14892
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - 7 erros do izar ou isar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre 7 erros do izar ou isar

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Datashow, quadro, atividades impressas e caderno para registro.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns aprendizes sintam dificuldades em reorganizar o pensamento para elaborar hipóteses quanto a escrita de palavras com terminações izar/isar.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Converse com a classe que o intuito desta aula é exercitar o conhecimento ortográfico referentes às terminações –izar e –isar, mas antes deverão preparar o cérebro para pensar.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia o slide para a classe e explique que cada aprendiz deverá encontrar as palavras ocultas que completam a cruzadinha corretamente. Oriente a classe que as dicas entre parênteses são palavras cujas as respostas derivarão delas.
  • Entregue a atividade impressa para cada aprendiz e oriente-os quanto ao foco para refletirem sobre a ortografia estudada. Lembre-os que cada um deverá tentar solucionar a cruzadinha individualmente.
  • Combine com a classe que ao terminarem permaneçam em silêncio esperando os demais.
  • Faltando 2 minutos para finalizar o tempo proposto, vá até o quadro e retome coletivamente a escrita das palavras com toda a classe enquanto os aprendizes conferem a grafia em seus cadernos.
  • Faça as correspondências necessárias ressaltando a ortografia proposta e verbalizando a resposta antes de escrevê-la no quadro, como: “Iremos finalizar esta atividade em breve. A palavra finalizar derivou de que palavra?” Os alunos responderão “de final”, uma vez que, já está como dica na atividade. “Como eu posso ter certeza que finalizar é com s ou com z?”

Espera-se que a classe responda que a terminação nesta palavra é izar (escrita com z) e é possível chegar a esta conclusão porque a palavra primitiva não possui a letra z em sua grafia.

6. Somente depois que as indagações forem feitas, escreva a palavra no quadro para visualização dos aprendizes, e isso, sucessivamente.

Materiais complementares: Para impressão da cruzadinha clique aqui e para a resolução aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o slide para a classe e explique que cada aprendiz deverá encontrar as palavras ocultas que completam a cruzadinha corretamente. Oriente a classe que as dicas entre parênteses são palavras cujas as respostas derivarão delas.
  • Entregue a atividade impressa para cada aprendiz e oriente-os quanto ao foco para refletirem sobre a ortografia estudada. Lembre-os que cada um deverá tentar solucionar a cruzadinha individualmente.
  • Combine com a classe que ao terminarem permaneçam em silêncio esperando os demais.
  • Faltando 2 minutos para finalizar o tempo proposto, vá até o quadro e retome coletivamente a escrita das palavras com toda a classe enquanto os aprendizes conferem a grafia em seus cadernos.
  • Faça as correspondências necessárias ressaltando a ortografia proposta e verbalizando a resposta antes de escrevê-la no quadro, como: “Iremos finalizar esta atividade em breve. A palavra finalizar derivou de que palavra?” Os alunos responderão “de final”, uma vez que, já está como dica na atividade. “Como eu posso ter certeza que finalizar é com s ou com z?”

Espera-se que a classe responda que a terminação nesta palavra é izar (escrita com z) e é possível chegar a esta conclusão porque a palavra primitiva não possui a letra z em sua grafia.

6. Somente depois que as indagações forem feitas, escreva a palavra no quadro para visualização dos aprendizes, e isso, sucessivamente.

Materiais complementares: Para impressão da cruzadinha clique aqui e para a resolução aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua a atividade impressa para toda a classe e peça que aguardem as orientações.

O jogo do 7 erros é feito através da comparação de duas imagens. Neste caso, se trata da comparação de dois textos.

  • Projete para a classe os slides 5 e 6 e explique que o jogo dos 7 erros os ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocínio e atenção. Ressalte que os mesmos deverão exercer a reflexão e o cuidado com a ortografia estudada -izar/isar.

A atividade também contribui para uma melhor avaliação sobre o desempenho de cada aprendiz em solucionar problemas práticos de observação e entendimento ortográfico. Por isso fique atento durante todo o processo em como os alunos solucionarão a atividade.

  • Elucide que eles deverão através da leitura, observação e consideração encontrar os sete erros existentes na grafia das terminações -izar/isar e que, ao encontrarem, deverão circulá-las com o lápis de escrever. Ressalte que os erros poderão tanto estar na primeira receita como também na segunda.

Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.

Aromatizador de ambientes caseiro. Disponível em: <https://saudavelesustentavelcom.wordpress.com/2015/12/21/aromatizador-de-ambientes-caseiro/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua a atividade impressa para toda a classe e peça que aguardem as orientações.

O jogo do 7 erros é feito através da comparação de duas imagens. Neste caso, se trata da comparação de dois textos.

  • Projete para a classe os slides 5 e 6 e explique que o jogo dos 7 erros os ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocínio e atenção. Ressalte que os mesmos deverão exercer a reflexão e o cuidado com a ortografia estudada -izar/isar.

A atividade também contribui para uma melhor avaliação sobre o desempenho de cada aprendiz em solucionar problemas práticos de observação e entendimento ortográfico. Por isso fique atento durante todo o processo em como os alunos solucionarão a atividade.

  • Elucide que eles deverão através da leitura, observação e consideração encontrar os sete erros existentes na grafia das terminações -izar/isar e que, ao encontrarem, deverão circulá-las com o lápis de escrever. Ressalte que os erros poderão tanto estar na primeira receita como também na segunda.

Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.

Aromatizador de ambientes caseiro. Disponível em: <https://saudavelesustentavelcom.wordpress.com/2015/12/21/aromatizador-de-ambientes-caseiro/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Organize os aprendizes em duplas para que, desta forma, haja uma troca de informações na horizontal, ou seja, de aprendiz para aprendiz. Lembre-se que trabalhar individualmente ou em grupos exige habilidades diferentes das crianças.
  • Em seguida, compartilhe com a classe a atividade impressa e projete o slide para que os aprendizes acompanhem a explicação.
  • Explique que para cada erro circulado na atividade anterior, eles deverão argumentar o porquê que a palavra está errada e como chegaram a esta conclusão. Dê exemplos para que os aprendizes possam se basear nas argumentações.

Exemplo: “Se no texto houvesse a palavra “alizar” (escreva-a no quadro), ela estaria correta?” Espera-se que respondam que “não”. “Então, ela deveria ser circulada e logo eu a escreveria nesta atividade. Como podemos explicar que ela está errada?”

Aguarde respostas da classe e medeie a resposta correta: Alizar está com a terminação -izar errada porque é um verbo que derivou do substantivo liso e liso se escreve com “s”. Sendo assim, alisar se escreve com s e não com z.

Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.

Materiais necessários: Datashow, quadro, atividades impressas e caderno para registro.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns aprendizes sintam dificuldades em reorganizar o pensamento para elaborar hipóteses quanto a escrita de palavras com terminações izar/isar.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Converse com a classe que o intuito desta aula é exercitar o conhecimento ortográfico referentes às terminações –izar e –isar, mas antes deverão preparar o cérebro para pensar.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia o slide para a classe e explique que cada aprendiz deverá encontrar as palavras ocultas que completam a cruzadinha corretamente. Oriente a classe que as dicas entre parênteses são palavras cujas as respostas derivarão delas.
  • Entregue a atividade impressa para cada aprendiz e oriente-os quanto ao foco para refletirem sobre a ortografia estudada. Lembre-os que cada um deverá tentar solucionar a cruzadinha individualmente.
  • Combine com a classe que ao terminarem permaneçam em silêncio esperando os demais.
  • Faltando 2 minutos para finalizar o tempo proposto, vá até o quadro e retome coletivamente a escrita das palavras com toda a classe enquanto os aprendizes conferem a grafia em seus cadernos.
  • Faça as correspondências necessárias ressaltando a ortografia proposta e verbalizando a resposta antes de escrevê-la no quadro, como: “Iremos finalizar esta atividade em breve. A palavra finalizar derivou de que palavra?” Os alunos responderão “de final”, uma vez que, já está como dica na atividade. “Como eu posso ter certeza que finalizar é com s ou com z?”

Espera-se que a classe responda que a terminação nesta palavra é izar (escrita com z) e é possível chegar a esta conclusão porque a palavra primitiva não possui a letra z em sua grafia.

6. Somente depois que as indagações forem feitas, escreva a palavra no quadro para visualização dos aprendizes, e isso, sucessivamente.

Materiais complementares: Para impressão da cruzadinha clique aqui e para a resolução aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o slide para a classe e explique que cada aprendiz deverá encontrar as palavras ocultas que completam a cruzadinha corretamente. Oriente a classe que as dicas entre parênteses são palavras cujas as respostas derivarão delas.
  • Entregue a atividade impressa para cada aprendiz e oriente-os quanto ao foco para refletirem sobre a ortografia estudada. Lembre-os que cada um deverá tentar solucionar a cruzadinha individualmente.
  • Combine com a classe que ao terminarem permaneçam em silêncio esperando os demais.
  • Faltando 2 minutos para finalizar o tempo proposto, vá até o quadro e retome coletivamente a escrita das palavras com toda a classe enquanto os aprendizes conferem a grafia em seus cadernos.
  • Faça as correspondências necessárias ressaltando a ortografia proposta e verbalizando a resposta antes de escrevê-la no quadro, como: “Iremos finalizar esta atividade em breve. A palavra finalizar derivou de que palavra?” Os alunos responderão “de final”, uma vez que, já está como dica na atividade. “Como eu posso ter certeza que finalizar é com s ou com z?”

Espera-se que a classe responda que a terminação nesta palavra é izar (escrita com z) e é possível chegar a esta conclusão porque a palavra primitiva não possui a letra z em sua grafia.

6. Somente depois que as indagações forem feitas, escreva a palavra no quadro para visualização dos aprendizes, e isso, sucessivamente.

Materiais complementares: Para impressão da cruzadinha clique aqui e para a resolução aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua a atividade impressa para toda a classe e peça que aguardem as orientações.

O jogo do 7 erros é feito através da comparação de duas imagens. Neste caso, se trata da comparação de dois textos.

  • Projete para a classe os slides 5 e 6 e explique que o jogo dos 7 erros os ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocínio e atenção. Ressalte que os mesmos deverão exercer a reflexão e o cuidado com a ortografia estudada -izar/isar.

A atividade também contribui para uma melhor avaliação sobre o desempenho de cada aprendiz em solucionar problemas práticos de observação e entendimento ortográfico. Por isso fique atento durante todo o processo em como os alunos solucionarão a atividade.

  • Elucide que eles deverão através da leitura, observação e consideração encontrar os sete erros existentes na grafia das terminações -izar/isar e que, ao encontrarem, deverão circulá-las com o lápis de escrever. Ressalte que os erros poderão tanto estar na primeira receita como também na segunda.

Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.

Aromatizador de ambientes caseiro. Disponível em: <https://saudavelesustentavelcom.wordpress.com/2015/12/21/aromatizador-de-ambientes-caseiro/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua a atividade impressa para toda a classe e peça que aguardem as orientações.

O jogo do 7 erros é feito através da comparação de duas imagens. Neste caso, se trata da comparação de dois textos.

  • Projete para a classe os slides 5 e 6 e explique que o jogo dos 7 erros os ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocínio e atenção. Ressalte que os mesmos deverão exercer a reflexão e o cuidado com a ortografia estudada -izar/isar.

A atividade também contribui para uma melhor avaliação sobre o desempenho de cada aprendiz em solucionar problemas práticos de observação e entendimento ortográfico. Por isso fique atento durante todo o processo em como os alunos solucionarão a atividade.

  • Elucide que eles deverão através da leitura, observação e consideração encontrar os sete erros existentes na grafia das terminações -izar/isar e que, ao encontrarem, deverão circulá-las com o lápis de escrever. Ressalte que os erros poderão tanto estar na primeira receita como também na segunda.

Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.

Aromatizador de ambientes caseiro. Disponível em: <https://saudavelesustentavelcom.wordpress.com/2015/12/21/aromatizador-de-ambientes-caseiro/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Organize os aprendizes em duplas para que, desta forma, haja uma troca de informações na horizontal, ou seja, de aprendiz para aprendiz. Lembre-se que trabalhar individualmente ou em grupos exige habilidades diferentes das crianças.
  • Em seguida, compartilhe com a classe a atividade impressa e projete o slide para que os aprendizes acompanhem a explicação.
  • Explique que para cada erro circulado na atividade anterior, eles deverão argumentar o porquê que a palavra está errada e como chegaram a esta conclusão. Dê exemplos para que os aprendizes possam se basear nas argumentações.

Exemplo: “Se no texto houvesse a palavra “alizar” (escreva-a no quadro), ela estaria correta?” Espera-se que respondam que “não”. “Então, ela deveria ser circulada e logo eu a escreveria nesta atividade. Como podemos explicar que ela está errada?”

Aguarde respostas da classe e medeie a resposta correta: Alizar está com a terminação -izar errada porque é um verbo que derivou do substantivo liso e liso se escreve com “s”. Sendo assim, alisar se escreve com s e não com z.

Materiais complementares: clique aqui para a impressão da atividade e aqui para a resolução da mesma.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano