Atividade para impressão - Whatsapp com emojis
Plano de Aula
Plano de aula: Ponto de exclamação, interrogação e final em distintos suportes
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Ponto de exclamação; de interrogação; final; letra maiúscula em início de frase
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os pontos de exclamação, interrogação e final por meio de suportes formais e informais.
Materiais necessários: Computador conectado à internet, projetor multimídia, tela, quadro, caderno e cópias do texto.
Dificuldades antecipadas: Podem ocorrer questionamentos quanto à possibilidade de se utilizar distintos sinais de pontuação em uma mesma frase.
Atenção, professor: A mensagem instantânea é um gênero de texto muito comum no cotidiano dos alunos e pode ser explorado na sala de aula. Esse gênero se caracteriza por apresentar diferentes elementos semióticos, como imagens (emojis, gifs, fotos, vídeos, sons (mensagem áudio) e escrita (mensagem de texto), suprimir alguns elementos como alguns fonemas e alguns sinais de pontuação que, em alguns casos, são substituídos pelos elementos semióticos ou ainda assumem outras funções no enunciado, compondo por exemplo, imagens chamadas de emoticons. Para saber mais sobre gêneros como esse, recomendamos que você leia:
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 13-67.
Referências sobre o assunto:
PAULINA, Iraci. Gramática sem decoreba. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba (acesso em 22/10/2018)
PEREIRA, Cilene da C. Lexicon - Gramática Básica do Português Contemporâneo. Disponível em: http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica (acesso em 06/10/2018).
POSSENTI, Sírio. Aprendendo a escrever (re) escrevendo. Brasília: MEC. Campinas: IEL/Unicamp 2005.
SILVA, Anderson C. A pontuação e a constituição de sentidos: um estudo dialógico em texto midiático impresso. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a05.pdf (acesso em 03/10/2018)
VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario (acesso em 06/10/2018).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique rapidamente o que já sabem a respeito do ponto final, de exclamação e interrogação.
Introdução
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
- Projete a conversa de Whatsapp do próximo slide, leia seu conteúdo junto aos alunos e converse com eles a respeito de algumas características desse suporte textual. Questione-os sobre quem os utiliza, de que maneira e em que situações. Você poderá destacar-lhes, por exemplo, que é um meio de comunicação bastante recente, o qual abrange todas as faixas etárias, responsável por facilitar a comunicação devido ao fato de ser um aplicativo de mensagens instantâneas. Nele, normalmente faz-se presente a linguagem informal, desaparecendo a preocupação com regras gramaticais, acentuação ou pontuação. Além disso, os usuários, a fim de ganhar tempo, abreviam palavras segundo sua própria vontade ou necessidade.
- Um aspecto que não pode passar despercebido pelos estudantes é a despreocupação com os sinais de pontuação. Por isso, pergunte aos alunos se eles, ao enviarem mensagens instantâneas, usam sinais de pontuação. Pergunte, ainda, de que maneira eles expressam nas mensagens dúvida, admiração, espanto, etc. Solicite que na conversa projetada verifiquem quais os emojis usados e que sentido trazem ao texto. Enfatize que no Whatsapp o uso dos emojis algumas vezes supre a necessidade do uso dos sinais de pontuação. Cada um deles expressa uma ideia, um sentimento e pode ser considerado portador de significados diversos. Se for de seu interesse, poderá trabalhar os significados dos emojis projetados.
- Destaque ao grupo que em uma mesma mensagem podem ser utilizados distintos sinais de pontuação. Trabalhe com eles a ideia de que isso é possível e que depende da ideia que o autor do texto pretende ofertar ao leitor.
- Aproveite para tratar da fluidez da leitura do texto conforme o uso adequado da pontuação: pergunte, por exemplo, quem alguma vez recebeu uma mensagem de texto e ficou em dúvida se a pessoa que enviou estava fazendo uma pergunta ou uma afirmação, já que não havia nem ponto final nem ponto de interrogação para auxiliar na leitura.
- Se preferir, em vez de projetar o Whatsapp, você poderá imprimir esse material.
Materiais complementares:
Print de tela do Whatsapp para impressão, que você encontra aqui.
Introdução
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
- Projete a conversa de Whatsapp do próximo slide, leia seu conteúdo junto aos alunos e converse com eles a respeito de algumas características desse suporte textual. Questione-os sobre quem os utiliza, de que maneira e em que situações. Você poderá destacar-lhes, por exemplo, que é um meio de comunicação bastante recente, o qual abrange todas as faixas etárias, responsável por facilitar a comunicação devido ao fato de ser um aplicativo de mensagens instantâneas. Nele, normalmente faz-se presente a linguagem informal, desaparecendo a preocupação com regras gramaticais, acentuação ou pontuação. Além disso, os usuários, a fim de ganhar tempo, abreviam palavras segundo sua própria vontade ou necessidade.
- Um aspecto que não pode passar despercebido pelos estudantes é a despreocupação com os sinais de pontuação. Por isso, pergunte aos alunos se eles, ao enviarem mensagens instantâneas, usam sinais de pontuação. Pergunte, ainda, de que maneira eles expressam nas mensagens dúvida, admiração, espanto, etc. Solicite que na conversa projetada verifiquem quais os emojis usados e que sentido trazem ao texto. Enfatize que no Whatsapp o uso dos emojis algumas vezes supre a necessidade do uso dos sinais de pontuação. Cada um deles expressa uma ideia, um sentimento e pode ser considerado portador de significados diversos. Se for de seu interesse, poderá trabalhar os significados dos emojis projetados.
- Destaque ao grupo que em uma mesma mensagem podem ser utilizados distintos sinais de pontuação. Trabalhe com eles a ideia de que isso é possível e que depende da ideia que o autor do texto pretende ofertar ao leitor.
- Aproveite para tratar da fluidez da leitura do texto conforme o uso adequado da pontuação: pergunte, por exemplo, quem alguma vez recebeu uma mensagem de texto e ficou em dúvida se a pessoa que enviou estava fazendo uma pergunta ou uma afirmação, já que não havia nem ponto final nem ponto de interrogação para auxiliar na leitura.
- Se preferir, em vez de projetar o Whatsapp, você poderá imprimir esse material.
Materiais complementares:
Print de tela do Whatsapp para impressão, que você encontra aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Projete o e-mail ao grupo e com eles, discuta quais as principais características deste suporte. Você poderá introduzir o assunto perguntando:
- Quem de vocês costuma escrever e-mails?
- Com que frequência os escreve?
- Qual a sua finalidade?
- Quais suas principais características, ou seja, quais dados são imprescindíveis em um e-mail?
- O e-mail é um tipo de comunicação formal ou informal?
- A liberdade com que se escreve no e-mail pode ser comparada à liberdade com que se escreve no whatsapp?
- Quais os sinais de pontuação que mais apareceram no e-mail analisado? Existe alguma justificativa para isso?
Atenção. professor: Seguem possíveis respostas para as questões anteriores.
- Resposta pessoal. Acredita-se que todos os estudantes tenham o costume de escrever e-mails.
- Resposta pessoal. É muito provável que os alunos respondam que escrevem e-mails diariamente.
- A finalidade do e-mail é transmitir e trocar informações.
- É imprescindível que um e-mail apresente um destinatário. Se o remetente optar por não escrever o assunto de que tratará o e-mail, ainda assim, a comunicação poderá ser realizada.
- Assim como o Whatsapp, o e-mail também é um suporte de comunicação. A formalidade ou informalidade está relacionada com o contexto, ou seja, com a relação entre os interlocutores e com a situação de comunicação. No caso desta atividade, a mensagem de Whatsapp trocada entre amigos é informal e a mensagem de e-mail trocada entre a coordenadora da escola e a mãe de um aluno é formal, dado o contexto.
- No caso desta atividade, a mensagem de Whatsapp trocada entre amigos é informal e a mensagem de e-mail trocada entre a coordenadora da escola e a mãe de um aluno é formal, dado o contexto.
- No e-mail o sinal que mais apareceu foi o ponto final, já que as frases eram declarativas.
2. Sistematizadas todas essas informações, peça que se reúnam em duplas, peguem o caderno e registrem as diferenças de pontuação entre estes dois suportes. Espera-se que os estudantes concluam que a informalidade do whatsapp permite a utilização de quantos sinais de pontuação sejam necessários, sem trazer nenhum dano à mensagem; ou seja, a pontuação desmedida serve para firmar o corpo textual, garantindo-lhe um teor interativo entre emissor e destinatário. Já o e-mail, por se tratar de um suporte mais formal, admite uma pontuação mais comedida, preocupando-se com a apresentação dos fatos, mantendo um distanciamento entre os interlocutores.
Atenção, professor: Se preferir, em vez de projetar o e-mail, você poderá imprimir este material.
Materiais complementares:
Cópia do e-mail (para impressão) aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Projete a conversa de Whatsapp, leia seu conteúdo junto aos alunos e solicite que se reúnam em grupos. Enfatize que, considerando as informações aprendidas sobre os dois suportes, considerem o tema da conversa apresentada e, com base nela, escrevam um e-mail a ser encaminhado à diretora do colégio.
- Chame a atenção do grupo a aspectos referentes à pontuação, ao nível de formalidade, de intimidade entre os interlocutores etc.
Atenção, professor: É interessante que esta atividade seja realizada de modo coletivo e na sala de informática do colégio. Caso o colégio não disponha deste ambiente, poderá ser realizada por smartphones. Deve-se escolher um aluno para sentar-se à frente do computador a fim de escrever o e-mail, cujo teor será elaborado com a participação dos demais colegas. A projeção do e-mail também é um recurso bastante interessante, pois possibilita que redação e correção de possíveis desvios possam acontecer simultaneamente. Se preferir, em vez de projetar o Whatsapp, você poderá imprimir este material.
Materiais complementares: Print de tela de Whatsapp para impressão.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a conversa de Whatsapp (slide 6), leia seu conteúdo junto aos alunos e solicite que se reúnam em grupos. Enfatize que, considerando as informações aprendidas sobre os dois suportes, considerem o tema da conversa apresentada e, com base nela, escrevam um e-mail a ser encaminhado à diretora do colégio.
- Chame a atenção do grupo a aspectos referentes à pontuação, ao nível de formalidade, de intimidade entre os interlocutores etc.
Atenção, professor: É interessante que esta atividade seja realizada de modo coletivo e na sala de informática do colégio. Caso o colégio não disponha deste ambiente, poderá ser realizada por smartphones. Deve-se escolher um aluno para sentar-se à frente do computador a fim de escrever o e-mail, cujo teor será elaborado com a participação dos demais colegas. A projeção do e-mail também é um recurso bastante interessante, pois possibilita que redação e correção de possíveis desvios possam acontecer simultaneamente. Se preferir, em vez de projetar o Whatsapp, você poderá imprimir este material.
Materiais complementares: Print de tela de Whatsapp para impressão.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Socialize com o grupo tudo o que aprenderam sobre os sinais de pontuação. Anote as respostas fornecidas no quadro e peça que as registrem no caderno para consultas futuras.
a) Todos os sinais apresentam a mesma função? Qual a função de cada um deles?
b) Qual a diferença entre pontuação e entonação?
c) Existem apenas os sinais de pontuação que conhecemos na Língua Portuguesa ou alguém conhece algum outro?
d) Parece-lhes que a troca de um sinal de pontuação (de uma vírgula por um ponto final, por exemplo) dentro de um texto, acarreta alteração de sentido do mesmo?
Atenção, professor, esperam-se as seguintes respostas para as perguntas acima:
- Não. Cada sinal de pontuação carrega consigo um significado; seja a afirmação de um fato, uma interrogação sobre determinada situação ou uma admiração frente a algum acontecimento.
- Pode-se entender a pontuação como a representação gráfica no papel, enquanto a entonação pode ser interpretada como a “pontuação” que colocamos ao lermos textos, poemas, etc.
- Alguns idiomas utilizam sinais diferentes daqueles que aparecem na Língua Portuguesa. Tomemos como exemplo o Espanhol, que introduz uma interrogação ao contrário no início de uma pergunta e a interrogação normal ao seu término. O mesmo vale para a exclamação.
- Sim, uma vírgula, um ponto final podem mudar completamente o sentido da frase. Exemplo: Não quero/ Não, quero. A presença da vírgula fez com que a frase inicial perdesse o seu teor negativo.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Forms (formulário de perguntas e respostas; tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que, nesta aula, vocês irão estudar os sinais de pontuação nos gêneros textuais “Conversas de WhatsApp” e “E-mail”. Fale um pouquinho sobre esses gêneros, ativando os conhecimentos prévios de seus alunos através de perguntas retóricas: já observaram que a gente não cuida tanto da forma de escrever quando estamos conversando no WhatsApp? Já pararam para pensar nos sinais de pontuação que usamos no WhatsApp? E o e-mail, vocês costumam usar? Para quê?
Aproveite as Orientações do slide de Introdução para abordar o gênero WhatsApp, selecionando as informações que você achar mais relevantes para inserir nesse áudio ou vídeo inicial. Diga então que você irá encaminhar uma atividade para que façam individualmente e encerre seu áudio dizendo que as demais orientações serão encaminhadas por escrito via WhatsApp ou e-mail.
Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail com o texto disponível no primeiro slide de Desenvolvimento do Plano de Aula (e-mail de Maria Helena para Ana Júlia). Junto com o texto, envie o link para um formulário do Google Forms, para que os alunos respondam às 7 perguntas do slide de Desenvolvimento do Plano de Aula. Caso não seja possível a utilização do Google Forms, solicite que os alunos lhe encaminhem as respostas por e-mail ou por WhatsApp. Combine uma data de entrega e avise, nesse mesmo material, por escrito, que esta aula ainda terá uma outra etapa, em duplas.
Após ler os resultados do Google Forms das respostas de seus alunos, você pode compartilhar (via e-mail ou WhatsApp) um compilado com alguns destaques nas respostas, um resumo do que os alunos conseguiram responder. Então, solicite que os alunos se organizem virtualmente em duplas e realizem a seguinte atividade: escrever um e-mail real, a ser encaminhado à Diretora da escola solicitando algo que eles julguem importante para o retorno das aulas após esse período de isolamento que estamos vivendo. Dê algumas possibilidades a eles: solicitar que a escola faça uma festa de retorno, ou que organize palestras com psicólogos, ou horários de reforço escolar extra para recuperar conteúdos, ou jogos e gincanas para distensionar e celebrar o retorno. Diga que eles devem, antes de encaminhar o e-mail à Diretora, encaminhá-lo primeiro a você e aos demais colegas, para que todos possam ler e avaliar. Somente depois de aprovado, poderá ser encaminhado à Diretora. Não esqueça de avisar à Diretora de sua instituição que ela receberá esses e-mails e que seria muito positivo para o trabalho pedagógico se ela os respondesse assim que possível.
Fechamento
Para o fechamento desta aula, escreva uma lista das ideias que os alunos tiveram de propostas para encaminhar à Diretora e elogie sua turma pelas ideias bacanas. Aproveite também as Orientações presentes no Fechamento do Plano de Aula e escreva um pequeno parágrafo conclusivo desse trabalho com a pontuação. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Que tal convidar as famílias a contribuir com ideias para o retorno das aulas? Oriente seus alunos a perguntar, em casa, o que os familiares achariam importante que a escola fizesse para receber os alunos e as famílias no retorno das aulas, depois que passar essa situação tão inusitada vivida por todos. Quais serão as necessidades da família nesse retorno? De que tipo de apoio precisarão? Que tipo de apoio podem, por outro lado, dar à escola de seus filhos, aos outros alunos ou aos professores? As famílias que se sentirem à vontade podem enviar suas sugestões ao grupo de WhatsApp da turma, ou contribuir com o trabalho de escrita do e-mail direcionado à Diretora.