9984
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Saúde, o açúcar e o sódio em alimentos - medidas de massa, capacidade e volume

Plano de aula de matemática com atividades para 7 do Fundamental sobre observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de massa e capacidade, presentes em embalagens, medicamentos para tomada de decisão em situações do cotidiano.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.




Objetivos específicos

Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de massa e capacidade, presentes em embalagens, medicamentos para tomada de decisão em situações do cotidiano.

.




Conceito-chave

Unidades de massa ( grama e quilograma, litro, mililitro)




Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula Aquecimento

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Apresente a tabela aos alunos, que poderá ser projetada ou impressa. Comente sobre a importância de nos alimentarmos bem, e que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, informe a eles que de acordo com a organização mundial de saúde (OMS), o sal e o açúcar estão entre as substâncias que devem ser reduzidas na alimentação e o seu consumo está limitado a 5g (1g=400mg de sódio) e 50g diárias respectivamente. Dentre as opções apresentadas, solicite aos alunos que individualmente escolham uma opção de lanche de sua preferência entre dois e três itens e escrevam em seus cadernos, como também estabeleçam a quantidade de cada item que pretendem consumir. Depois solicite que adicione as quantidades de sódio e açúcar correspondentes e compare nesta refeição o quanto de açúcar e sódio é consumido em relação ao recomendado pela organização mundial de saúde. Caso queira um exemplo de resolução impressa desta atividade.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Propósito: Compor uma opção de lanche de acordo com suas preferências e observe a quantidade de açúcar e sódio ingeridos.

Discuta com a turma:

  • A sua escolha de lanche está dentro das recomendações diárias de açúcar e sódio ou já ultrapassou? se sim em quanto?
  • Se a quantidade de de açúcar ou sódio não foram ultrapassadas quanto ainda se poderia consumir, quais desses itens seria uma outra opção de lanche em outro horário?
  • Como poderia reduzir a quantidade de sódio e açúcar ingerido diariamente?
  • Quais foram as melhores opções de lanches apresentados?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: concluir o aquecimento, informando que precisamos ser conscientes a respeito do que consumimos e que essas medidas são provenientes de estudos e pesquisas com o intuito de melhorar a saúde das pessoas.

Propósito: Conscientizar os alunos a respeito da importância da quantidade e da qualidade do que nos alimentamos.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seus significados no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.

Um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo.

Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).

Texto de apoio

Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e sua importância na prevenção da saúde.

Discuta com a turma:

  • Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
  • Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
  • A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seu significado no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.- um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo. Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).

Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e a importância dos mesmo para prevenção da saúde.

Discuta com a turma:

  • Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
  • Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
  • A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seu significado no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.- um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo. Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).

Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e a importância dos mesmo para prevenção da saúde.

Discuta com a turma:

  • Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
  • Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
  • A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá imprimir esta atividade aqui. Solicite que a dupla responda as questões em seus cadernos (5 minutos). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontraram a solução.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Intervenção:

Para os alunos que não conseguirem desenvolver a tarefa ou apresentarem dificuldades na resolução, utilize o guia de intervenções que pode ser impresso aqui.

Guia de intervenção

Propósito: Levar o aluno a saber relacionar as unidades de medidas (quantidades ingeridas) de massa e capacidade em situações relacionadas a saúde.

Discuta com a turma:

  • Como organizaram a resolução do problema do avô de João?
  • Qual etapa foi mais fácil resolver?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá imprimir esta atividade aqui. Solicite que a dupla responda as questões em seus cadernos (5 minutos). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontraram a solução.

Propósito: Levar o aluno a saber relacionar as unidades de medidas (quantidades ingeridas) de massa e capacidade em situações relacionadas a saúde.

Discuta com a turma:

  • Como organizaram a resolução do problema do avô de João?
  • Qual etapa foi mais fácil resolver?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Texto de apoio

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 13).

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Discussão das Soluções. select-down

Slide Plano Aula Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber relacionar diferentes unidades de medida para resolução de uma situação-problema presente na nossa vida.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos e aplicados na resolução de problemas cotidianos relacionados a medidas de massa, capacidade, volume, tempo.

Materiais de apoio e o referencial teórico sobre esta aula você encontra aqui e informações sobre o plano neste link.

Raio - X select-down

Slide Plano Aula Raio - X

Tempo sugerido: 7 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e resolvam problemas relacionados na área da saúde em que são empregadas diferentes unidades de medidas para tomada de decisão.

Orientação: Peça que os alunos leiam a questão, você poderá projetá-la ou imprimi-la, após a leitura promova um rápido debate sobre as informações contidas no texto e as quantidades de unidade de medidas apresentadas. Em seguida oriente que, sozinhos ou em duplas, resolvam a questão e promovam uma reflexão sobre os resultados obtidos. Se julgar oportuno, solicite que alguns alunos demonstrem no quadro como chegaram ao resultado.

Discuta com a turma:

  • A importância da utilização de quantidades corretas na aplicação de medicamento.
  • Saber interpretar e relacionar unidades de medida de capacidade e tempo na nossa vida.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.




Objetivos específicos

Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de massa e capacidade, presentes em embalagens, medicamentos para tomada de decisão em situações do cotidiano.

.




Conceito-chave

Unidades de massa ( grama e quilograma, litro, mililitro)




Recursos necessários

  • Data show
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula
Aquecimento

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Apresente a tabela aos alunos, que poderá ser projetada ou impressa. Comente sobre a importância de nos alimentarmos bem, e que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, informe a eles que de acordo com a organização mundial de saúde (OMS), o sal e o açúcar estão entre as substâncias que devem ser reduzidas na alimentação e o seu consumo está limitado a 5g (1g=400mg de sódio) e 50g diárias respectivamente. Dentre as opções apresentadas, solicite aos alunos que individualmente escolham uma opção de lanche de sua preferência entre dois e três itens e escrevam em seus cadernos, como também estabeleçam a quantidade de cada item que pretendem consumir. Depois solicite que adicione as quantidades de sódio e açúcar correspondentes e compare nesta refeição o quanto de açúcar e sódio é consumido em relação ao recomendado pela organização mundial de saúde. Caso queira um exemplo de resolução impressa desta atividade.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Propósito: Compor uma opção de lanche de acordo com suas preferências e observe a quantidade de açúcar e sódio ingeridos.

Discuta com a turma:

  • A sua escolha de lanche está dentro das recomendações diárias de açúcar e sódio ou já ultrapassou? se sim em quanto?
  • Se a quantidade de de açúcar ou sódio não foram ultrapassadas quanto ainda se poderia consumir, quais desses itens seria uma outra opção de lanche em outro horário?
  • Como poderia reduzir a quantidade de sódio e açúcar ingerido diariamente?
  • Quais foram as melhores opções de lanches apresentados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: concluir o aquecimento, informando que precisamos ser conscientes a respeito do que consumimos e que essas medidas são provenientes de estudos e pesquisas com o intuito de melhorar a saúde das pessoas.

Propósito: Conscientizar os alunos a respeito da importância da quantidade e da qualidade do que nos alimentamos.

Slide Plano Aula
Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seus significados no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.

Um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo.

Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).

Texto de apoio

Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e sua importância na prevenção da saúde.

Discuta com a turma:

  • Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
  • Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
  • A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?

Slide Plano Aula
Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seu significado no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.- um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo. Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).

Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e a importância dos mesmo para prevenção da saúde.

Discuta com a turma:

  • Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
  • Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
  • A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?

Slide Plano Aula
Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas produtivas e solicite que leiam os diálogos, em seguida, peça que anotem no caderno as informações, termos e palavras desconhecidas para que posteriormente pesquisem seu significado no dicionário. (Essa aula poderá ser trabalhada em conjunto com o professor de ciências, para que explique o processo da pressão do fluxo sanguíneo e como o sal e o açúcar provocam a retenção de líquidos no organismo, exigindo do coração mais esforço em bombear o sangue para o corpo.- um vídeo explicativo sobre Pressão Arterial pode ser acessado aqui, como também pode ser localizado no material de apoio para explicação do processo. Esclarecer aos alunos que para crianças e adolescentes os valores da pressão arterial são diferenciados e apresentados em tabelas de acordo com sexo e idade, (disponíveis em consultórios médicos).

