Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_21GRM02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo : “Você sabe o que é a Hipertensão Arterial?”- disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v_UyNI0yOnM acesso em 04 de jul 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que de maneira colaborativa e síncrona os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do Whatsapp para que um a um postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro momento eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. No segundo momento, você pode sugerir que o aluno compartilhe a resposta com um familiar e juntos discutam as estratégias de resolução. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Ao iniciar a aula, organize um espaço de compartilhamento e discussão das resoluções (fórum, mensagens de WhatsApp, ou outra plataforma de interação). Essa é uma etapa importantíssima da aula, pois nela os alunos irão justificar as estratégias e respostas das atividades. Estimule-os a analisar e comparar as respostas compartilhadas pelos colegas. Peça que acionem seus microfones e expliquem como pensaram para atender o que foi solicitado. Valorize as estratégias dos alunos e use-as como ponto de partida para dar continuidade à discussão das soluções. Para isso, compartilhe com os alunos por mensagem de texto apenas o primeiro exercício da atividade complementar.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. A visualização do vídeo "Você sabe o que é a Hipertensão Arterial?" também pode ser interessante para que discutam os malefícios do açúcar no organismo.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_21GRM02
(EF07MA29) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
AULA 01
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes