Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.
Materiais necessários: Computador, acesso à internet, projetor de vídeo e alto-falantes. Para esta aula, sugerimos a exposição: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 28 out. 2018.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em identificar o recurso de organização tópica das informações escritas em letreiros no vídeo.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de descoberta sobre os critérios de organização tópica de informações em material de apoio a exposições orais. Os alunos deverão transcrever os tópicos escritos de uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão mais chances de fazer anotações de forma rápida.
- Pergunte aos alunos: “Vocês já fizeram uma exposição oral? Usaram algum material de apoio à apresentação: cartazes, slides, ou outro material de leitura? Como vocês escolhem quais informações serão transmitidas oralmente e quais serão mostradas visualmente ao público, em fotografias ou por escrito?”
- Incentive os alunos a comentar sua experiência. Eles poderão falar sobre sua experiência em sala de aula: se o professor faz anotações na lousa enquanto apresenta oralmente o tema da aula, se usam slides, cartazes, mapas, ou outro material visual. Observe, professor, quais são as hipóteses dos alunos a respeito da preparação de material de apoio para uma exposição oral.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que eles vão assistir a um vídeo da série Supernovas, do canal da Revista Superinteressante no youtube. Este canal apresenta notícias de divulgação científica diariamente.
- Peça aos alunos que, durante a exibição do vídeo, observem o uso de textos escritos. Oriente os alunos a fazer anotações de forma rápida durante a exposição para transcrever os textos escritos usados no vídeo. Antes de exibir o vídeo, peça aos alunos que anotem o título da notícia. Título: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo.
- Faça a primeira exibição do vídeo “Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 26 out. 2018.
- Depois da exibição, permita que os alunos troquem ideias sobre o uso de imagens e letreiros com textos escrito na notícia. Oriente os alunos a compartilhar anotações entre si para completar a transcrição dos letreiros. Professor, nesta aula de descoberta é importante que os alunos tenham a chance transcrever os letreiros do vídeo em grupos a fim de descobrir como as informações são organizadas em tópicos.
- Veja abaixo, professor, a transcrição dos letreiros e a descrição das imagens usadas no vídeo. Você também poderá acessar a mesma resolução no material complementar.
Transcrição dos 13 letreiros:
(nome do apresentador); (título da notícia) “Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo”; “11500 anos”; “produzir trigo em grandes quantidades”, “642 migalhas”, “só 24 delas foram identificadas como pão”, “outros vestígios orgânicos”, “farro”, “aveia”, “cevada”, “bolboschoenus glaucus”, “natufiana”. No encerramento, aparecem os créditos.
Descrição das 4 imagens de foto e vídeo:
“sítio arqueológico na Jordânia”, “desenho animado, dinossauro com um pedaço de pão”, “imagens de análises microscópicas”, “vídeo com imagens da cidade de Jericó”.
Material complementar:
Desenvolvimento
Orientações:
- Faça as perguntas do slide para os alunos.
- Como esta notícia de divulgação científica é transmitida ao público?
- Quais informações são mostradas visualmente ao público?
- Como as informações visuais estão organizadas?
- Incentive os alunos a trocar ideias sobre a organização das informações visuais.
- Reapresente o vídeo mais duas vezes para que os alunos tomem nota de todos os letreiros que aparecem no vídeo.
- Observe, professor, que o material audiovisual conjuga múltiplas modalidades. Neste vídeo, um apresentador faz uma exposição oral da notícia de divulgação científica. A imagem e a fala do apresentador aparecem juntas no vídeo. Acontece também que a imagem do apresentador é substituída por outras imagens: letreiros de textos escritos (textos verbais), outros vídeos e fotografias (textos não verbais). Os letreiros e as fotos acompanham a fala do apresentador e servem como material de apoio à exposição. Esse material facilita a construção do sentido do texto para o público ouvinte.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize os alunos para fazer uma síntese da aula de descoberta, usando a pergunta do slide para retomar a finalidade da aula. Pergunte aos alunos: “Como foram organizadas as informações no material de apoio da exposição oral a que vocês acabaram de assistir?”. Espera-se, professor, que os alunos percebam que as informações foram organizadas em tópicos, palavras capazes de sintetizar as informações mais importantes da notícia.
- Fale para os alunos que, nas próximas aulas desta sequência, vocês vão refletir sobre os critérios de organização de informações em material de apoio a exposições orais.