14903
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo a organização tópica de informações em material de apoio à exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Descobrindo a organização tópica de informações em material de apoio à exposição oral

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Computador, acesso à internet, projetor de vídeo e alto-falantes. Para esta aula, sugerimos a exposição: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 28 out. 2018.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em identificar o recurso de organização tópica das informações escritas em letreiros no vídeo.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de descoberta sobre os critérios de organização tópica de informações em material de apoio a exposições orais. Os alunos deverão transcrever os tópicos escritos de uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão mais chances de fazer anotações de forma rápida.
  • Pergunte aos alunos: “Vocês já fizeram uma exposição oral? Usaram algum material de apoio à apresentação: cartazes, slides, ou outro material de leitura? Como vocês escolhem quais informações serão transmitidas oralmente e quais serão mostradas visualmente ao público, em fotografias ou por escrito?”
  • Incentive os alunos a comentar sua experiência. Eles poderão falar sobre sua experiência em sala de aula: se o professor faz anotações na lousa enquanto apresenta oralmente o tema da aula, se usam slides, cartazes, mapas, ou outro material visual. Observe, professor, quais são as hipóteses dos alunos a respeito da preparação de material de apoio para uma exposição oral.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles vão assistir a um vídeo da série Supernovas, do canal da Revista Superinteressante no youtube. Este canal apresenta notícias de divulgação científica diariamente.
  • Peça aos alunos que, durante a exibição do vídeo, observem o uso de textos escritos. Oriente os alunos a fazer anotações de forma rápida durante a exposição para transcrever os textos escritos usados no vídeo. Antes de exibir o vídeo, peça aos alunos que anotem o título da notícia. Título: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo.
  • Faça a primeira exibição do vídeo “Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 26 out. 2018.
  • Depois da exibição, permita que os alunos troquem ideias sobre o uso de imagens e letreiros com textos escrito na notícia. Oriente os alunos a compartilhar anotações entre si para completar a transcrição dos letreiros. Professor, nesta aula de descoberta é importante que os alunos tenham a chance transcrever os letreiros do vídeo em grupos a fim de descobrir como as informações são organizadas em tópicos.
  • Veja abaixo, professor, a transcrição dos letreiros e a descrição das imagens usadas no vídeo. Você também poderá acessar a mesma resolução no material complementar.

Transcrição dos 13 letreiros:

(nome do apresentador); (título da notícia) “Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo”; “11500 anos”; “produzir trigo em grandes quantidades”, “642 migalhas”, “só 24 delas foram identificadas como pão”, “outros vestígios orgânicos”, “farro”, “aveia”, “cevada”, “bolboschoenus glaucus”, “natufiana”. No encerramento, aparecem os créditos.

Descrição das 4 imagens de foto e vídeo:

“sítio arqueológico na Jordânia”, “desenho animado, dinossauro com um pedaço de pão”, “imagens de análises microscópicas”, “vídeo com imagens da cidade de Jericó”.

Material complementar:

Acesse Resolução da atividade - LPO6_06SQA07

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça as perguntas do slide para os alunos.
  • Como esta notícia de divulgação científica é transmitida ao público?
  • Quais informações são mostradas visualmente ao público?
  • Como as informações visuais estão organizadas?
  • Incentive os alunos a trocar ideias sobre a organização das informações visuais.
  • Reapresente o vídeo mais duas vezes para que os alunos tomem nota de todos os letreiros que aparecem no vídeo.
  • Observe, professor, que o material audiovisual conjuga múltiplas modalidades. Neste vídeo, um apresentador faz uma exposição oral da notícia de divulgação científica. A imagem e a fala do apresentador aparecem juntas no vídeo. Acontece também que a imagem do apresentador é substituída por outras imagens: letreiros de textos escritos (textos verbais), outros vídeos e fotografias (textos não verbais). Os letreiros e as fotos acompanham a fala do apresentador e servem como material de apoio à exposição. Esse material facilita a construção do sentido do texto para o público ouvinte.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos para fazer uma síntese da aula de descoberta, usando a pergunta do slide para retomar a finalidade da aula. Pergunte aos alunos: “Como foram organizadas as informações no material de apoio da exposição oral a que vocês acabaram de assistir?”. Espera-se, professor, que os alunos percebam que as informações foram organizadas em tópicos, palavras capazes de sintetizar as informações mais importantes da notícia.
  • Fale para os alunos que, nas próximas aulas desta sequência, vocês vão refletir sobre os critérios de organização de informações em material de apoio a exposições orais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários: Computador, acesso à internet, projetor de vídeo e alto-falantes. Para esta aula, sugerimos a exposição: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 28 out. 2018.

Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade em identificar o recurso de organização tópica das informações escritas em letreiros no vídeo.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

GOULART, Claudia. Olhares & Trilhas | Uberlândia | vol. 19, n. 2 | jul./dez. 2017 ISSN 1983-3857. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/40811/21546>. Acesso em: 24 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para uma aula de descoberta sobre os critérios de organização tópica de informações em material de apoio a exposições orais. Os alunos deverão transcrever os tópicos escritos de uma exposição oral. Em grupos, os alunos terão mais chances de fazer anotações de forma rápida.
  • Pergunte aos alunos: “Vocês já fizeram uma exposição oral? Usaram algum material de apoio à apresentação: cartazes, slides, ou outro material de leitura? Como vocês escolhem quais informações serão transmitidas oralmente e quais serão mostradas visualmente ao público, em fotografias ou por escrito?”
  • Incentive os alunos a comentar sua experiência. Eles poderão falar sobre sua experiência em sala de aula: se o professor faz anotações na lousa enquanto apresenta oralmente o tema da aula, se usam slides, cartazes, mapas, ou outro material visual. Observe, professor, quais são as hipóteses dos alunos a respeito da preparação de material de apoio para uma exposição oral.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles vão assistir a um vídeo da série Supernovas, do canal da Revista Superinteressante no youtube. Este canal apresenta notícias de divulgação científica diariamente.
  • Peça aos alunos que, durante a exibição do vídeo, observem o uso de textos escritos. Oriente os alunos a fazer anotações de forma rápida durante a exposição para transcrever os textos escritos usados no vídeo. Antes de exibir o vídeo, peça aos alunos que anotem o título da notícia. Título: Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo.
  • Faça a primeira exibição do vídeo “Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo - SUPERNOVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UDgjK2NiZ68>. Acesso em: 26 out. 2018.
  • Depois da exibição, permita que os alunos troquem ideias sobre o uso de imagens e letreiros com textos escrito na notícia. Oriente os alunos a compartilhar anotações entre si para completar a transcrição dos letreiros. Professor, nesta aula de descoberta é importante que os alunos tenham a chance transcrever os letreiros do vídeo em grupos a fim de descobrir como as informações são organizadas em tópicos.
  • Veja abaixo, professor, a transcrição dos letreiros e a descrição das imagens usadas no vídeo. Você também poderá acessar a mesma resolução no material complementar.

Transcrição dos 13 letreiros:

(nome do apresentador); (título da notícia) “Arqueólogos encontram migalhas do pão mais antigo do mundo”; “11500 anos”; “produzir trigo em grandes quantidades”, “642 migalhas”, “só 24 delas foram identificadas como pão”, “outros vestígios orgânicos”, “farro”, “aveia”, “cevada”, “bolboschoenus glaucus”, “natufiana”. No encerramento, aparecem os créditos.

Descrição das 4 imagens de foto e vídeo:

“sítio arqueológico na Jordânia”, “desenho animado, dinossauro com um pedaço de pão”, “imagens de análises microscópicas”, “vídeo com imagens da cidade de Jericó”.

Material complementar:

Acesse Resolução da atividade - LPO6_06SQA07

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça as perguntas do slide para os alunos.
  • Como esta notícia de divulgação científica é transmitida ao público?
  • Quais informações são mostradas visualmente ao público?
  • Como as informações visuais estão organizadas?
  • Incentive os alunos a trocar ideias sobre a organização das informações visuais.
  • Reapresente o vídeo mais duas vezes para que os alunos tomem nota de todos os letreiros que aparecem no vídeo.
  • Observe, professor, que o material audiovisual conjuga múltiplas modalidades. Neste vídeo, um apresentador faz uma exposição oral da notícia de divulgação científica. A imagem e a fala do apresentador aparecem juntas no vídeo. Acontece também que a imagem do apresentador é substituída por outras imagens: letreiros de textos escritos (textos verbais), outros vídeos e fotografias (textos não verbais). Os letreiros e as fotos acompanham a fala do apresentador e servem como material de apoio à exposição. Esse material facilita a construção do sentido do texto para o público ouvinte.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos para fazer uma síntese da aula de descoberta, usando a pergunta do slide para retomar a finalidade da aula. Pergunte aos alunos: “Como foram organizadas as informações no material de apoio da exposição oral a que vocês acabaram de assistir?”. Espera-se, professor, que os alunos percebam que as informações foram organizadas em tópicos, palavras capazes de sintetizar as informações mais importantes da notícia.
  • Fale para os alunos que, nas próximas aulas desta sequência, vocês vão refletir sobre os critérios de organização de informações em material de apoio a exposições orais.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP43 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano