14907
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Figuras de Linguagem: a personificação dos fenômenos naturais nos mitos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Figuras de Linguagem: a personificação dos fenômenos naturais nos mitos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio ou um vídeo introdutório explicando o que é a figura de linguagem Personificação. Utilize o slide da Introdução do Plano de Aula, em que há um fragmento do mito a ser trabalhado nesta aula. Leia o fragmento e explique que o gênero Mito é muito rico em personificações, figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos, animais, seres inanimados e elementos da natureza ações humanas. No fragmento, a personificação acontece na medida em que o Céu e a Terra passam a ser tratados como divindades com atitudes humanas: o casal Urano e Gaia.

Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, fale sobre as imagens do primeiro slide de Desenvolvimento do Plano de Aula. Solicite aos alunos que realizem, individualmente, as duas atividades propostas nesse slide. Em seu áudio ou vídeo, utilize as Orientações desse slide, explicando suas expectativas para cada atividade. Explique que, para a letra A (criar frases personificando o Céu e a Terra), é preciso pensar o que o Céu e a Terra fariam se fossem humanos, que atitudes teriam perante a vida. Para a letra B, explique que é preciso pensar em como seria a personalidade desse Céu e dessa Terra se fossem pessoas. Seriam calmos, bravos, ciumentos, corajosos, medrosos, espertos, inteligentes, bobos? Como seriam? Oriente que os alunos encaminhem suas respostas via e-mail ou WhatsApp. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Encerrado o prazo, verifique as produções dos alunos e combine uma aula de fechamento via Zoom ou Google Meets. Nessa aula, você lerá junto com os alunos o texto disponível neste Plano de Aula, “Urano e Gaia”. Aproveite para compartilhar a leitura e solicitar que alguns alunos também leiam em voz alta. Pergunte a eles quais características Gaia e Urano têm nesse texto, como foram personificados e quais as diferenças em relação ao que eles haviam imaginado antes, na atividade proposta com base nas imagens. Destaque que a forma como é feita a personificação em cada mito depende da história e da cultura de cada povo, é algo construído de geração em geração, por muitas mãos e vozes. Em várias culturas, o Sol é poderoso, por exemplo, e a Terra é a figura da Mãe, que abraça e cuida de todos. O Céu também é associado a um grande poder. Dependendo da visão de mundo de cada cultura, seus mitos irão refleti-la. Caso não seja possível fazer um encerramento via Zoom ou Google Meets, envie o texto junto com um áudio, solicitando que os alunos o leiam, comparem, por escrito, as personificações do texto com suas respostas à atividade anterior e enviem suas impressões.

Convite às famílias
Que tal propor uma brincadeira de personificar? Pode ser divertido propor às famílias que personifiquem alguns objetos em casa, criando diálogos e pequenas cenas ou fotomontagens com coisas inusitadas, atribuindo-lhes personalidade, estilo, gostos, ações e pensamentos. O famoso YouTuber Gato Galáctico fez uma série de vídeos personificando e brincando com frutas e outros objetos, o que seria uma boa inspiração para as famílias, não acha? Confira o vídeo “Coisas com carinhas”, disponível aqui. As famílias que se sentirem à vontade poderão compartilhar seus vídeos ou fotos no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_07SQA08

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas