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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Classificação de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Classificação de palavras

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Materiais necessários: Cartelas de ovos grande, fita adesiva e tampinhas de garrafa coloridas. Serão necessárias aproximadamente 150 tampinhas de garrafas pet (isso dependerá do número de palavras que escolher para o jogo). Orientações para o jogo:

  • Una com fita adesiva duas cartelas de ovos de modo perpendicular.
  • Etiquete as tampas de garrafas de garrafa pet.
  • Em 10 das tampas de garrafa escreva as coordenadas (A, B, C, D, E) e (1, 2, 3, 4 , 5). As letras ocupam a linha vertical e os números ocupam a linha horizontal. Link para impressão aqui
  • Deixe algumas tampinhas sem etiquetar.
  • Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
  • Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.
  • Em atividades que necessitem de leitura/ escrita deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.

Dificuldades antecipadas: Supõe-se que todos os alunos estejam alfabetizados, caso não, forme duplas de saberes heterogêneos a fim de ter uma aprendizagem coletiva e colaborativa. No jogo proposto a observação mais individualizada do professor pode revelar dificuldades comuns à maioria direcionando para correções coletivas, em duplas ou mais individualizada, se necessário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em: 10 nov 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Projete o link no slide.
  • Leia a história “Pêssego, pera e ameixa no pomar” para os alunos.
  • Faça uma lista coletiva das palavras que os alunos mais gostaram ou acharam interessante. Atente-se para o fato da lista conter palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
  • Escreva a lista em cartolina.
  • Exemplo para a lista de palavras: meu, fez, bem, vez, me, no, e, eu, os, a, três, vou, olhar, achar, pera, pomar, bruxa, todo, mundo, quente, vela, velha, cesto, João, neném, torta, eles, segredo, ladeira, amigo, contente, pastora, polegar, pequeno, ameixa, pêssego, ursinhos, socorro, fogueira, chegando, Maria, ajude, descobrindo, navegando, esfriando, prateleira, cozinheira, Cinderela, babadinhos, feiticeira.
  • Conte junto com os alunos através de palmas a quantidade de sílabas que existe em cada palavra.

Materiais complementares: cartolina, pincel atômico, projetor de slides, link para o livro (aqui).

AHLBERG, Allan; AHLBERG, Janet. Pêssego, pera, ameixa no pomar. 1ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/taboao/1-pssego-pera-ameixa-no-pomar>. Acesso em: 13 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que escrevam na etiqueta das tampinhas de garrafas as sílabas das palavras da lista feita junto com os alunos, na etapa anterior.
  • Cada classificação das palavras (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba) deverá ter uma cor diferente das tampinhas.
  • O jogador A escolhe um conjunto de tampinhas com uma das palavras retiradas do texto “Pêssego, Pera, Ameixa no Pomar”.
  • O jogador A deverá escolher uma palavras monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.
  • O jogador A escolhe uma palavra e a dispõe na vertical ou horizontal ocupando as coordenadas ( A, B, C, D, E e 1, 2, 3, 4 , 5) como quiser desde que as sílabas se disponham na ordem correta.
  • O jogador B diz uma coordenada caso erre ele cobre a coordenada com uma tampinha sem etiqueta. Caso acerte o jogador A entrega-lhe a tampinha com a sílaba correspondente.
  • O jogador B terá 5 chances para formar a palavra e dizer se ela é uma monossílaba, uma dissílaba, uma trissílaba ou uma polissílaba. Caso não acerte as posições serão invertidas e assim por diante. Se errar na classificação da sílaba não terá problema pois este não é intenção de competição.
  • Faça a quantidade de jogos de acordo com o número de alunos da turma.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre com os alunos as nomenclaturas. Questione:
  • Vocês se lembram o que significa os sufixos mono, di, tri, poli ? A expectativa de resposta é que os alunos se recordem que mono significa único/um, di significa dois, tri significa três e poli significa muito.
  • Quantas sílabas tem uma palavra monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba? Espere que os alunos respondam que monossílaba é uma palavra com apenas 1 sílaba, que a palavra dissílaba tem 2 sílabas, que quando houver 3 sílabas classifica-se como trissílaba e que quando a palavra tem 4 ou mais sílabas é chamada de polissílaba.
  • Em duplas peça aos alunos que completem a tabela organizando as palavras da lista classificando-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba. Faça a correção coletiva no quadro.

Materiais complementares: cópias de material impresso, disponível aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Materiais necessários: Cartelas de ovos grande, fita adesiva e tampinhas de garrafa coloridas. Serão necessárias aproximadamente 150 tampinhas de garrafas pet (isso dependerá do número de palavras que escolher para o jogo). Orientações para o jogo:

  • Una com fita adesiva duas cartelas de ovos de modo perpendicular.
  • Etiquete as tampas de garrafas de garrafa pet.
  • Em 10 das tampas de garrafa escreva as coordenadas (A, B, C, D, E) e (1, 2, 3, 4 , 5). As letras ocupam a linha vertical e os números ocupam a linha horizontal. Link para impressão aqui
  • Deixe algumas tampinhas sem etiquetar.
  • Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
  • Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.
  • Em atividades que necessitem de leitura/ escrita deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.

Dificuldades antecipadas: Supõe-se que todos os alunos estejam alfabetizados, caso não, forme duplas de saberes heterogêneos a fim de ter uma aprendizagem coletiva e colaborativa. No jogo proposto a observação mais individualizada do professor pode revelar dificuldades comuns à maioria direcionando para correções coletivas, em duplas ou mais individualizada, se necessário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em: 10 nov 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
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Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Projete o link no slide.
  • Leia a história “Pêssego, pera e ameixa no pomar” para os alunos.
  • Faça uma lista coletiva das palavras que os alunos mais gostaram ou acharam interessante. Atente-se para o fato da lista conter palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
  • Escreva a lista em cartolina.
  • Exemplo para a lista de palavras: meu, fez, bem, vez, me, no, e, eu, os, a, três, vou, olhar, achar, pera, pomar, bruxa, todo, mundo, quente, vela, velha, cesto, João, neném, torta, eles, segredo, ladeira, amigo, contente, pastora, polegar, pequeno, ameixa, pêssego, ursinhos, socorro, fogueira, chegando, Maria, ajude, descobrindo, navegando, esfriando, prateleira, cozinheira, Cinderela, babadinhos, feiticeira.
  • Conte junto com os alunos através de palmas a quantidade de sílabas que existe em cada palavra.

Materiais complementares: cartolina, pincel atômico, projetor de slides, link para o livro (aqui).

AHLBERG, Allan; AHLBERG, Janet. Pêssego, pera, ameixa no pomar. 1ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/taboao/1-pssego-pera-ameixa-no-pomar>. Acesso em: 13 nov. 2018.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que escrevam na etiqueta das tampinhas de garrafas as sílabas das palavras da lista feita junto com os alunos, na etapa anterior.
  • Cada classificação das palavras (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba) deverá ter uma cor diferente das tampinhas.
  • O jogador A escolhe um conjunto de tampinhas com uma das palavras retiradas do texto “Pêssego, Pera, Ameixa no Pomar”.
  • O jogador A deverá escolher uma palavras monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba.
  • O jogador A escolhe uma palavra e a dispõe na vertical ou horizontal ocupando as coordenadas ( A, B, C, D, E e 1, 2, 3, 4 , 5) como quiser desde que as sílabas se disponham na ordem correta.
  • O jogador B diz uma coordenada caso erre ele cobre a coordenada com uma tampinha sem etiqueta. Caso acerte o jogador A entrega-lhe a tampinha com a sílaba correspondente.
  • O jogador B terá 5 chances para formar a palavra e dizer se ela é uma monossílaba, uma dissílaba, uma trissílaba ou uma polissílaba. Caso não acerte as posições serão invertidas e assim por diante. Se errar na classificação da sílaba não terá problema pois este não é intenção de competição.
  • Faça a quantidade de jogos de acordo com o número de alunos da turma.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Relembre com os alunos as nomenclaturas. Questione:
  • Vocês se lembram o que significa os sufixos mono, di, tri, poli ? A expectativa de resposta é que os alunos se recordem que mono significa único/um, di significa dois, tri significa três e poli significa muito.
  • Quantas sílabas tem uma palavra monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba? Espere que os alunos respondam que monossílaba é uma palavra com apenas 1 sílaba, que a palavra dissílaba tem 2 sílabas, que quando houver 3 sílabas classifica-se como trissílaba e que quando a palavra tem 4 ou mais sílabas é chamada de polissílaba.
  • Em duplas peça aos alunos que completem a tabela organizando as palavras da lista classificando-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba. Faça a correção coletiva no quadro.

Materiais complementares: cópias de material impresso, disponível aqui.

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