14892
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - 7 erros do izar ou isar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre 7 erros do izar ou isar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas e orientações sobre as atividade aos alunos, para que possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividades disponíveis aqui e aqui.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Utilizando um gravador de tela (tutorial disponível aqui), oriente a atividade da Introdução do plano de aula explicando aos alunos que deverão copiá-la no caderno e preencher as lacunas com as palavras corretas. Utilize as orientações propostas no plano original. Diga que essas palavras serão utilizadas na cruzadinha e que têm as terminações ISAR ou IZAR. Aproveite para retomar as descobertas a respeito das regularidades do uso dessas terminações. Envie a cruzadinha aos alunos por WhatsApp ou e-mail, e solicite que a copiem no caderno, ou disponibilize o jogo virtual, disponível aqui. Explique aos alunos que as palavras da cruzadinha são as mesmas da atividade anterior. Solicite que enviem uma foto da cruzadinha respondida para que você possa corrigir.

Desenvolvimento
Utilizando um gravador de tela (tutorial disponível aqui), oriente os alunos a jogarem o jogo dos sete erros, proposto na atividade do Desenvolvimento do plano de aula. Você pode propor que os alunos copiem o texto no caderno ou que leiam o texto, encontrem os 7 erros e escrevam as palavras no caderno. Utilize as orientações do plano.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre as aprendizagens acerca das terminações ISAR e IZAR, utilizando a atividade e as orientações do plano original. Envie a atividade proposta no slide de Desenvolvimento do plano por WhatsApp ou e-mail, e envie uma orientação em áudio ou vídeo explicando como realizá-la. Solicite aos alunos que copiem a atividade no caderno.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem o jogo da cruzadinha com os familiares, convidando-os para brincarem juntos.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_18ATS03

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas