Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio ou um vídeo dizendo que, nesta aula, vocês irão estudar os sinais de pontuação. Leia as três frases do slide de Introdução deste plano (I- Fui aprovado. II - Fui aprovado? III - Fui aprovado!), caprichando na entonação de cada uma delas. Destaque as diferenças de entonação na hora da leitura, afirmando que é essencial saber ler a pontuação, pois nos faz compreender melhor o que o texto está expressando. Enquanto I afirma, categoricamente, a aprovação do aluno, a frase II aponta o questionamento do sujeito frente ao fato de ser aprovado e, por fim, a frase III evidencia sua admiração diante de uma aprovação, talvez muito aguardada ou não esperada, sendo uma surpresa. Diga que irá encaminhar algumas frases, pontuadas de três formas diferentes, e que os alunos deverão analisá-las através de um roteiro de perguntas. Encerre seu áudio dizendo que as demais orientações serão encaminhadas por escrito via WhatsApp ou e-mail.
Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail a Resolução da Atividade. A opção por encaminhar a Resolução (e não a Atividade disponível neste plano) deve-se a que, em se tratando de um Plano de Aula adaptado, é necessário fazer algumas adaptações que otimizem o tempo e o espaço de estudo dos alunos e do professor. A Resolução contém as frases nas três possibilidades de pontuação final: ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação. Assim, você irá encaminhar, por escrito, a seguinte orientação:
1. Leia em voz alta as frases, buscando fazer as entonações corretas.
2. No primeiro conjunto de frases (Você não fez o trabalho que a gente tem que fazer), diga, sobre cada frase, em que contexto ela pode ter sido dita, o que a pessoa que disse poderia estar sentindo ou pensando.
3. (Aqui, inclua a atividade que está no slide de Fechamento.)
Fechamento
Após ver as respostas dos alunos, escreva um comentário dando o feedback a eles. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para solucionar possíveis dúvidas dos alunos. Nesse caso, aproveite para solicitar que eles treinem a entonação de cada frase, realizando uma atividade de oralização importante para a fluência leitora.
Convite às famílias
Há vários joguinhos online de pontuação para as famílias jogarem juntas. Faça a sugestão de alguns deles, como, por exemplo, o disponível aqui, do site Guida, um jogo com marcação de tempo, o que pode tornar a atividade mais emocionante e desafiadora. Outro jogo bacana é o do site do CNEC/NOAS, disponível aqui. Neste, há a leitura dos textos e o jogador pontua de acordo com a entonação dos narradores, que contam histórias. As famílias que se sentirem à vontade podem enviar fotos ou vídeos curtos desse momento ao grupo de WhatsApp da turma.