14904
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Preparando material de apoio para uma exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Preparando material de apoio para uma exposição oral

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Computador, acesso à Internet, projetor de vídeo e alto-falantes. Para esta aula, sugerimos a exposição: “Templo asteca secreto é encontrado graças a um terremoto - SUPERNOVAS”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5ze11Czztd4>. Acesso em: 28 out. 2018.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldade em selecionar as informações principais e em sintetizar as informações em tópicos.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de preparação de material de apoio para uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão chances de trocar ideias entre si, resolver dúvidas e fazer hipóteses sobre o conteúdo da aula.
  • Pergunte aos alunos: Ao elaborar uma exposição oral, que tipo de material de apoio vocês poderiam preparar para ajudar o orador a organizar a fala e para ajudar o público a construir um entendimento sobre o tema? De que forma você organizaria as informações visuais para o público?
  • Permita que os alunos conversem um pouco em grupos para responder a essas perguntas. Peça que cada grupo compartilhe com a turma algumas ideias sobre esses critérios de organização das informações em material de apoio a exposições orais.
  • Anote no quadro as formas de organização de informações visuais sugeridas pelos alunos. Observe, professor, que os alunos poderão mencionar o uso de imagens e a seleção de informações principais em forma de tópicos de forma a facilitar a leitura durante a exposição, letreiros com títulos e subtítulos, entre outros.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles vão ouvir uma exposição oral curta (menos de 2 minutos), sem nenhum recurso visual. Neste momento, professor, não apresente as imagens do vídeo.
  • Apresente aos alunos somente o áudio deste vídeo: “Templo asteca secreto é encontrado graças a um terremoto - SUPERNOVAS”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5ze11Czztd4>. Acesso em: 28 out. 2018.
  • Depois de apresentar o áudio pela primeira vez, pergunte aos alunos: A ausência de material de leitura em uma exposição oral prejudica o entendimento do público sobre o tema? Que tipo de material visual poderia ser apresentado para o público com o objetivo de ajudá-lo a acompanhar a exposição e construir novos conhecimentos sobre o tema? Observe, professor, que os alunos poderão mencionar que o uso de imagens e de material de leitura com as informações mais importantes podem auxiliar a compreensão do público. Os alunos também poderão retomar a discussão da introdução desta aula, mencionando o uso de imagens, e material de apoio à apresentação contendo informações principais em forma de tópicos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: Como você organizaria material de apoio para esta exposição oral se ela fosse apresentada por seu grupo para uma audiência em um evento científico? Quais informações você colocaria em slides? De que forma você organizaria estas informações nos slides para o público?
  • Reapresente o áudio do vídeo duas ou três vezes, até que os alunos tenham tomado nota das informações principais para produzir slides para a exposição oral.
  • Oriente os alunos a usar informações em forma de tópico. Explique aos alunos que a fala é mais rápida que a leitura. Portanto, é preciso selecionar palavras ou frases curtas que sintetizem as informações em tópicos.
  • Caso seja possível que os grupos trabalhem em computadores com acesso à internet, oriente os alunos a produzir os slides usando Google Apresentações. Se sua escola não possui computadores ou não há acesso à internet, oriente os alunos a produzir rascunhos dos slides usando folhas sulfite.
  • Observe, professor, que a organização do material de apoio (slide) deve servir para ajudar o público a compreender o tema da exposição. Os slides não podem conter uma quantidade uma grande de texto, nem deve conter todas as informações faladas pelo orador durante a apresentação. Os slides devem conter apenas as informações principais da exposição, organizados em forma de tópicos, que permitam que o público leia os slies enquanto ouve à apresentação. Neste vídeo, as informações visuais oferecidas ao público para auxiliar a compreensão do tema são:

imagens do sítio arqueológico

letreiros: SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE TEOPANZOLCO

TLÁLOC

CONSTRUÍDO ENTRE 1150 E 1200

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os grupos apresentem para a turma os slides produzidos durante a aula. Permita que os alunos comparem os slides. Pergunte: Por que vocês organizaram as informações desta forma e não de outra?
  • Apresente aos alunos as imagens do vídeo para avaliar se o vídeo apresenta visualmente as mesmas informações que os alunos escolheram para inserir nos slides.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Computador, acesso à Internet, projetor de vídeo e alto-falantes. Para esta aula, sugerimos a exposição: “Templo asteca secreto é encontrado graças a um terremoto - SUPERNOVAS”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5ze11Czztd4>. Acesso em: 28 out. 2018.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão apresentar dificuldade em selecionar as informações principais e em sintetizar as informações em tópicos.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de preparação de material de apoio para uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão chances de trocar ideias entre si, resolver dúvidas e fazer hipóteses sobre o conteúdo da aula.
  • Pergunte aos alunos: Ao elaborar uma exposição oral, que tipo de material de apoio vocês poderiam preparar para ajudar o orador a organizar a fala e para ajudar o público a construir um entendimento sobre o tema? De que forma você organizaria as informações visuais para o público?
  • Permita que os alunos conversem um pouco em grupos para responder a essas perguntas. Peça que cada grupo compartilhe com a turma algumas ideias sobre esses critérios de organização das informações em material de apoio a exposições orais.
  • Anote no quadro as formas de organização de informações visuais sugeridas pelos alunos. Observe, professor, que os alunos poderão mencionar o uso de imagens e a seleção de informações principais em forma de tópicos de forma a facilitar a leitura durante a exposição, letreiros com títulos e subtítulos, entre outros.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles vão ouvir uma exposição oral curta (menos de 2 minutos), sem nenhum recurso visual. Neste momento, professor, não apresente as imagens do vídeo.
  • Apresente aos alunos somente o áudio deste vídeo: “Templo asteca secreto é encontrado graças a um terremoto - SUPERNOVAS”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5ze11Czztd4>. Acesso em: 28 out. 2018.
  • Depois de apresentar o áudio pela primeira vez, pergunte aos alunos: A ausência de material de leitura em uma exposição oral prejudica o entendimento do público sobre o tema? Que tipo de material visual poderia ser apresentado para o público com o objetivo de ajudá-lo a acompanhar a exposição e construir novos conhecimentos sobre o tema? Observe, professor, que os alunos poderão mencionar que o uso de imagens e de material de leitura com as informações mais importantes podem auxiliar a compreensão do público. Os alunos também poderão retomar a discussão da introdução desta aula, mencionando o uso de imagens, e material de apoio à apresentação contendo informações principais em forma de tópicos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: Como você organizaria material de apoio para esta exposição oral se ela fosse apresentada por seu grupo para uma audiência em um evento científico? Quais informações você colocaria em slides? De que forma você organizaria estas informações nos slides para o público?
  • Reapresente o áudio do vídeo duas ou três vezes, até que os alunos tenham tomado nota das informações principais para produzir slides para a exposição oral.
  • Oriente os alunos a usar informações em forma de tópico. Explique aos alunos que a fala é mais rápida que a leitura. Portanto, é preciso selecionar palavras ou frases curtas que sintetizem as informações em tópicos.
  • Caso seja possível que os grupos trabalhem em computadores com acesso à internet, oriente os alunos a produzir os slides usando Google Apresentações. Se sua escola não possui computadores ou não há acesso à internet, oriente os alunos a produzir rascunhos dos slides usando folhas sulfite.
  • Observe, professor, que a organização do material de apoio (slide) deve servir para ajudar o público a compreender o tema da exposição. Os slides não podem conter uma quantidade uma grande de texto, nem deve conter todas as informações faladas pelo orador durante a apresentação. Os slides devem conter apenas as informações principais da exposição, organizados em forma de tópicos, que permitam que o público leia os slies enquanto ouve à apresentação. Neste vídeo, as informações visuais oferecidas ao público para auxiliar a compreensão do tema são:

imagens do sítio arqueológico

letreiros: SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE TEOPANZOLCO

TLÁLOC

CONSTRUÍDO ENTRE 1150 E 1200

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os grupos apresentem para a turma os slides produzidos durante a aula. Permita que os alunos comparem os slides. Pergunte: Por que vocês organizaram as informações desta forma e não de outra?
  • Apresente aos alunos as imagens do vídeo para avaliar se o vídeo apresenta visualmente as mesmas informações que os alunos escolheram para inserir nos slides.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP43 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano