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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As várias possibilidades de pontuação em uma mesma frase

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre As várias possibilidades de pontuação em uma mesma frase

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelli Cristina Olbi De Moraes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é observar em pequenas frases a função e os efeitos de sentido dos pontos de interrogação, exclamação e final.

Materiais necessários: Computador conectado à internet, projetor multimídia, tela, quadro e cópias do texto.

Dificuldades antecipadas: Podem ocorrer questionamentos quanto à possibilidade de se utilizar distintos sinais de pontuação em uma mesma frase.

Referências sobre o assunto:

http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica (acesso em 06/10/2018).

http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario (acesso em 06/10/2018).

POSSENTI, Sírio. Aprendendo a escrever (re) escrevenedo. Brasília: MEC; Campinas: IEL/Unicamp 2005. (acessado em 02/10/2018)

https://gutennews.com.br (acesso em 06/10/2018).

Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf (acesso em 06/10/2018).

https://www.netflix.com/watch/80243761?trackId=200257859 (vide observação abaixo)

NUNES, Lygia Bojunga.O bife e a pipoca in Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 25 a 46.

Atenção, professor: No momento em que este plano está sendo escrito, encontra-se à disposição na Netflix um documentário intitulado “Explicando”. Ele aborda assuntos diversificados, de um modo rápido e bastante acessível. Um das opções ofertadas pelo documentário refere-se à pontuação e se chama “!”. Se for de seu interesse, assista-o, considerando as informações que possam enriquecer seus planos de aula.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique o que sabem a respeito da pontuação.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Introduza o assunto em questão perguntando ao grupo:

a) Quais sinais de pontuação vocês conhecem?

b) Quais são utilizados com maior frequência?

c) Vocês acreditam que a ausência de pontuação pode comprometer o entendimento de um texto? Alguém se recorda de algum episódio dessa natureza que possa ser citado?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas feitas anteriormente:

  • Muito provavelmente os discentes dirão que conhecem o ponto final, a interrogação, a exclamação, a vírgula; pois são os mais utilizados. Talvez citem o ponto e vírgula.
  • Os sinais utilizados com maior frequência são o ponto final, o ponto de interrogação e de exclamação.
  • Sim. Um texto sem a devida pontuação compromete o entendimento do leitor e dá margem a distintas interpretações. / Resposta pessoal
  • Solicite que os discentes observem as três frases do slide e reflitam sobre o conteúdo de cada uma delas. Pergunte-lhes:
  • As três frases são iguais?
  • O que as diferencia graficamente?
  • Embora apresentem o mesmo enunciado, qual ideia é expressa em cada uma delas ?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas feitas anteriormente:

  • As três frases estão grafadas da mesma maneira, mas o fato de terem sido utilizados diferentes sinais de pontuação acaba por diferenciá-las.
  • A única diferença gráfica são os sinais de pontuação utilizados.
  • Enquanto I afirma, categoricamente, a aprovação do aluno; a frase II aponta o questionamento do sujeito frente ao fato de ser aprovado e, por fim, a frase III evidencia sua admiração diante de uma aprovação, talvez muito aguardada ou não esperada.

3. Realizada esta primeira descoberta, solicite que todos empreguem adequadamente os sinais de pontuação no próximo slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos formem duplas ou trio. Distribua-lhes a cópia das frases e peça que discutam todas as possibilidades de pontuação que podem aparecer em cada uma das frases.
  • Explique-lhes que é necessário reescrever cada uma delas e que os sinais de pontuação foram propositalmente omitidos.

Materiais complementares: Cópias das frases e Sugestões de resolução das frases.

Atenção, professor: Todas as frases deste slide foram extraídos do livro Tchau, de Lygia Bojunga Nunes (especificamente do capítulo “O bife e a pipoca”). Ver referências no primeiro slide deste plano.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Socialize com o grupo que a partir das frases analisadas, pode-se verificar que o ponto final é utilizado ao término de uma frase e antes de letra maiúscula. Já a exclamação geralmente exprime entusiasmo (“Ai!”, “Puxa vida!”) e por fim, a interrogação, além de introduzir uma pergunta, ainda garante um feedback entre o falante e o ouvinte (“Você sabe pescar?”).
  • Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
  • Solicite que os estudantes registrem no caderno o slide número 5 para consultas futuras.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é observar em pequenas frases a função e os efeitos de sentido dos pontos de interrogação, exclamação e final.

