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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Com ou sem H?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Com ou sem H?

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é memorizar a grafia do h inicial sem representação de fonema.

Materiais necessários: Folhas com as dicas e a cruzadinha impressas;

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da escrita de palavras com h inicial sem valor sonoro.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.

RAMOS, Rossana. Lendo, escrevendo e gramaticando. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, Solimar; COSTA, Sara. Dinâmicas e jogos para aulas de Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2017.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula - A letra sem som - e incite os alunos a descobrirem de que letra se trata. Ainda não dê resposta, proponha que eles descubram no decorrer da aula.
  • Faça a pergunta: ” Vamos caçar palavras e organizar uma lista?” Aproveite para discutir o objetivo do gênero lista - escreva no quadro branco - a sua estrutura: título, palavras com características comuns (ou finalidade), disposição gráfica na vertical, abaixo do título, o uso de letras maiúsculas no início dos itens.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Distribua entre os alunos as dicas em uma lista numerada. Exemplo: 1. Terreno onde se cultivam hortaliças; 2. Ser humano do sexo masculino… Combine o tempo para que cada grupo possa encontrar a palavra referente a cada dica.
  • Use um marcador de tempo para alertá-los. Nesse momento, é adequado que o aluno tente descobrir sem nenhuma ajuda.
  • Em trios, peça que discutam e anotem à frente de cada dica numerada, o palpite. Neste momento não dê possibilidades de consulta.

Materiais complementares: Folha com as pistas impressas (aqui), para a resolução da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua o caça-palavras/cruzadinha e oriente os alunos a encontrarem as palavras que escreveram nas suas listas: 1. horta; 2. homem; 3. órbita; 4. óculos; 5. helicóptero; 6. hálito; 7. hortelã; 8. orar; 9. hambúrguer; 10.aliado. Oriente-os que pintem de lápis colorido.
  • Peça que verifiquem se a escrita condiz com as palavras anotadas no caderno.
  • Ao término do tempo pré-determinado, convide um aluno de cada trio para ler a dica e escrever no quadro branco a referida palavra. Não faça nenhuma intervenção ainda.

Materiais complementares: Folhas com o caça-palavras/cruzadinha (aqui), para a resolução da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente as origens das palavras e com a lista completa, passe às intervenções em relação às hipóteses de escrita inadequadas no que se referem principalmente à escrita ou não do h inicial por meio de questionamentos.
  • A origem desta palavra pode ajudar na sua escrita? Possível resposta: Sim.
  • Qual som podemos identificar no início de cada palavra? Possível resposta: O som da vogal que segue, após o h.
  • Podemos concluir que o “h” possui que som? Resposta: O som da vogal que segue.
  • Por que a origem contribui para a escrita atual? Como acontece? O percurso histórico da palavra constitui uma pista para a grafia, apesar de perder ou ganhar algumas letras, conhecer sua origem contribui para uma compreensão, em alguns casos, da escrita atual.

OBS. O latim era a língua falada na região do Lácio, onde hoje é Roma, na Itália. Com a conquista militar de Roma, o latim espalhou-se por diversas regiões e deu origem a muitas línguas latinas. Hoje, o latim é uma língua morta.

2. Peça que eles comparem as palavras escritas, no quadro branco, com as da folha de cruzadinha, fazendo a devida correção.

Materiais Complementares:

Para mais esclarecimentos sobre a história do latim acesse http://www.usp.br/iac/pic/Aula%202%20-latim.pdf

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conclua com a escrita da lista de palavras no caderno de anotações para fazer parte do Banco de Palavras;
  • Crie um título: é importante salientar que o título deve representar uma característica comum entre as palavras.
  • Aponte alguns alunos para que leiam o título e a frase-resumo (regularidade). Relembre o tema da aula - A letra sem som - e confirme as hipóteses iniciais: O H inicial não tem valor sonoro quando acompanhado de vogal; palavras que na sua origem possuem o h.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é memorizar a grafia do h inicial sem representação de fonema.

Materiais necessários: Folhas com as dicas e a cruzadinha impressas;

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da escrita de palavras com h inicial sem valor sonoro.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.

RAMOS, Rossana. Lendo, escrevendo e gramaticando. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, Solimar; COSTA, Sara. Dinâmicas e jogos para aulas de Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2017.

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Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula - A letra sem som - e incite os alunos a descobrirem de que letra se trata. Ainda não dê resposta, proponha que eles descubram no decorrer da aula.
  • Faça a pergunta: ” Vamos caçar palavras e organizar uma lista?” Aproveite para discutir o objetivo do gênero lista - escreva no quadro branco - a sua estrutura: título, palavras com características comuns (ou finalidade), disposição gráfica na vertical, abaixo do título, o uso de letras maiúsculas no início dos itens.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Distribua entre os alunos as dicas em uma lista numerada. Exemplo: 1. Terreno onde se cultivam hortaliças; 2. Ser humano do sexo masculino… Combine o tempo para que cada grupo possa encontrar a palavra referente a cada dica.
  • Use um marcador de tempo para alertá-los. Nesse momento, é adequado que o aluno tente descobrir sem nenhuma ajuda.
  • Em trios, peça que discutam e anotem à frente de cada dica numerada, o palpite. Neste momento não dê possibilidades de consulta.

Materiais complementares: Folha com as pistas impressas (aqui), para a resolução da atividade, clique aqui.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua o caça-palavras/cruzadinha e oriente os alunos a encontrarem as palavras que escreveram nas suas listas: 1. horta; 2. homem; 3. órbita; 4. óculos; 5. helicóptero; 6. hálito; 7. hortelã; 8. orar; 9. hambúrguer; 10.aliado. Oriente-os que pintem de lápis colorido.
  • Peça que verifiquem se a escrita condiz com as palavras anotadas no caderno.
  • Ao término do tempo pré-determinado, convide um aluno de cada trio para ler a dica e escrever no quadro branco a referida palavra. Não faça nenhuma intervenção ainda.

Materiais complementares: Folhas com o caça-palavras/cruzadinha (aqui), para a resolução da atividade, clique aqui.

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Orientações:

  • Apresente as origens das palavras e com a lista completa, passe às intervenções em relação às hipóteses de escrita inadequadas no que se referem principalmente à escrita ou não do h inicial por meio de questionamentos.
  • A origem desta palavra pode ajudar na sua escrita? Possível resposta: Sim.
  • Qual som podemos identificar no início de cada palavra? Possível resposta: O som da vogal que segue, após o h.
  • Podemos concluir que o “h” possui que som? Resposta: O som da vogal que segue.
  • Por que a origem contribui para a escrita atual? Como acontece? O percurso histórico da palavra constitui uma pista para a grafia, apesar de perder ou ganhar algumas letras, conhecer sua origem contribui para uma compreensão, em alguns casos, da escrita atual.

OBS. O latim era a língua falada na região do Lácio, onde hoje é Roma, na Itália. Com a conquista militar de Roma, o latim espalhou-se por diversas regiões e deu origem a muitas línguas latinas. Hoje, o latim é uma língua morta.

2. Peça que eles comparem as palavras escritas, no quadro branco, com as da folha de cruzadinha, fazendo a devida correção.

Materiais Complementares:

Para mais esclarecimentos sobre a história do latim acesse http://www.usp.br/iac/pic/Aula%202%20-latim.pdf

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Conclua com a escrita da lista de palavras no caderno de anotações para fazer parte do Banco de Palavras;
  • Crie um título: é importante salientar que o título deve representar uma característica comum entre as palavras.
  • Aponte alguns alunos para que leiam o título e a frase-resumo (regularidade). Relembre o tema da aula - A letra sem som - e confirme as hipóteses iniciais: O H inicial não tem valor sonoro quando acompanhado de vogal; palavras que na sua origem possuem o h.

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