14900
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organização de informações em slides para exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Organização de informações em slides para exposição oral

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação análise linguística e semiótica. A aula faz parte do módulo de práticas de estudo e pesquisa.

Materiais necessários: Computadores ou notebooks para escuta de áudio de exposição oral e produção de slides pelos alunos.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas:

- Uso de ferramentas do editor de apresentações, talvez por não estarem familiarizados.

- Transformação de informações parágrafos ou frases em tópicos sintetizados e informações visuais.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos que nesta aula eles irão ouvir uma exposição oral e terão que produzir slides para ela.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia a pergunta para os alunos, provocando discussões sobre o que os alunos já sabem sobre esse tema que será explorado no slide seguinte. Eles podem relembrar quais são as estações do ano, quanto tempo duram, em qual período do ano vigoram, e dizer o que acham sobre as estações em outros planetas. Essa atividade irá instigar a curiosidade dos alunos pelo tópico. Se você escolher outro tema, faça o mesmo processo de problematização, pois este demanda a curiosidade de aprendizagem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Exponha o áudio do vídeo “Estações do ano em outros planetas” (1’16”), disponível no link https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=3GKQpuOQNfE, sem as imagens. Para isso, você pode reproduzir o vídeo em um computador, sem que os alunos possam ver as imagens, com a tela voltada apenas para você. Já o áudio deve ser alto o suficiente para que todos os alunos ouçam a exposição, o que pode ser feito com caixas de som. O vídeo foi publicado por CHC na TV, em que o físico Douglas Falcão explica como funcionam as estações do ano em outros planetas. A Ciência Hoje das Crianças (CHC) é uma revista online produzida pelo Instituto Ciência Hoje e disponibiliza vídeos e matérias sobre curiosidades voltadas ao público infantil. Ressaltamos que esta é apenas uma sugestão de vídeo cujo áudio possa ser utilizado durante a aula. Por exemplo, podem ser usados outros vídeos mais extensos, se o professor tiver mais tempo à disposição. Destaca-se apenas que o áudio deva ser sobre algum assunto voltado ao campo de estudo e pesquisa e que o tema escolhido aqui também irá alterar o slide de abertura da aula (problematização do tema). Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, você pode ler algum texto didático, sobre algum tema científico, para o qual possam ser criados slides suporte para a exposição oral desse conteúdo pelos alunos.
  • Pergunte aos alunos se eles entenderam o que ouviram e se algo mais poderia ser feito para que o conteúdo fosse melhor entendido. Talvez eles digam que imagens auxiliariam a formular uma visão melhor das explicações do sistema solar. Nesse ponto, você pode apresentar a eles que a tarefa deles é organizar informações em uma apresentação de slides que possa servir justamente de suporte para essa exposição oral.

Observação: Sugere-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos e forneça a eles computadores para trabalho no grupo. Neste momento, eles ouvirão o áudio novamente, que você deve reproduzir e pausar a exposição a cada 30 segundos, por exemplo. Solicite aos alunos que façam gradativamente anotações sobre a exposição oral, com base nos trechos ouvidos, para coletarem informações que serão organizadas em slides suporte da exposição oral. Essa anotação pode ser feita pelos grupos no programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/). Nos computadores, antes do início da aula, deixe o programa de anotações digitais Padlet aberto. Neste link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de bloco de notas online. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. Para que eles possam ouvir o áudio novamente, você pode reproduzir o áudio e pausar a cada 30 segundos, por exemplo, para que os alunos consigam fazer todas as anotações necessárias. Ajude-os a relembrar o que é necessário em slides de exposição oral: tópicos e imagens. Textos longos não são recomendados, pois tornam-se reprodução da fala, tornando a apresentação tediosa.
  • Solicite aos alunos a organização das informações anotadas em slides para o tema da exposição oral ouvida. Para isso, eles precisarão usar algum programa de produção de slides, como Power Point ou Prezi. Recomendamos o programa Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/), em que os alunos poderão, mais tarde, compartilhar os resultados de suas produções. Para que os alunos possam trabalhar com esse programa, você, professor, precisa, antes do início da aula, criar contas no Google (https://account.google.com) para poder abrir um arquivo para cada grupo. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem criar apresentações em flipcharts ou cartazes, por exemplo. Para organizar as informações nos slides, os alunos podem formular tópicos ou utilizar imagens, que podem ser pesquisadas na internet, a partir dos conceitos-chave considerados nas anotações. Durante a produção dos slides, percorra a sala e ajude os grupos a relembrarem que as informações dos slides funcionam como suporte à exposição oral e que, por isso, contém pouco texto (que será reproduzido pela fala do orador). É importante possibilitar o trabalho autônomo dos estudantes, que irão utilizar a criatividade para organizar as informações.

Observação: Sugere-se 20 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos grupos o compartilhamento dos slides organizados pelos alunos entre as demais contas (dos outros grupos). Essa opção de compartilhamento é possível pelo Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/) em que, na aba “compartilhar”, os alunos digitam os emails das contas dos grupos e finalizam o compartilhamento. Neste link https://support.google.com/docs/answer/2763168?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR, você encontra mais explicações sobre como funciona e como usar o programa. Assim, todos os grupos podem ver as apresentações dos colegas. Essa atividade proporciona a descoberta de outras possibilidades de produção de slides para o mesmo tema, ampliando a capacidade criativa dos alunos. Também, os alunos podem deixar comentários nos slides dos colegas, mostrando o que gostaram e o que acham que poderia ser melhorado. Se o professor tiver mais tempo à disposição, pode solicitar a cada grupo a apresentação dos slides concomitantemente à exposição do áudio. Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, os grupos podem compartilhar e discutir sobre os cartazes ou apresentações de flip chart criadas por eles. Podem ser usados “post its” para deixar sugestões, por exemplo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação análise linguística e semiótica. A aula faz parte do módulo de práticas de estudo e pesquisa.

