Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade, orientações e devolutivas que deem aos alunos autonomia para resolver as tarefas.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom;
Flippity, ferramenta para criação do jogo (tutorial disponível aqui);
Videoaula disponível aqui.
Introdução
Envie, pelo WhatsApp ou e-mail, uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade para os alunos. Fale que eles estudarão uma letra sem som e solicite que reflitam sobre qual letra seria essa. Convide-os a participarem de um caça-palavras. Leia as pistas para os alunos e sugira que convidem os familiares para tentarem adivinhar as palavras a partir das pistas.
Desenvolvimento
Envie aos alunos as pistas e o quadro de caça-palavras disponíveis no plano de aula. Caso seja possível, imprima na escola e solicite que os pais façam a retirada, ou envie o modelo aos alunos e solicite que copiem no caderno. Outra opção para enviar o jogo é criá-lo utilizando a ferramenta Flippity e enviar o link para que possam jogar. Sugira aos alunos que convidem algum familiar para tentar adivinhar as palavras através da pista e proponha que eles localizem cada uma no caça-palavras. Oriente os alunos a listarem todas as palavras escritas com H inicial no caça-palavras, analisá-las e responder às seguintes questões no caderno:
- Qual som podemos identificar no início de cada palavra?
- Como fica o som do H?
Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e possibilite uma discussão sobre a atividade, aproveitando para explicar o uso etimológico do H. Caso não seja possível realizar a chamada de vídeo, envie uma vídeoaula sobre o assunto, solicitando que assistam e façam anotações no caderno.
Fechamento
Proponha aos alunos que pesquisem outras palavras com H mudo inicial e escrevam uma lista para compor um banco de palavras. Envie o modelo de lista proposto no slide do Fechamento do plano. Solicite aos alunos que compartilhem as listas através do grupo de WhatsApp.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para descobrirem juntos as palavras do caça-palavras a partir das pistas.