Materiais necessários: Computador conectado à internet, projetor multimídia, tela, quadro e cópias do texto.

Dificuldades antecipadas: Podem ocorrer questionamentos quanto à possibilidade de se utilizar distintos sinais de pontuação em uma mesma frase.

Referências sobre o assunto:

http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica (acesso em 06/10/2018).

http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario (acesso em 06/10/2018).

POSSENTI, Sírio. Aprendendo a escrever (re) escrevenedo. Brasília: MEC; Campinas: IEL/Unicamp 2005. (acessado em 02/10/2018)

https://gutennews.com.br (acesso em 06/10/2018).

Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf (acesso em 06/10/2018).

https://www.netflix.com/watch/80243761?trackId=200257859 (vide observação abaixo)

NUNES, Lygia Bojunga.O bife e a pipoca in Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 1984, p. 25 a 46.

Atenção, professor: No momento em que este plano está sendo escrito, encontra-se à disposição na Netflix um documentário intitulado “Explicando”. Ele aborda assuntos diversificados, de um modo rápido e bastante acessível. Um das opções ofertadas pelo documentário refere-se à pontuação e se chama “!”. Se for de seu interesse, assista-o, considerando as informações que possam enriquecer seus planos de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique o que sabem a respeito da pontuação.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Introduza o assunto em questão perguntando ao grupo:

a) Quais sinais de pontuação vocês conhecem?

b) Quais são utilizados com maior frequência?

c) Vocês acreditam que a ausência de pontuação pode comprometer o entendimento de um texto? Alguém se recorda de algum episódio dessa natureza que possa ser citado?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas feitas anteriormente:

  • Muito provavelmente os discentes dirão que conhecem o ponto final, a interrogação, a exclamação, a vírgula; pois são os mais utilizados. Talvez citem o ponto e vírgula.
  • Os sinais utilizados com maior frequência são o ponto final, o ponto de interrogação e de exclamação.
  • Sim. Um texto sem a devida pontuação compromete o entendimento do leitor e dá margem a distintas interpretações. / Resposta pessoal
  • Solicite que os discentes observem as três frases do slide e reflitam sobre o conteúdo de cada uma delas. Pergunte-lhes:
  • As três frases são iguais?
  • O que as diferencia graficamente?
  • Embora apresentem o mesmo enunciado, qual ideia é expressa em cada uma delas ?

Atenção, professor: Seguem possíveis respostas para as perguntas feitas anteriormente:

  • As três frases estão grafadas da mesma maneira, mas o fato de terem sido utilizados diferentes sinais de pontuação acaba por diferenciá-las.
  • A única diferença gráfica são os sinais de pontuação utilizados.
  • Enquanto I afirma, categoricamente, a aprovação do aluno; a frase II aponta o questionamento do sujeito frente ao fato de ser aprovado e, por fim, a frase III evidencia sua admiração diante de uma aprovação, talvez muito aguardada ou não esperada.

3. Realizada esta primeira descoberta, solicite que todos empreguem adequadamente os sinais de pontuação no próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos formem duplas ou trio. Distribua-lhes a cópia das frases e peça que discutam todas as possibilidades de pontuação que podem aparecer em cada uma das frases.
  • Explique-lhes que é necessário reescrever cada uma delas e que os sinais de pontuação foram propositalmente omitidos.

Materiais complementares: Cópias das frases e Sugestões de resolução das frases.

Atenção, professor: Todas as frases deste slide foram extraídos do livro Tchau, de Lygia Bojunga Nunes (especificamente do capítulo “O bife e a pipoca”). Ver referências no primeiro slide deste plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Socialize com o grupo que a partir das frases analisadas, pode-se verificar que o ponto final é utilizado ao término de uma frase e antes de letra maiúscula. Já a exclamação geralmente exprime entusiasmo (“Ai!”, “Puxa vida!”) e por fim, a interrogação, além de introduzir uma pergunta, ainda garante um feedback entre o falante e o ouvinte (“Você sabe pescar?”).
  • Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados.
  • Solicite que os estudantes registrem no caderno o slide número 5 para consultas futuras.

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