Materiais necessários: Computadores ou notebooks para escuta de áudio de exposição oral e produção de slides pelos alunos.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas:

- Uso de ferramentas do editor de apresentações, talvez por não estarem familiarizados.

- Transformação de informações parágrafos ou frases em tópicos sintetizados e informações visuais.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos que nesta aula eles irão ouvir uma exposição oral e terão que produzir slides para ela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia a pergunta para os alunos, provocando discussões sobre o que os alunos já sabem sobre esse tema que será explorado no slide seguinte. Eles podem relembrar quais são as estações do ano, quanto tempo duram, em qual período do ano vigoram, e dizer o que acham sobre as estações em outros planetas. Essa atividade irá instigar a curiosidade dos alunos pelo tópico. Se você escolher outro tema, faça o mesmo processo de problematização, pois este demanda a curiosidade de aprendizagem.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Exponha o áudio do vídeo “Estações do ano em outros planetas” (1’16”), disponível no link https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=3GKQpuOQNfE, sem as imagens. Para isso, você pode reproduzir o vídeo em um computador, sem que os alunos possam ver as imagens, com a tela voltada apenas para você. Já o áudio deve ser alto o suficiente para que todos os alunos ouçam a exposição, o que pode ser feito com caixas de som. O vídeo foi publicado por CHC na TV, em que o físico Douglas Falcão explica como funcionam as estações do ano em outros planetas. A Ciência Hoje das Crianças (CHC) é uma revista online produzida pelo Instituto Ciência Hoje e disponibiliza vídeos e matérias sobre curiosidades voltadas ao público infantil. Ressaltamos que esta é apenas uma sugestão de vídeo cujo áudio possa ser utilizado durante a aula. Por exemplo, podem ser usados outros vídeos mais extensos, se o professor tiver mais tempo à disposição. Destaca-se apenas que o áudio deva ser sobre algum assunto voltado ao campo de estudo e pesquisa e que o tema escolhido aqui também irá alterar o slide de abertura da aula (problematização do tema). Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, você pode ler algum texto didático, sobre algum tema científico, para o qual possam ser criados slides suporte para a exposição oral desse conteúdo pelos alunos.
  • Pergunte aos alunos se eles entenderam o que ouviram e se algo mais poderia ser feito para que o conteúdo fosse melhor entendido. Talvez eles digam que imagens auxiliariam a formular uma visão melhor das explicações do sistema solar. Nesse ponto, você pode apresentar a eles que a tarefa deles é organizar informações em uma apresentação de slides que possa servir justamente de suporte para essa exposição oral.

Observação: Sugere-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos e forneça a eles computadores para trabalho no grupo. Neste momento, eles ouvirão o áudio novamente, que você deve reproduzir e pausar a exposição a cada 30 segundos, por exemplo. Solicite aos alunos que façam gradativamente anotações sobre a exposição oral, com base nos trechos ouvidos, para coletarem informações que serão organizadas em slides suporte da exposição oral. Essa anotação pode ser feita pelos grupos no programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/). Nos computadores, antes do início da aula, deixe o programa de anotações digitais Padlet aberto. Neste link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de bloco de notas online. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. Para que eles possam ouvir o áudio novamente, você pode reproduzir o áudio e pausar a cada 30 segundos, por exemplo, para que os alunos consigam fazer todas as anotações necessárias. Ajude-os a relembrar o que é necessário em slides de exposição oral: tópicos e imagens. Textos longos não são recomendados, pois tornam-se reprodução da fala, tornando a apresentação tediosa.
  • Solicite aos alunos a organização das informações anotadas em slides para o tema da exposição oral ouvida. Para isso, eles precisarão usar algum programa de produção de slides, como Power Point ou Prezi. Recomendamos o programa Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/), em que os alunos poderão, mais tarde, compartilhar os resultados de suas produções. Para que os alunos possam trabalhar com esse programa, você, professor, precisa, antes do início da aula, criar contas no Google (https://account.google.com) para poder abrir um arquivo para cada grupo. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem criar apresentações em flipcharts ou cartazes, por exemplo. Para organizar as informações nos slides, os alunos podem formular tópicos ou utilizar imagens, que podem ser pesquisadas na internet, a partir dos conceitos-chave considerados nas anotações. Durante a produção dos slides, percorra a sala e ajude os grupos a relembrarem que as informações dos slides funcionam como suporte à exposição oral e que, por isso, contém pouco texto (que será reproduzido pela fala do orador). É importante possibilitar o trabalho autônomo dos estudantes, que irão utilizar a criatividade para organizar as informações.

Observação: Sugere-se 20 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos grupos o compartilhamento dos slides organizados pelos alunos entre as demais contas (dos outros grupos). Essa opção de compartilhamento é possível pelo Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/) em que, na aba “compartilhar”, os alunos digitam os emails das contas dos grupos e finalizam o compartilhamento. Neste link https://support.google.com/docs/answer/2763168?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR, você encontra mais explicações sobre como funciona e como usar o programa. Assim, todos os grupos podem ver as apresentações dos colegas. Essa atividade proporciona a descoberta de outras possibilidades de produção de slides para o mesmo tema, ampliando a capacidade criativa dos alunos. Também, os alunos podem deixar comentários nos slides dos colegas, mostrando o que gostaram e o que acham que poderia ser melhorado. Se o professor tiver mais tempo à disposição, pode solicitar a cada grupo a apresentação dos slides concomitantemente à exposição do áudio. Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, os grupos podem compartilhar e discutir sobre os cartazes ou apresentações de flip chart criadas por eles. Podem ser usados “post its” para deixar sugestões, por exemplo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano