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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Corrigindo a organização tópica de informações em slides de exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Corrigindo a organização tópica de informações em slides de exposição oral

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Um computador por grupo, projetor de slides, acesso à internet e alto-falantes para escutar uma exposição oral. Para esta aula, sugerimos a exposição: Vestígios de civilização amazônica foram descobertos no Mato Grosso, Supernovas, Superinteressante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4qQN-8V9Gjs>. Acesso em: 19 out. 2018.

Caso não seja possível apresentar o áudio deste vídeo em sala de aula, você, professor, poderá assisti-lo previamente e expor você mesmo o tema tratado no vídeo. Se não houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, o professor poderá distribuir cópias impressas dos slides para revisão.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é constituída de um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em usar proporção adequada de texto e imagem em um slide e de organizar as informações em tópicos, do mais geral ao mais específico.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula.
  • Organize o material complementar que será usado nesta aula. Se houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, salve o arquivo com os slides para revisão em cada um dos computadores. Se não houver a possibilidade de editar os slides usando um computador por grupo, faça cópias dos slides e distribua uma para cada grupo no momento adequado.

Material complementar:

Acesse a apresentação de slides em Slides para revisão - LPO6_06SQA09

Acesse texto para cópias em Texto para impressão - LPO6_06SQA09

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de revisão de slides de uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão chances de trocar ideias entre si, resolver dúvidas e fazer hipóteses sobre o conteúdo da aula.
  • Pergunte aos alunos: como fazer um slide para exposição oral que seja, ao mesmo tempo, um guia para o orador fazer a exposição do tema e uma forma de auxiliar o público a acompanhar o desenvolvimento do tema a exposição? Permita que os alunos conversem em grupos para responder a essa pergunta. Peça que cada grupo compartilhe com a turma ideias sobre esses critérios de organização de slides.
  • Anote no quadro os critérios sugeridos pelos alunos. Observe, professor, que os alunos poderão mencionar a escrita em tópicos, a organização de tópicos do mais geral ao mais específico, a proporção de texto e imagem em cada slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles vão ouvir uma exposição oral curta (menos de 2 minutos) acompanhada de slides, e deverão analisar se os critérios usados na confecção dos slides são adequados.
  • Permita que os alunos escutem à exposição oral: Vestígios de civilização amazônica foram descobertos no Mato Grosso, Supernovas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4qQN-8V9Gjs>. Acesso em: 19 out. 2018. Sugerimos que você, professor, não apresente as imagens do vídeo, somente o áudio. Enquanto os alunos ouvem à exposição do vídeo, apresente os slides 5 e 6 para os alunos.
  • Peça aos alunos que observem se os slides estão organizados em tópicos do assunto mais geral ao mais específico, se existem citações e quais as marcas linguísticas que permitem compreender que se trata de um texto citado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações

  • Mostre este slide para os alunos enquanto eles ouvem a exposição oral. Mude de slide quando o expositor terminar de falar sobre os conteúdos presentes neste slide (minuto 0:45).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre o segundo e último slide para a turma, durante a audição da exposição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Depois de ouvir à exposição oral, pergunte aos alunos: O que vocês acharam desses slides? Vocês acham que eles precisam de revisão? O que vocês acham que poderia ser revisado? Permita que os alunos façam comentários sobre a revisão dos slides. Caso seja necessário, pergunte aos alunos: É possível ler todo o conteúdo dos slides enquanto o expositor fala? Há informações importantes na exposição que deveriam estar nos slides, mas não foram incluídas?
  • Compartilhe com os grupos os slides da apresentação através do Google Apresentações. Se não tiver computadores e/ou internet disponíveis para que os alunos editem os slides online, você poderá distribuir cópias impressas dos slides para que os alunos façam a revisão no papel. Nesse caso, distribua folhas sulfite para que os alunos façam a nova versão dos slides.
  • Observe, professor, que os slides contêm uma transcrição de quase tudo o que o expositor fala. Esse tipo de material de apoio torna a exposição oral redundante, pois o público lê e escuta a mesma coisa. Além disso, como os slides contêm uma quantidade muito grande de textos, não é possível ler tudo durante a exposição: a fala é mais rápida que a leitura. Há, também, informações repetidas no segundo slide, como a palavra “vestígios de”. Por fim, não há indicação da fonte de pesquisa de onde os dados foram retirados: “estudos da Universidade de Essex em parceria com instituições brasileiras”. Essa informação deve ser incluída na nova versão dos slides.
  • Incentive os alunos a inserir imagens nos novos slides. Nesse caso, converse com os alunos sobre a proporção de imagem e texto em cada slide. Oriente-os a inserir imagens que possam ilustrar conceitos importantes da exposição (por exemplo, os geoglifos e a terra preta de índio). Caso os alunos queiram alterar a quantidade de slides, pergunte a eles quantos slides eles julgam ser necessários para uma exposição de aproximadamente 2 minutos. Observe, professor, que um slide por minuto parece ser uma quantidade adequada. Mais que isso poderia dificultar a leitura.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: quais foram as modificações que vocês fizeram para adequar os slides à exposição oral?
  • Peça que os grupos apresentem para a turma as modificações feitas nos slides da apresentação, até que todas as modificações de todos os slides tenham sido comentadas.
  • Observe, professor, que não há uma única forma de fazer a resolução da atividade proposta nesta aula. O importante é que os alunos selecionem as informações mais relevantes da exposição oral e que sintetizem essas informações em tópicos. É possível usar título e subtítulo nos slides, mas esse uso não é obrigatório. Veja, também, se os alunos evitaram a redundância existente nos slides (repetição da palavra vestígios) e se incluíram uma informações importante que estava ausente dos slides distribuídos para revisão (estudos feitos pela Universidade de Essex em parceria com instituições brasileiras). Você pode consultar o exemplo de resolução nos material complementar.

Material complementar:

Acesso um exemplo de Resolução da atividade - LPO6_06SQA09

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Um computador por grupo, projetor de slides, acesso à internet e alto-falantes para escutar uma exposição oral. Para esta aula, sugerimos a exposição: Vestígios de civilização amazônica foram descobertos no Mato Grosso, Supernovas, Superinteressante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4qQN-8V9Gjs>. Acesso em: 19 out. 2018.

Caso não seja possível apresentar o áudio deste vídeo em sala de aula, você, professor, poderá assisti-lo previamente e expor você mesmo o tema tratado no vídeo. Se não houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, o professor poderá distribuir cópias impressas dos slides para revisão.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é constituída de um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em usar proporção adequada de texto e imagem em um slide e de organizar as informações em tópicos, do mais geral ao mais específico.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula.
  • Organize o material complementar que será usado nesta aula. Se houver um computador por grupo para edição de slides no Google Apresentações, salve o arquivo com os slides para revisão em cada um dos computadores. Se não houver a possibilidade de editar os slides usando um computador por grupo, faça cópias dos slides e distribua uma para cada grupo no momento adequado.

Material complementar:

Acesse a apresentação de slides em Slides para revisão - LPO6_06SQA09

Acesse texto para cópias em Texto para impressão - LPO6_06SQA09

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de revisão de slides de uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão chances de trocar ideias entre si, resolver dúvidas e fazer hipóteses sobre o conteúdo da aula.
  • Pergunte aos alunos: como fazer um slide para exposição oral que seja, ao mesmo tempo, um guia para o orador fazer a exposição do tema e uma forma de auxiliar o público a acompanhar o desenvolvimento do tema a exposição? Permita que os alunos conversem em grupos para responder a essa pergunta. Peça que cada grupo compartilhe com a turma ideias sobre esses critérios de organização de slides.
  • Anote no quadro os critérios sugeridos pelos alunos. Observe, professor, que os alunos poderão mencionar a escrita em tópicos, a organização de tópicos do mais geral ao mais específico, a proporção de texto e imagem em cada slide.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles vão ouvir uma exposição oral curta (menos de 2 minutos) acompanhada de slides, e deverão analisar se os critérios usados na confecção dos slides são adequados.
  • Permita que os alunos escutem à exposição oral: Vestígios de civilização amazônica foram descobertos no Mato Grosso, Supernovas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4qQN-8V9Gjs>. Acesso em: 19 out. 2018. Sugerimos que você, professor, não apresente as imagens do vídeo, somente o áudio. Enquanto os alunos ouvem à exposição do vídeo, apresente os slides 5 e 6 para os alunos.
  • Peça aos alunos que observem se os slides estão organizados em tópicos do assunto mais geral ao mais específico, se existem citações e quais as marcas linguísticas que permitem compreender que se trata de um texto citado.
Slide Plano Aula

Orientações

  • Mostre este slide para os alunos enquanto eles ouvem a exposição oral. Mude de slide quando o expositor terminar de falar sobre os conteúdos presentes neste slide (minuto 0:45).
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre o segundo e último slide para a turma, durante a audição da exposição.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: continuação

Orientações:

  • Depois de ouvir à exposição oral, pergunte aos alunos: O que vocês acharam desses slides? Vocês acham que eles precisam de revisão? O que vocês acham que poderia ser revisado? Permita que os alunos façam comentários sobre a revisão dos slides. Caso seja necessário, pergunte aos alunos: É possível ler todo o conteúdo dos slides enquanto o expositor fala? Há informações importantes na exposição que deveriam estar nos slides, mas não foram incluídas?
  • Compartilhe com os grupos os slides da apresentação através do Google Apresentações. Se não tiver computadores e/ou internet disponíveis para que os alunos editem os slides online, você poderá distribuir cópias impressas dos slides para que os alunos façam a revisão no papel. Nesse caso, distribua folhas sulfite para que os alunos façam a nova versão dos slides.
  • Observe, professor, que os slides contêm uma transcrição de quase tudo o que o expositor fala. Esse tipo de material de apoio torna a exposição oral redundante, pois o público lê e escuta a mesma coisa. Além disso, como os slides contêm uma quantidade muito grande de textos, não é possível ler tudo durante a exposição: a fala é mais rápida que a leitura. Há, também, informações repetidas no segundo slide, como a palavra “vestígios de”. Por fim, não há indicação da fonte de pesquisa de onde os dados foram retirados: “estudos da Universidade de Essex em parceria com instituições brasileiras”. Essa informação deve ser incluída na nova versão dos slides.
  • Incentive os alunos a inserir imagens nos novos slides. Nesse caso, converse com os alunos sobre a proporção de imagem e texto em cada slide. Oriente-os a inserir imagens que possam ilustrar conceitos importantes da exposição (por exemplo, os geoglifos e a terra preta de índio). Caso os alunos queiram alterar a quantidade de slides, pergunte a eles quantos slides eles julgam ser necessários para uma exposição de aproximadamente 2 minutos. Observe, professor, que um slide por minuto parece ser uma quantidade adequada. Mais que isso poderia dificultar a leitura.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: quais foram as modificações que vocês fizeram para adequar os slides à exposição oral?
  • Peça que os grupos apresentem para a turma as modificações feitas nos slides da apresentação, até que todas as modificações de todos os slides tenham sido comentadas.
  • Observe, professor, que não há uma única forma de fazer a resolução da atividade proposta nesta aula. O importante é que os alunos selecionem as informações mais relevantes da exposição oral e que sintetizem essas informações em tópicos. É possível usar título e subtítulo nos slides, mas esse uso não é obrigatório. Veja, também, se os alunos evitaram a redundância existente nos slides (repetição da palavra vestígios) e se incluíram uma informações importante que estava ausente dos slides distribuídos para revisão (estudos feitos pela Universidade de Essex em parceria com instituições brasileiras). Você pode consultar o exemplo de resolução nos material complementar.

Material complementar:

Acesso um exemplo de Resolução da atividade - LPO6_06SQA09

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