Propósito: Estabelecer a relação entre quantidades de pequenas unidades de medidas de massa e capacidade e a importância dos mesmo para prevenção da saúde.

Discuta com a turma:

  • Se eles consomem comidas muito doces ou muito salgada?
  • Se algum aluno ou alguém de sua família tem problema de saúde devido a problemas com alimentação?
  • A importância das unidades de medidas para a nossa saúde ou seja, para uma vida saudável?

Slide Plano Aula
Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá imprimir esta atividade aqui. Solicite que a dupla responda as questões em seus cadernos (5 minutos). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontraram a solução.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Intervenção:

Para os alunos que não conseguirem desenvolver a tarefa ou apresentarem dificuldades na resolução, utilize o guia de intervenções que pode ser impresso aqui.

Guia de intervenção

Propósito: Levar o aluno a saber relacionar as unidades de medidas (quantidades ingeridas) de massa e capacidade em situações relacionadas a saúde.

Discuta com a turma:

  • Como organizaram a resolução do problema do avô de João?
  • Qual etapa foi mais fácil resolver?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Slide Plano Aula
Atividade principal.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Apresente o problema aos alunos, você poderá imprimir esta atividade aqui. Solicite que a dupla responda as questões em seus cadernos (5 minutos). Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar como encontraram a solução.

Propósito: Levar o aluno a saber relacionar as unidades de medidas (quantidades ingeridas) de massa e capacidade em situações relacionadas a saúde.

Discuta com a turma:

  • Como organizaram a resolução do problema do avô de João?
  • Qual etapa foi mais fácil resolver?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Slide Plano Aula
Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula
Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Texto de apoio

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula
Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 13).

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula
Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula
Discussão das Soluções.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 a 14).

Orientação: Apresente aos alunos as etapas da resolução. Você pode projetá-la ou escrevê-las no quadro. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la aqui. Solicite que expliquem como cada dupla pensou para resolver o problema. Caso alguma dupla da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e explique para os colegas. Solicite que os alunos resolvam as atividades complementares, você poderá imprimi-la aqui, na questão 2 da atividade complementar, solicite que os alunos comparem os resultados com a atividade principal e interpretem as conclusões a respeito dos níveis de elevação da pressão arterial. As resoluções das atividades complementares poderão ser impressas aqui.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, que exige etapas de solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém encontrou uma maneira mais simples ou diferente de resolução?
  • Precisamos resolver todas as etapas para chegarmos a conclusão do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de saber relacionar diferentes unidades de medida para resolução de uma situação-problema presente na nossa vida.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos e aplicados na resolução de problemas cotidianos relacionados a medidas de massa, capacidade, volume, tempo.

Materiais de apoio e o referencial teórico sobre esta aula você encontra aqui e informações sobre o plano neste link.

Slide Plano Aula
Raio - X

Tempo sugerido: 7 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e resolvam problemas relacionados na área da saúde em que são empregadas diferentes unidades de medidas para tomada de decisão.

Orientação: Peça que os alunos leiam a questão, você poderá projetá-la ou imprimi-la, após a leitura promova um rápido debate sobre as informações contidas no texto e as quantidades de unidade de medidas apresentadas. Em seguida oriente que, sozinhos ou em duplas, resolvam a questão e promovam uma reflexão sobre os resultados obtidos. Se julgar oportuno, solicite que alguns alunos demonstrem no quadro como chegaram ao resultado.

Discuta com a turma:

  • A importância da utilização de quantidades corretas na aplicação de medicamento.
  • Saber interpretar e relacionar unidades de medida de capacidade e tempo na nossa vida.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano