Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.
Materiais necessários: Datashow, quadro, atividades impressas e caderno para registro.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns aprendizes sintam dificuldades em reorganizar o pensamento para elaborar hipóteses quanto a escrita de palavras com terminações izar/isar.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Converse com a classe que o intuito desta aula é exercitar o conhecimento ortográfico referentes às terminações –izar e –isar, mas antes deverão preparar o cérebro para pensar.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Leia o slide para a classe e explique que cada aprendiz deverá encontrar as palavras ocultas que completam a cruzadinha corretamente. Oriente a classe que as dicas entre parênteses são palavras cujas as respostas derivarão delas.
- Entregue a atividade impressa para cada aprendiz e oriente-os quanto ao foco para refletirem sobre a ortografia estudada. Lembre-os que cada um deverá tentar solucionar a cruzadinha individualmente.
- Combine com a classe que ao terminarem permaneçam em silêncio esperando os demais.
- Faltando 2 minutos para finalizar o tempo proposto, vá até o quadro e retome coletivamente a escrita das palavras com toda a classe enquanto os aprendizes conferem a grafia em seus cadernos.
- Faça as correspondências necessárias ressaltando a ortografia proposta e verbalizando a resposta antes de escrevê-la no quadro, como: “Iremos finalizar esta atividade em breve. A palavra finalizar derivou de que palavra?” Os alunos responderão “de final”, uma vez que, já está como dica na atividade. “Como eu posso ter certeza que finalizar é com s ou com z?”
Espera-se que a classe responda que a terminação nesta palavra é izar (escrita com z) e é possível chegar a esta conclusão porque a palavra primitiva não possui a letra z em sua grafia.
6. Somente depois que as indagações forem feitas, escreva a palavra no quadro para visualização dos aprendizes, e isso, sucessivamente.
Materiais complementares: Para impressão da cruzadinha clique aqui e para a resolução aqui.
Introdução
Orientações:
- Leia o slide para a classe e explique que cada aprendiz deverá encontrar as palavras ocultas que completam a cruzadinha corretamente. Oriente a classe que as dicas entre parênteses são palavras cujas as respostas derivarão delas.
- Entregue a atividade impressa para cada aprendiz e oriente-os quanto ao foco para refletirem sobre a ortografia estudada. Lembre-os que cada um deverá tentar solucionar a cruzadinha individualmente.
- Combine com a classe que ao terminarem permaneçam em silêncio esperando os demais.
- Faltando 2 minutos para finalizar o tempo proposto, vá até o quadro e retome coletivamente a escrita das palavras com toda a classe enquanto os aprendizes conferem a grafia em seus cadernos.
- Faça as correspondências necessárias ressaltando a ortografia proposta e verbalizando a resposta antes de escrevê-la no quadro, como: “Iremos finalizar esta atividade em breve. A palavra finalizar derivou de que palavra?” Os alunos responderão “de final”, uma vez que, já está como dica na atividade. “Como eu posso ter certeza que finalizar é com s ou com z?”
Espera-se que a classe responda que a terminação nesta palavra é izar (escrita com z) e é possível chegar a esta conclusão porque a palavra primitiva não possui a letra z em sua grafia.
6. Somente depois que as indagações forem feitas, escreva a palavra no quadro para visualização dos aprendizes, e isso, sucessivamente.
Materiais complementares: Para impressão da cruzadinha clique aqui e para a resolução aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Distribua a atividade impressa para toda a classe e peça que aguardem as orientações.
O jogo do 7 erros é feito através da comparação de duas imagens. Neste caso, se trata da comparação de dois textos.
- Projete para a classe os slides 5 e 6 e explique que o jogo dos 7 erros os ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocínio e atenção. Ressalte que os mesmos deverão exercer a reflexão e o cuidado com a ortografia estudada -izar/isar.
A atividade também contribui para uma melhor avaliação sobre o desempenho de cada aprendiz em solucionar problemas práticos de observação e entendimento ortográfico. Por isso fique atento durante todo o processo em como os alunos solucionarão a atividade.
- Elucide que eles deverão através da leitura, observação e consideração encontrar os sete erros existentes na grafia das terminações -izar/isar e que, ao encontrarem, deverão circulá-las com o lápis de escrever. Ressalte que os erros poderão tanto estar na primeira receita como também na segunda.
Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.
Aromatizador de ambientes caseiro. Disponível em: <https://saudavelesustentavelcom.wordpress.com/2015/12/21/aromatizador-de-ambientes-caseiro/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua a atividade impressa para toda a classe e peça que aguardem as orientações.
O jogo do 7 erros é feito através da comparação de duas imagens. Neste caso, se trata da comparação de dois textos.
- Projete para a classe os slides 5 e 6 e explique que o jogo dos 7 erros os ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocínio e atenção. Ressalte que os mesmos deverão exercer a reflexão e o cuidado com a ortografia estudada -izar/isar.
A atividade também contribui para uma melhor avaliação sobre o desempenho de cada aprendiz em solucionar problemas práticos de observação e entendimento ortográfico. Por isso fique atento durante todo o processo em como os alunos solucionarão a atividade.
- Elucide que eles deverão através da leitura, observação e consideração encontrar os sete erros existentes na grafia das terminações -izar/isar e que, ao encontrarem, deverão circulá-las com o lápis de escrever. Ressalte que os erros poderão tanto estar na primeira receita como também na segunda.
Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.
Aromatizador de ambientes caseiro. Disponível em: <https://saudavelesustentavelcom.wordpress.com/2015/12/21/aromatizador-de-ambientes-caseiro/>. Acesso em: 20 nov. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Organize os aprendizes em duplas para que, desta forma, haja uma troca de informações na horizontal, ou seja, de aprendiz para aprendiz. Lembre-se que trabalhar individualmente ou em grupos exige habilidades diferentes das crianças.
- Em seguida, compartilhe com a classe a atividade impressa e projete o slide para que os aprendizes acompanhem a explicação.
- Explique que para cada erro circulado na atividade anterior, eles deverão argumentar o porquê que a palavra está errada e como chegaram a esta conclusão. Dê exemplos para que os aprendizes possam se basear nas argumentações.
Exemplo: “Se no texto houvesse a palavra “alizar” (escreva-a no quadro), ela estaria correta?” Espera-se que respondam que “não”. “Então, ela deveria ser circulada e logo eu a escreveria nesta atividade. Como podemos explicar que ela está errada?”
Aguarde respostas da classe e medeie a resposta correta: Alizar está com a terminação -izar errada porque é um verbo que derivou do substantivo liso e liso se escreve com “s”. Sendo assim, alisar se escreve com s e não com z.
Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.