14887
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Diário: diferentes variações linguísticas no gênero do discurso vlog.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: diferentes variações linguísticas no gênero do discurso vlog.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial disponível aqui).

Material para a atividade:
Vlog Bráulio Bessa (disponível aqui); Vlog da Dorô (disponível aqui); Vlog Gabriel Miller (disponível aqui) e Vlog Julia Silva (disponível aqui).

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Flipgrid (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie as perguntas do slide de introdução em áudios pelo WhatsApp. Em seguida, compartilhe os vídeos sugeridos no plano e pergunte o que chama a atenção deles nos vídeos assistidos. Siga as orientações para a reflexão proposta no plano. Mande o link dos vídeos e a pergunta pelo WhatsApp. Eles poderão responder por esse mesmo canal.

Desenvolvimento
Desafie os alunos a produzirem um vídeo curto. Antes, eles produzirão um roteiro para gravar o vlog. Crie um documento para cada aluno no Google, para que eles elaborem o roteiro e você possa acompanhá-los. Compartilhe também as orientações e perguntas sugeridas no plano para guiar a produção do roteiro. Compartilhe o roteiro e o quadro avaliativo proposto no slide para que os alunos façam uma autoavaliação antes da gravação. Após a finalização dos roteiros, peça que gravem individualmente ou com ajuda dos familiares os vídeos e enviem via Google Drive ou Flipgrid.

Fechamento
Matando a saudades! Peça que compartilhem pelo WhatsApp impressões de como foi realizar a atividade e poder rever os colegas pelos vídeos compartilhados.

Convite às famílias
Convide os familiares a assistirem a alguns vídeos dos colegas junto com a criança. Peça que, se possível, ajudem a criança a gravar seu próprio vídeo para a atividade.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA11

(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas