14905
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Corrigindo a organização tópica de informações em slides de exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Corrigindo a organização tópica de informações em slides de exposição oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Louise Otero
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silva Albert
Título da aula: Corrigindo a organização tópica de informações em slides de exposição oral
Finalidade da aula: Verificar a organização das informações em material de apoio à exposição oral com o objetivo de auxiliar a apresentação do expositor e a compreensão da audiência
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais; Textualização; Progressão temática; Marcas linguísticas; Intertextualidade.
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP41), (EF69LP43) (EF67LP25)
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO6_06SQA09

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas