utilizados, conforme as orientações deste Plano de Aula (elipse, pronomes, substituição lexical etc.). Explique que são recursos COESIVOS e que ajudam a leitura para que não seja nem cansativa, nem confusa, costurando o texto. Caso haja possibilidade, realize esse fechamento de forma coletiva, com uma aula no Google Meets ou no Zoom.
Convite às famílias
Que tal sugerir às famílias que façam uma lista de “de quantas formas posso te chamar”? Cada membro familiar, em geral, é chamado de diversas formas, seja pela família, pelos amigos, colegas, vizinhos etc. A família pode fazer um cartaz, coletivamente, com cada nome dos seus membros, com uma lista de quantas formas essa pessoa é chamada. É um exercício de substituição lexical bem simples, divertido de fazer em família. Por exemplo: a mãe pode ser chamada pelo nome, pelo apelido, por “mamãe”, “manhê”, “Dona…”, “Senhora…”, “Mozão” (pelo companheiro, por exemplo), “costureira” (referência à profissão), “a da casa da esquina” (local de moradia) e assim por diante. Até mesmo um jogo de STOP pode ser criado a partir dessa proposta, elencando o nome de cada familiar em colunas junto com as possíveis substituições, de acordo com a letra do alfabeto, desde que sejam substituições viáveis. Quem conseguir listar mais substituições ganha a brincadeira. A família pode ser encorajada a compartilhar essas listas de substituições no WhatsApp da turma ou em outro ambiente de compartilhamento utilizado pela escola.