14903
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo a organização tópica de informações em material de apoio à exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Descobrindo a organização tópica de informações em material de apoio à exposição oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio para a sua turma pedindo que se organizem em duplas e assistam ao vídeo Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo, disponível aqui. Peça que prestem muita atenção no uso de textos escritos e como eles estão organizados. Oriente os alunos a fazer anotações de forma rápida durante a exposição com foco nos textos escritos. Diga que as demais orientações serão enviadas por escrito, em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive.

Desenvolvimento
Solicite, por escrito, que respondam às questões do segundo slide do Desenvolvimento do Plano. Peça que respondam em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive já criada por você para esta atividade (caso não seja possível, pode ser por e-mail ou WhatsApp). Estabeleça um prazo para entrega. O fundamental neste plano é que descubram a possibilidade de organizar o texto dos slides em tópicos.

Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer o canal da Superinteressante no YouTube e escolher outros vídeos para assistir. As famílias que toparem a proposta podem compartilhar dicas de outros vídeos interessantes no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares 


Código: LPO6_06SQA07

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas