14890
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Reconto de lendas indígenas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Reconto de lendas indígenas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo “O lago Palaná”, disponível aqui, e vídeo “Nauã, a estrela das águas” (disponível aqui).
Textos para reconto:
“Kanata Wenjausu - A origem da noite”, disponível aqui;
“A história dos cachorros”, disponível aqui;
“Juruá vira peixe”, disponível aqui;
“Iauaretê-mirim e o rio”, disponível aqui;
“O saber dos avós”, disponível aqui.
Roteiro para o reconto, disponível aqui;
Tabela de autoavaliação, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Editor de vídeo Movavi (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial para subir vídeo e compartilhar link disponível aqui).

Introdução
Essa é a adaptação dos planos 11 e 12 desta sequência didática, e depende da aula anterior para poder ser realizada. Informe os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que esta aula será dedicada a planejar como serão feitos os vídeos dos recontos das lendas indígenas. Apoie-os para decidirem quais serão os grupos, as histórias utilizadas (as 5 histórias disponíveis estiveram nas atividades dos planos anteriores) e com quem vão compartilhar os recontos. Se for possível, faça uma videochamada para apoiar as decisões e evitar que alguma criança fique de fora dos grupos, ou que muitos grupos optem pela mesma história. Diga que você vai enviar dois vídeos de contação de histórias para que eles possam ter mais ideias para seus recontos. Peça que fiquem atentos à forma como as histórias foram contadas e aos materiais utilizados, comentando suas impressões no grupo de mensagens da turma.

Desenvolvimento
Estimule os estudantes a pensarem nas melhores formas para elaborar, junto com o grupo, o planejamento das histórias. Eles podem trocar ideias por meio de telefonemas, mensagens ou videochamada. Podem fazer um grupo no WhatsApp só para essa produção; para registrar seus planejamentos coletivamente, podem compartilhar um arquivo no Google Docs (tutorial disponível aqui). Envie o roteiro para apoiar a contação da história, lembre-os que a ideia é fazer um reconto oral e não ler a história, por isso adaptações e improvisos podem ocorrer. Estimule-os a ensaiar antes de iniciarem as gravações.
É importante que decidam se todos os integrante do grupo contarão trechos da história, ou só alguns, de modo que possam dividir o texto em partes. Devem decidir também que materiais vão ser utilizados para apoiar a narração (objetos ou ilustrações) e se haverá algum adulto que possa colaborar com a gravação. Se achar que os estudantes dispõem de acesso a programas de edição de vídeo no computador ou no celular, você pode sugerir que, depois de prontos, os trechos gravados por cada integrante do grupo possam ser unidos e editados. Você também pode ajudar nessa edição; para isso sugerimos o Movavi (tutorial disponível aqui), uma ferramenta de fácil utilização. Estipule um prazo para o término dessa tarefa e para o envio dos vídeos a você. Se os vídeos forem longos, não será possível enviá-los por mensagem no WhatsApp; nesse caso, oriente os estudantes a subirem o vídeo no Google Drive e compartilhem o link com você (veja o tutorial disponível aqui).

Fechamento
Para a finalização dessa proposta, sugerimos que você compartilhe com os estudantes todos os links dos recontos, para que os assistam e compartilhem com quem desejarem. Envie os seguintes questionamentos para que possam sistematizar alguns conhecimentos e avaliar o desempenho individual e do grupo: que características das lendas indígenas apareceram em todas as histórias? Quais etapas foram fundamentais para fazer o reconto oral dessas lendas? Como foi meu desempenho pessoal e do meu grupo durante o planejamento e a contação da história? Para apoiar a resposta ao último questionamento, você pode enviar uma tabela de autoavaliação, com critérios para uma boa exposição oral e para o desenvolvimento de uma boa narrativa (disponível aqui).

Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. Os membros da família podem ser convidados para auxiliarem na organização dos materiais necessários para a gravação e na própria gravação e edição dos vídeos. Podem apoiar também a comunicação entre os participantes do grupo. Por fim, podem se divertir assistindo aos vídeos e compartilhando-os com amigos e parentes.

Sugestão Enviada Por: Renata Capovilla e Greta Fragata


Código: LPO4_02SQA12

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas