14902
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ponto de exclamação, interrogação e final em distintos suportes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Ponto de exclamação, interrogação e final em distintos suportes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Forms (formulário de perguntas e respostas; tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que, nesta aula, vocês irão estudar os sinais de pontuação nos gêneros textuais “Conversas de WhatsApp” e “E-mail”. Fale um pouquinho sobre esses gêneros, ativando os conhecimentos prévios de seus alunos através de perguntas retóricas: já observaram que a gente não cuida tanto da forma de escrever quando estamos conversando no WhatsApp? Já pararam para pensar nos sinais de pontuação que usamos no WhatsApp? E o e-mail, vocês costumam usar? Para quê?
Aproveite as Orientações do slide de Introdução para abordar o gênero WhatsApp, selecionando as informações que você achar mais relevantes para inserir nesse áudio ou vídeo inicial. Diga então que você irá encaminhar uma atividade para que façam individualmente e encerre seu áudio dizendo que as demais orientações serão encaminhadas por escrito via WhatsApp ou e-mail.

Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail com o texto disponível no primeiro slide de Desenvolvimento do Plano de Aula (e-mail de Maria Helena para Ana Júlia). Junto com o texto, envie o link para um formulário do Google Forms, para que os alunos respondam às 7 perguntas do slide de Desenvolvimento do Plano de Aula. Caso não seja possível a utilização do Google Forms, solicite que os alunos lhe encaminhem as respostas por e-mail ou por WhatsApp. Combine uma data de entrega e avise, nesse mesmo material, por escrito, que esta aula ainda terá uma outra etapa, em duplas.
Após ler os resultados do Google Forms das respostas de seus alunos, você pode compartilhar (via e-mail ou WhatsApp) um compilado com alguns destaques nas respostas, um resumo do que os alunos conseguiram responder. Então, solicite que os alunos se organizem virtualmente em duplas e realizem a seguinte atividade: escrever um e-mail real, a ser encaminhado à Diretora da escola solicitando algo que eles julguem importante para o retorno das aulas após esse período de isolamento que estamos vivendo. Dê algumas possibilidades a eles: solicitar que a escola faça uma festa de retorno, ou que organize palestras com psicólogos, ou horários de reforço escolar extra para recuperar conteúdos, ou jogos e gincanas para distensionar e celebrar o retorno. Diga que eles devem, antes de encaminhar o e-mail à Diretora, encaminhá-lo primeiro a você e aos demais colegas, para que todos possam ler e avaliar. Somente depois de aprovado, poderá ser encaminhado à Diretora. Não esqueça de avisar à Diretora de sua instituição que ela receberá esses e-mails e que seria muito positivo para o trabalho pedagógico se ela os respondesse assim que possível.

Fechamento
Para o fechamento desta aula, escreva uma lista das ideias que os alunos tiveram de propostas para encaminhar à Diretora e elogie sua turma pelas ideias bacanas. Aproveite também as Orientações presentes no Fechamento do Plano de Aula e escreva um pequeno parágrafo conclusivo desse trabalho com a pontuação. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
Que tal convidar as famílias a contribuir com ideias para o retorno das aulas? Oriente seus alunos a perguntar, em casa, o que os familiares achariam importante que a escola fizesse para receber os alunos e as famílias no retorno das aulas, depois que passar essa situação tão inusitada vivida por todos. Quais serão as necessidades da família nesse retorno? De que tipo de apoio precisarão? Que tipo de apoio podem, por outro lado, dar à escola de seus filhos, aos outros alunos ou aos professores? As famílias que se sentirem à vontade podem enviar suas sugestões ao grupo de WhatsApp da turma, ou contribuir com o trabalho de escrita do e-mail direcionado à Diretora.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_06ATS03

(EF67LP33) Pontuar textos adequadamente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas