14884
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de apresentação oral de animais da África, utilizando verbetes orais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Planejamento de apresentação oral de animais da África, utilizando verbetes orais.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor para a apresentação dos slides e cópias do material abaixo.

Sugestão para imagens dos animais (clique aqui para acessar).

Exemplos de verbetes orais: Verbete do camelo e do Peixe.

Roteiro para elaboração do verbete oral e modelo de texto lacunado (clique aqui para acessar).

Verbetes para seleção de informações (clique aqui para acessar).

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: CAVALCANTI, M.C.B; MENDONÇA, M; SANTOS,C.F. (org). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em sistematizar/organizar ideias para o planejamento de uma exposição.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B; EDNIR, M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: CAVALCANTI, M.C.B; MENDONÇA, M; SANTOS,C.F. (org). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • A proposta dessa aula é elaborar um roteiro, preenchendo-o com as informações necessárias, para realizar uma apresentação oral sobre alguns animais que vivem na África, tendo como inspiração os verbetes orais e escritos vistos ao longo dessa sequência.
  • Apresente o título da aula para a turma.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando novamente os exemplos de verbetes orais e fazendo uma breve retomada sobre as questões que já foram abordadas sobre essa modalidade de verbete. Questione:
  • Agora que revimos alguns verbetes apresentados na modalidade oral, vamos retomar algumas questões sobre eles.
  • Quem pode explicar como são as caraterísticas do verbete, como, por exemplo, o tipo de linguagem que é usada? Espera-se que eles digam que os verbetes orais apresentam características parecidas com os escritos. Apresentam linguagem mais formal, utilizando uma linguagem técnica.
  • Quem pode falar sobre o tom de voz usado nos verbetes orais? Ele é formal ou informal? Por quê? Os alunos devem dizer que o tom de voz deve ser formal. Destaque que nas apresentações dos verbetes é importante não usar gírias, nem expressões mais informais.
  • Nas apresentações de verbete orais, as imagens são importantes? Por quê? Eles devem afirmar que sim, pois as imagens ajudam o ouvinte a compreender melhor as explicações.
  • Nos verbetes escritos as imagens se relacionam com o texto. O mesmo acontece nos verbetes orais? Ou qualquer imagem pode ser usada? Espera-se que eles afirmem que as imagens devem ter a ver com o que se explica, destacando e exemplificando aquilo que se está descrevendo.
  • Os verbetes orais são textos longos ou mais curtos do que são os escritos? Eles devem citar que são textos mais curtos, pois se forem longos, podem se tornar cansativos e deixarem de ser atrativos para o ouvinte.
  • E em quais situações os verbetes orais são usados? Eles devem dizer em seminários, em exposições, feiras de conhecimentos, aulas explicativas, palestras, documentários entre outros eventos que envolvam a divulgação de textos científicos. As crianças devem perceber, então, que sempre são eventos formais, daí a necessidade da linguagem e da forma de apresentá-los serem formais também.
  • Após essa retrospectiva, relembre que, como sugerido anteriormente, eles irão pensar sobre uma exposição dos animais que vivem na África, apresentando, de forma oral, para ouvintes, algumas informações científicas sobre esses animais, usando, então, os verbetes como textos de apoio para obterem as informações que precisam. Questione:
  • Alguém já foi em uma exposição cujas informações apresentadas foram retiradas de verbetes? Caso tenha alguma afirmativa, complemente a pergunta:

Quem pode me dizer como é uma exposição utilizando verbetes? Resposta pessoal. É provável que eles digam que na exposição existe uma temática que é contemplada e que as informações são divulgadas através de apresentações ou o texto fica exposto para quem quer ler, sendo que todas as informações tiveram como fonte única os verbetes, sendo, portanto, informações científicas.

  • E uma exposição de verbetes orais? Alguém já viu? Resposta pessoal.
  • Em quais lugares vocês acham que é possível acontecer uma exposição desse tipo? Espera-se que retomem os lugares comentados na última alínea do item 1..
  • Para vocês, como deve ser a exposição de verbetes dos animais da África utilizando a modalidade oral para apresentá-los? Resposta pessoal, mas espera-se que comentem alguns dos pontos retomados no item 1.
  • Convide-os a pensarem na organização desse evento, para isso, organize a sala em 5 grupos..

Materiais complementares: Verbete do camelo e do Peixe

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Essa parte deve durar 7 minutos.
  • A ideia é utilizar esse primeiro momento para pensar na produção do evento. Após a organização dos cinco grupos, discuta, oralmente, com eles alguns pontos, tais como: data do evento, horário, local da exposição, as turmas que serão convidadas, como será a abertura do evento, a ordem das apresentações, estabelecer um tempo para possíveis perguntas feita pelo público, encerramento e a divulgação do evento.
  • À medida que eles forem decidindo, registre as conclusões deles no quadro, estabelecendo assim, o roteiro do evento. Seguem sugestões que podem ser trabalhadas no planejamento dessa produção.Nesse momento, convide:
  • Vamos pensar na produção da exposição do evento discutindo algumas ações e registrá-las em forma de roteiro. Isso ajudará a se organizarem e prepararem para as apresentações.

I) Estabeleça uma data que seja dentro da aula da disciplina, que favoreça a atividade e, sobretudo, considerando um tempo para eles estudarem e se apropriarem das falas. Sugere-se uma semana. Combine com a turma a data, levando em consideração o perfil da turma.

II) Horário : esse ponto deverá ser dentro da proposta da aula.Considere a mobilidade e a arrumação do local para estabelecer esse horário.

III) Local da exposição : Considere espaços como bibliotecas, auditórios ou corredores próprios para fixação de murais.

IV) Turmas convidadas: Sugere-se convidar turmas de 2º ao 5º ano, visto que, é um evento que atende mais a essas séries.

VII) Textos de abertura e encerramento: Os alunos podem propor uma apresentação. Produza com eles um breve texto, oralmente, e registre-o no quadro. A ideia é que eles citem para a produção do texto de abertura o título que foi dado ao evento, o motivo da produção do evento, a ordem das apresentações e informem que eles terão um momento para fazer perguntas. Assim, como o texto de encerramento, destaque a importância dos agradecimentos e sugira que eles comentem brevemente como foi realizar e participar da exposição oral dos verbetes.Ou é possível propor a sugestão do modelo de texto de abertura e encerramento em materiais complementares.

VIII) Apresentações: Explique que cada grupo terá um tempo para apresentar, tendo um tempo de cinco minutos.

A sugestão é que cada grupo utilize um tempo de cinco minutos, utilizando painéis para a exposição de fotos/imagens do animal que irá produzir os verbetes orais. Cada grupo ficará responsável pela apresentação de um painel/cartaz ou outra forma que selecionaram para registrar as fotos e/ou texto de apoio.

IX) Momentos para perguntas: Explique que pode ocorrer que algum aluno convidado queira realizar uma pergunta e para não ser feita durante a apresentação, o que pode atrapalhar, é importante estabelecer um momento para as perguntas. Explique que as perguntas serão mediadas, sendo consideradas perguntas dentro da temática e possível de ser respondidas por eles. Diante disso, destaque a importância deles dominarem as informações dos verbetes dos animais que eles irão apresentar.

X) Divulgação: Sugira a divulgação nas salas, combine com os professores das salas convidadas um momento para os alunos realizarem o convite. Eles podem ler alguns tópicos do roteiro, como o título da exposição, explicando que será uma exposição de verbetes orais de animais da África, a data, horário e o local da exposição. Assim como a divulgação dos cartazes, cada grupo pode registrar essas mesmas informações em um cartaz utilizando cartolina, papel duplex ou A3 e fixar seu cartaz pela escola.

  • Registre na folha A3 à parte o que foi concluído pela turma. Ao final, leia para a turma, para verificarem se querem acrescentar mais alguma informação para o evento.Anexe esse roteiro no mural da sala e deixe-o visível.
  • Depois dessa atividade, convide-os a pensar sobre a produção da exposição, como a seleção das imagens/fotos e verbetes.
  • Vamos agora pensar sobre a produção dos verbetes orais, como a escolha dos textos da modalidade escrita que servirão de apoio para a produção da forma oral!
  • O que vocês acham que é preciso para produzir uma exposição de verbetes, na modalidade oral, dos animais da África? É provável que eles afirmem que além dos verbetes e produções que envolvam as imagens e produções de cartazes
  • De que maneira podemos utilizar os verbetes escritos para produzir os da modalidade oral? Os alunos podem citar que utilizarão os verbetes na modalidade escrita para selecionar as informações que serão apresentadas.
  • Será necessário usarmos fotos/imagens? Eles devem responder que sim, visto que já aprenderam que os verbetes, tanto o escrito quanto o oral, utilizam imagens.

Escute as ideias deles.É provável que eles falem que vão precisar escolher os verbetes e as fotos. Questione:

  • Como será a apresentação? Todos irão falar, vocês vão revezar com os colegas? Onde ficará cada grupo? Utilizaremos a parede para expor as fotos/imagens? Ou cartazes para expor as imagens? Colocaremos em tipos “quadros” com moldura de papel? Ou móbiles? Quais tipos de papéis usaremos? Cartolina, duplex, papel metro ou outro tipo? (resposta pessoal)

Materiais complementares: Modelo de texto de abertura - sugestão

Modelo de texto de encerramento - sugestão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Essa parte deve durar aproximadamente 20 minutos.
  • Sugere-se trabalhar com os verbetes dos animais da África que já foram estudados pelos alunos, isso porque facilitaria a apropriação das informações, visto que são textos que eles já têm conhecimento. Entretanto, dentro da perspectiva do plano, outros animais que vivem na África podem também ser abordados.
  • Apresente, então, os verbetes do leão, do rinoceronte, da girafa, do leopardo e do camelo. Cada grupo ficará com um verbete. Essa escolha pode ser feita entre eles, chegando a um acordo, onde cada grupo escolha um animal ou pode ser feito um sorteio. A ideia é que eles participem desta etapa. Entretanto, faça a mediação de maneira que o verbete escolhido por eles atenda ao perfil de cada grupo. Por exemplo, o verbete do leão, que é um texto mais complexo, pode ficar com alunos que tenham mais vivência com apresentações orais. É importante que isso aconteça de uma maneira mais tranquila, destacando que todos são capazes de realizar as apresentações.
  • Depois que cada grupo já estiver com o verbete escolhido em mãos, pergunte:

  • Vocês já sabem que na modalidade escrita os verbetes trazem uma quantidade maior de informações, diferente dos verbetes orais, que devem ser mais breves. Então, agora que estão com os textos em mãos, vamos pensar em quais informações não podemos deixar de apresentar na modalidade oral! Para isto, vocês vão elaborar um roteiro para selecioná-las.
  • Quais informações vocês acham que o verbete oral deve ter sobre esses animais?

A ideia é que eles citem informações importantes como o nome, local onde vivem, características físicas e algumas curiosidades sobre a vida desses bichos, tais como: como caçam, se vivem em bandos ou sozinhos, o tempo de vida, se tem parentesco com outros animais, entre outras. Porém, se eles não chegarem nesses pontos, faça a intervenção:

  • Vou sugerir alguns pontos que devem ter no roteiro e, se necessário, vocês podem acrescentar outros. No verbete oral é importante que tenha:
  • O nome do animal, inclusive o científico? Espera-se que os alunos digam sim.
  • Onde eles vivem na África? Nas florestas, savanas ou pântanos? Eles devem citar que esses animais podem viver em savanas e pântanos, como o caso do rinoceronte.
  • As suas características físicas? Espera-se que os alunos digam sim.
  • Curiosidades sobre o modo de vida deles? Se são conhecidos como outros nomes, como caçam, a relação da fêmea com o macho e as suas diferenças,até mesmo físicas, se vivem sozinhos, como se relacionam com os seres humanos entre outras? Espera-se que os alunos digam sim.
  • Depois das escolhas dos tópicos, entregue a atividade do roteiro. Nela terá um espaço caso a turma julgue necessário acrescentar mais algum ponto. Peça que eles selecionem essas informações no verbete escrito, e, em seguida, organizem essas ideias formando um pequeno texto, do qual eles terão que se apropriar para apresentá-lo. Destaque que, no momento de organizar essas explicações, eles devem pensar sempre no ouvinte, por isso cada grupo pode utilizar dos conhecimentos sobre os sinônimos para substituir determinados termos técnicos, para que na apresentação o ouvinte compreenda as explicações, e, de fato, se aproprie delas, garantindo o objetivo do gênero, que é produzir divulgação de informações científicas. E, que até mesmo eles estejam seguros do que estão apresentando. Na atividade terá uma opção de texto lacunado, dentro dos padrões do verbete, entretanto, a depender do nível da turma, eles podem produzir esse texto de maneira autônoma e que atenda às característica do gênero.
  • Análise as informações que foram selecionadas e organizadas em formato de texto. Verifique se é de fato um texto coerente e faça as correções necessárias. Faça isso indo em cada grupo. Peça que observem se teve escrita equivocada, se as informações apresentam coerência e se atendem às regularidades do gênero, principalmente, quando usado na modalidade oral. Garanta que todos os textos estejam ajustados por eles.

Materiais complementares: Roteiro para elaboração do verbete oral

Verbetes escritos dos animais sugeridos para a exposição.

Roteiro- gabarito

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Essa parte deve durar 10 minutos
  • Antes do processo de seleção de fotos, questione:
  • Além das informações que selecionamos para apresentar os animais da África, o que mais vocês acham que poderia ser apresentado, visando exemplificar/ilustrar o que estamos apresentando oralmente? Espera-se que eles citem as fotos ou imagens.
  • Distribua as fotos/imagens e peça que eles as escolham. Essas imagens podem ser as que os próprios alunos trouxeram (solicitada no plano anterior dessa sequência) ou as que disponibilizamos nos materiais complementares. Explique que eles irão selecionar as fotos/imagens que melhor representem os dados que foram selecionados para o verbete oral. Questione:
  • Vocês acham que devem ser expostas muitas fotos para a apresentação do verbete oral? Caso coloquemos muitas fotos, vocês acham que ajudaria o ouvinte a compreender as informações ou poderiam direcionar sua atenção apenas para as fotos?

  • É importante que eles determinem uma quantidade máxima de fotos, pois a imagem deve estar a serviço do texto oral, auxiliando a compreender as informações que serão apresentadas na modalidade oral, não podendo tirar o foco principal do ouvinte, que são essas explicações. Considere entre 3 a 5 a quantidade ideal. Continue com as intervenções sobre as escolhas das fotos/imagens:

  • E o tamanho das fotos/imagens? Devem ser grandes ou bem pequenas?
  • Os alunos devem optar por tamanhos médios ou grandes. Eles devem também pensar sobre esses aspecto, pois a imagem deve estar nítida e destacar as explicações que serão passadas do animal.Além da questão deles manterem um padrão/formato dessa exposição, que exigirá posturas mais formais dos alunos.
  • Deixe registrado no quadro o que eles concluíram sobre a seleção das imagens, orientando que eles devem levar em consideração esses aspectos na hora de escolherem.
  • Adote uma postura mediadora e acompanhe os grupos, observando se as informações selecionadas ( incluindo as imagens/fotos) atendem ao roteiro e se elas, no contexto de uma fala, vão manter uma coesão e coerência, pois, ao fim desta etapa, eles devem ter o verbete oral para apresentação e as imagens selecionadas.
  • Se possível, feche a aula com ensaios. Caso, isso não seja possível, combine com a turma outros momentos para os ensaios.

Materiais complementares: Sugestão de fotos para a exposição.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Combine com eles que cada grupo deverá se apresentar para ensaiar a apresentação e analisar os pontos que precisam ser ajustados. Para isso, eles devem se colocar no lugar do ouvinte e atentar-se aos seguintes pontos que devem ser contemplados no verbete oral:
  • Se o tom de voz foi adequado: formal e se favoreceu a compreensão do texto oral (se falou muito baixo ou alto demais).
  • Se eles utilizaram uma linguagem técnica mas acessível, de maneira, que o ouvinte consiga entender as explicações.
  • Na apresentação todas as informações selecionadas estão sendo ditas? Observar se de fato se apropriaram do texto.
  • Se as imagens conseguiram representar as explicações sobre o animal.
  • Peça que os grupos façam mais uma rodada de ensaios, pensando nos ajustes que já foram feitos. A cada ensaio permita que eles se aprimorem, podendo inclusive, gravar e analisar a própria atuação. Sugira que eles façam treinos com a família, deixando-os mais seguros para o dia do evento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor para a apresentação dos slides e cópias do material abaixo.

Sugestão para imagens dos animais (clique aqui para acessar).

Exemplos de verbetes orais: Verbete do camelo e do Peixe.

Roteiro para elaboração do verbete oral e modelo de texto lacunado (clique aqui para acessar).

Verbetes para seleção de informações (clique aqui para acessar).

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: CAVALCANTI, M.C.B; MENDONÇA, M; SANTOS,C.F. (org). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em sistematizar/organizar ideias para o planejamento de uma exposição.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B; EDNIR, M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: CAVALCANTI, M.C.B; MENDONÇA, M; SANTOS,C.F. (org). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • A proposta dessa aula é elaborar um roteiro, preenchendo-o com as informações necessárias, para realizar uma apresentação oral sobre alguns animais que vivem na África, tendo como inspiração os verbetes orais e escritos vistos ao longo dessa sequência.
  • Apresente o título da aula para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando novamente os exemplos de verbetes orais e fazendo uma breve retomada sobre as questões que já foram abordadas sobre essa modalidade de verbete. Questione:
  • Agora que revimos alguns verbetes apresentados na modalidade oral, vamos retomar algumas questões sobre eles.
  • Quem pode explicar como são as caraterísticas do verbete, como, por exemplo, o tipo de linguagem que é usada? Espera-se que eles digam que os verbetes orais apresentam características parecidas com os escritos. Apresentam linguagem mais formal, utilizando uma linguagem técnica.
  • Quem pode falar sobre o tom de voz usado nos verbetes orais? Ele é formal ou informal? Por quê? Os alunos devem dizer que o tom de voz deve ser formal. Destaque que nas apresentações dos verbetes é importante não usar gírias, nem expressões mais informais.
  • Nas apresentações de verbete orais, as imagens são importantes? Por quê? Eles devem afirmar que sim, pois as imagens ajudam o ouvinte a compreender melhor as explicações.
  • Nos verbetes escritos as imagens se relacionam com o texto. O mesmo acontece nos verbetes orais? Ou qualquer imagem pode ser usada? Espera-se que eles afirmem que as imagens devem ter a ver com o que se explica, destacando e exemplificando aquilo que se está descrevendo.
  • Os verbetes orais são textos longos ou mais curtos do que são os escritos? Eles devem citar que são textos mais curtos, pois se forem longos, podem se tornar cansativos e deixarem de ser atrativos para o ouvinte.
  • E em quais situações os verbetes orais são usados? Eles devem dizer em seminários, em exposições, feiras de conhecimentos, aulas explicativas, palestras, documentários entre outros eventos que envolvam a divulgação de textos científicos. As crianças devem perceber, então, que sempre são eventos formais, daí a necessidade da linguagem e da forma de apresentá-los serem formais também.
  • Após essa retrospectiva, relembre que, como sugerido anteriormente, eles irão pensar sobre uma exposição dos animais que vivem na África, apresentando, de forma oral, para ouvintes, algumas informações científicas sobre esses animais, usando, então, os verbetes como textos de apoio para obterem as informações que precisam. Questione:
  • Alguém já foi em uma exposição cujas informações apresentadas foram retiradas de verbetes? Caso tenha alguma afirmativa, complemente a pergunta:

Quem pode me dizer como é uma exposição utilizando verbetes? Resposta pessoal. É provável que eles digam que na exposição existe uma temática que é contemplada e que as informações são divulgadas através de apresentações ou o texto fica exposto para quem quer ler, sendo que todas as informações tiveram como fonte única os verbetes, sendo, portanto, informações científicas.

  • E uma exposição de verbetes orais? Alguém já viu? Resposta pessoal.
  • Em quais lugares vocês acham que é possível acontecer uma exposição desse tipo? Espera-se que retomem os lugares comentados na última alínea do item 1..
  • Para vocês, como deve ser a exposição de verbetes dos animais da África utilizando a modalidade oral para apresentá-los? Resposta pessoal, mas espera-se que comentem alguns dos pontos retomados no item 1.
  • Convide-os a pensarem na organização desse evento, para isso, organize a sala em 5 grupos..

Materiais complementares: Verbete do camelo e do Peixe

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Essa parte deve durar 7 minutos.
  • A ideia é utilizar esse primeiro momento para pensar na produção do evento. Após a organização dos cinco grupos, discuta, oralmente, com eles alguns pontos, tais como: data do evento, horário, local da exposição, as turmas que serão convidadas, como será a abertura do evento, a ordem das apresentações, estabelecer um tempo para possíveis perguntas feita pelo público, encerramento e a divulgação do evento.
  • À medida que eles forem decidindo, registre as conclusões deles no quadro, estabelecendo assim, o roteiro do evento. Seguem sugestões que podem ser trabalhadas no planejamento dessa produção.Nesse momento, convide:
  • Vamos pensar na produção da exposição do evento discutindo algumas ações e registrá-las em forma de roteiro. Isso ajudará a se organizarem e prepararem para as apresentações.

I) Estabeleça uma data que seja dentro da aula da disciplina, que favoreça a atividade e, sobretudo, considerando um tempo para eles estudarem e se apropriarem das falas. Sugere-se uma semana. Combine com a turma a data, levando em consideração o perfil da turma.

II) Horário : esse ponto deverá ser dentro da proposta da aula.Considere a mobilidade e a arrumação do local para estabelecer esse horário.

III) Local da exposição : Considere espaços como bibliotecas, auditórios ou corredores próprios para fixação de murais.

IV) Turmas convidadas: Sugere-se convidar turmas de 2º ao 5º ano, visto que, é um evento que atende mais a essas séries.

VII) Textos de abertura e encerramento: Os alunos podem propor uma apresentação. Produza com eles um breve texto, oralmente, e registre-o no quadro. A ideia é que eles citem para a produção do texto de abertura o título que foi dado ao evento, o motivo da produção do evento, a ordem das apresentações e informem que eles terão um momento para fazer perguntas. Assim, como o texto de encerramento, destaque a importância dos agradecimentos e sugira que eles comentem brevemente como foi realizar e participar da exposição oral dos verbetes.Ou é possível propor a sugestão do modelo de texto de abertura e encerramento em materiais complementares.

VIII) Apresentações: Explique que cada grupo terá um tempo para apresentar, tendo um tempo de cinco minutos.

A sugestão é que cada grupo utilize um tempo de cinco minutos, utilizando painéis para a exposição de fotos/imagens do animal que irá produzir os verbetes orais. Cada grupo ficará responsável pela apresentação de um painel/cartaz ou outra forma que selecionaram para registrar as fotos e/ou texto de apoio.

IX) Momentos para perguntas: Explique que pode ocorrer que algum aluno convidado queira realizar uma pergunta e para não ser feita durante a apresentação, o que pode atrapalhar, é importante estabelecer um momento para as perguntas. Explique que as perguntas serão mediadas, sendo consideradas perguntas dentro da temática e possível de ser respondidas por eles. Diante disso, destaque a importância deles dominarem as informações dos verbetes dos animais que eles irão apresentar.

X) Divulgação: Sugira a divulgação nas salas, combine com os professores das salas convidadas um momento para os alunos realizarem o convite. Eles podem ler alguns tópicos do roteiro, como o título da exposição, explicando que será uma exposição de verbetes orais de animais da África, a data, horário e o local da exposição. Assim como a divulgação dos cartazes, cada grupo pode registrar essas mesmas informações em um cartaz utilizando cartolina, papel duplex ou A3 e fixar seu cartaz pela escola.

  • Registre na folha A3 à parte o que foi concluído pela turma. Ao final, leia para a turma, para verificarem se querem acrescentar mais alguma informação para o evento.Anexe esse roteiro no mural da sala e deixe-o visível.
  • Depois dessa atividade, convide-os a pensar sobre a produção da exposição, como a seleção das imagens/fotos e verbetes.
  • Vamos agora pensar sobre a produção dos verbetes orais, como a escolha dos textos da modalidade escrita que servirão de apoio para a produção da forma oral!
  • O que vocês acham que é preciso para produzir uma exposição de verbetes, na modalidade oral, dos animais da África? É provável que eles afirmem que além dos verbetes e produções que envolvam as imagens e produções de cartazes
  • De que maneira podemos utilizar os verbetes escritos para produzir os da modalidade oral? Os alunos podem citar que utilizarão os verbetes na modalidade escrita para selecionar as informações que serão apresentadas.
  • Será necessário usarmos fotos/imagens? Eles devem responder que sim, visto que já aprenderam que os verbetes, tanto o escrito quanto o oral, utilizam imagens.

Escute as ideias deles.É provável que eles falem que vão precisar escolher os verbetes e as fotos. Questione:

  • Como será a apresentação? Todos irão falar, vocês vão revezar com os colegas? Onde ficará cada grupo? Utilizaremos a parede para expor as fotos/imagens? Ou cartazes para expor as imagens? Colocaremos em tipos “quadros” com moldura de papel? Ou móbiles? Quais tipos de papéis usaremos? Cartolina, duplex, papel metro ou outro tipo? (resposta pessoal)

Materiais complementares: Modelo de texto de abertura - sugestão

Modelo de texto de encerramento - sugestão.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Essa parte deve durar aproximadamente 20 minutos.
  • Sugere-se trabalhar com os verbetes dos animais da África que já foram estudados pelos alunos, isso porque facilitaria a apropriação das informações, visto que são textos que eles já têm conhecimento. Entretanto, dentro da perspectiva do plano, outros animais que vivem na África podem também ser abordados.
  • Apresente, então, os verbetes do leão, do rinoceronte, da girafa, do leopardo e do camelo. Cada grupo ficará com um verbete. Essa escolha pode ser feita entre eles, chegando a um acordo, onde cada grupo escolha um animal ou pode ser feito um sorteio. A ideia é que eles participem desta etapa. Entretanto, faça a mediação de maneira que o verbete escolhido por eles atenda ao perfil de cada grupo. Por exemplo, o verbete do leão, que é um texto mais complexo, pode ficar com alunos que tenham mais vivência com apresentações orais. É importante que isso aconteça de uma maneira mais tranquila, destacando que todos são capazes de realizar as apresentações.
  • Depois que cada grupo já estiver com o verbete escolhido em mãos, pergunte:

  • Vocês já sabem que na modalidade escrita os verbetes trazem uma quantidade maior de informações, diferente dos verbetes orais, que devem ser mais breves. Então, agora que estão com os textos em mãos, vamos pensar em quais informações não podemos deixar de apresentar na modalidade oral! Para isto, vocês vão elaborar um roteiro para selecioná-las.
  • Quais informações vocês acham que o verbete oral deve ter sobre esses animais?

A ideia é que eles citem informações importantes como o nome, local onde vivem, características físicas e algumas curiosidades sobre a vida desses bichos, tais como: como caçam, se vivem em bandos ou sozinhos, o tempo de vida, se tem parentesco com outros animais, entre outras. Porém, se eles não chegarem nesses pontos, faça a intervenção:

  • Vou sugerir alguns pontos que devem ter no roteiro e, se necessário, vocês podem acrescentar outros. No verbete oral é importante que tenha:
  • O nome do animal, inclusive o científico? Espera-se que os alunos digam sim.
  • Onde eles vivem na África? Nas florestas, savanas ou pântanos? Eles devem citar que esses animais podem viver em savanas e pântanos, como o caso do rinoceronte.
  • As suas características físicas? Espera-se que os alunos digam sim.
  • Curiosidades sobre o modo de vida deles? Se são conhecidos como outros nomes, como caçam, a relação da fêmea com o macho e as suas diferenças,até mesmo físicas, se vivem sozinhos, como se relacionam com os seres humanos entre outras? Espera-se que os alunos digam sim.
  • Depois das escolhas dos tópicos, entregue a atividade do roteiro. Nela terá um espaço caso a turma julgue necessário acrescentar mais algum ponto. Peça que eles selecionem essas informações no verbete escrito, e, em seguida, organizem essas ideias formando um pequeno texto, do qual eles terão que se apropriar para apresentá-lo. Destaque que, no momento de organizar essas explicações, eles devem pensar sempre no ouvinte, por isso cada grupo pode utilizar dos conhecimentos sobre os sinônimos para substituir determinados termos técnicos, para que na apresentação o ouvinte compreenda as explicações, e, de fato, se aproprie delas, garantindo o objetivo do gênero, que é produzir divulgação de informações científicas. E, que até mesmo eles estejam seguros do que estão apresentando. Na atividade terá uma opção de texto lacunado, dentro dos padrões do verbete, entretanto, a depender do nível da turma, eles podem produzir esse texto de maneira autônoma e que atenda às característica do gênero.
  • Análise as informações que foram selecionadas e organizadas em formato de texto. Verifique se é de fato um texto coerente e faça as correções necessárias. Faça isso indo em cada grupo. Peça que observem se teve escrita equivocada, se as informações apresentam coerência e se atendem às regularidades do gênero, principalmente, quando usado na modalidade oral. Garanta que todos os textos estejam ajustados por eles.

Materiais complementares: Roteiro para elaboração do verbete oral

Verbetes escritos dos animais sugeridos para a exposição.

Roteiro- gabarito

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Essa parte deve durar 10 minutos
  • Antes do processo de seleção de fotos, questione:
  • Além das informações que selecionamos para apresentar os animais da África, o que mais vocês acham que poderia ser apresentado, visando exemplificar/ilustrar o que estamos apresentando oralmente? Espera-se que eles citem as fotos ou imagens.
  • Distribua as fotos/imagens e peça que eles as escolham. Essas imagens podem ser as que os próprios alunos trouxeram (solicitada no plano anterior dessa sequência) ou as que disponibilizamos nos materiais complementares. Explique que eles irão selecionar as fotos/imagens que melhor representem os dados que foram selecionados para o verbete oral. Questione:
  • Vocês acham que devem ser expostas muitas fotos para a apresentação do verbete oral? Caso coloquemos muitas fotos, vocês acham que ajudaria o ouvinte a compreender as informações ou poderiam direcionar sua atenção apenas para as fotos?

  • É importante que eles determinem uma quantidade máxima de fotos, pois a imagem deve estar a serviço do texto oral, auxiliando a compreender as informações que serão apresentadas na modalidade oral, não podendo tirar o foco principal do ouvinte, que são essas explicações. Considere entre 3 a 5 a quantidade ideal. Continue com as intervenções sobre as escolhas das fotos/imagens:

  • E o tamanho das fotos/imagens? Devem ser grandes ou bem pequenas?
  • Os alunos devem optar por tamanhos médios ou grandes. Eles devem também pensar sobre esses aspecto, pois a imagem deve estar nítida e destacar as explicações que serão passadas do animal.Além da questão deles manterem um padrão/formato dessa exposição, que exigirá posturas mais formais dos alunos.
  • Deixe registrado no quadro o que eles concluíram sobre a seleção das imagens, orientando que eles devem levar em consideração esses aspectos na hora de escolherem.
  • Adote uma postura mediadora e acompanhe os grupos, observando se as informações selecionadas ( incluindo as imagens/fotos) atendem ao roteiro e se elas, no contexto de uma fala, vão manter uma coesão e coerência, pois, ao fim desta etapa, eles devem ter o verbete oral para apresentação e as imagens selecionadas.
  • Se possível, feche a aula com ensaios. Caso, isso não seja possível, combine com a turma outros momentos para os ensaios.

Materiais complementares: Sugestão de fotos para a exposição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Combine com eles que cada grupo deverá se apresentar para ensaiar a apresentação e analisar os pontos que precisam ser ajustados. Para isso, eles devem se colocar no lugar do ouvinte e atentar-se aos seguintes pontos que devem ser contemplados no verbete oral:
  • Se o tom de voz foi adequado: formal e se favoreceu a compreensão do texto oral (se falou muito baixo ou alto demais).
  • Se eles utilizaram uma linguagem técnica mas acessível, de maneira, que o ouvinte consiga entender as explicações.
  • Na apresentação todas as informações selecionadas estão sendo ditas? Observar se de fato se apropriaram do texto.
  • Se as imagens conseguiram representar as explicações sobre o animal.
  • Peça que os grupos façam mais uma rodada de ensaios, pensando nos ajustes que já foram feitos. A cada ensaio permita que eles se aprimorem, podendo inclusive, gravar e analisar a própria atuação. Sugira que eles façam treinos com a família, deixando-os mais seguros para o dia do evento.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano