9983
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Medidas de massa na alimentação

Plano de aula de matemática com atividades para 7 do Fundamental sobre observar , interpretar e manipular os registros referentes a medidas de massa em embalagens para resolver problemas em situações diárias que há mais de uma solução.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Iábita Fabiana Sousa Azevedo,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.




Objetivos específicos

Observar , interpretar e manipular os registros referentes a medidas de massa em embalagens para resolver problemas em situações diárias que há mais de uma solução.




Conceito-chave

Unidades de massa ( grama e quilograma)




Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, neste momento fale a respeito da importância de alguns nutrientes, como proteínas, carboidratos ou gorduras para o nosso organismo e a importância de registrá-los em embalagens. Professor para saber mais sobre a importância de ler os rótulos dos alimentos clique aqui.

Propósito: Ler rótulos das embalagens e compreender que eles servem para apresentar as informações necessárias sobre um produto.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça que cada aluno traga de casa embalagens de algum alimento (biscoito, cereal ou outros que que utilizem unidade de massa) que eles consumam com frequência. Solicite que registrem em seus cadernos o peso líquido de cada embalagem e a quantidade dos nutrientes em cada porção. Professor, para saber mais sobre o objetivo da Rotulagem Nutricional clique aqui.

Propósito: Ler rótulos das embalagens e compreender que eles servem para apresentar as informações necessárias sobre um produto.

Discuta com a turma: Em casa, é comum as pessoas lerem essas informações?

Alguém saberia indicar a quantidade de nutrientes da embalagem inteira?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Leia a questão com os alunos, você poderá projetá-la ou imprimi-la, solicite que respondam individualmente (5 minutos), em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar diferentes soluções.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Estabelecer e elaborar relações entre gramas e quilogramas relacionando a outras medidas na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa foi mais fácil resolver?
  • Como poderão verificar se a resposta obtida está correta?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Depois do aluno resolver a questão anterior, peça que elabore uma situação-problema com mais de uma solução e troque com um colega que deverá resolvê-lo.

Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Texto de Apoio');">Texto de Apoio

Propósito: Elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la.

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que a solução dependerá da situação-problema dada e que ao lidar com unidades de medidas é muito importante interpretar e comparar as unidades de massa.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos e aplicados na resolução de situações-problema relacionados a medidas de massa.

Atividade Raio X. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo. Solicite que, individualmente, os alunos leiam e tentem resolver a atividade. Circule pela sala de aula para verificar como os alunos estão realizando a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em situações diárias relacionadas a medidas de massa.

Discuta com a turma:

  • As representações numéricas das quantidades de massa estão corretas?

Intervenção:

  • Para os alunos que não conseguiram desenvolver a tarefa, retome a explicação do início da aula ou os exemplos realizados no quadro.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.




Objetivos específicos

Observar , interpretar e manipular os registros referentes a medidas de massa em embalagens para resolver problemas em situações diárias que há mais de uma solução.




Conceito-chave

Unidades de massa ( grama e quilograma)




Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, neste momento fale a respeito da importância de alguns nutrientes, como proteínas, carboidratos ou gorduras para o nosso organismo e a importância de registrá-los em embalagens. Professor para saber mais sobre a importância de ler os rótulos dos alimentos clique aqui.

Propósito: Ler rótulos das embalagens e compreender que eles servem para apresentar as informações necessárias sobre um produto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça que cada aluno traga de casa embalagens de algum alimento (biscoito, cereal ou outros que que utilizem unidade de massa) que eles consumam com frequência. Solicite que registrem em seus cadernos o peso líquido de cada embalagem e a quantidade dos nutrientes em cada porção. Professor, para saber mais sobre o objetivo da Rotulagem Nutricional clique aqui.

Propósito: Ler rótulos das embalagens e compreender que eles servem para apresentar as informações necessárias sobre um produto.

Discuta com a turma: Em casa, é comum as pessoas lerem essas informações?

Alguém saberia indicar a quantidade de nutrientes da embalagem inteira?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Leia a questão com os alunos, você poderá projetá-la ou imprimi-la, solicite que respondam individualmente (5 minutos), em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar diferentes soluções.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Estabelecer e elaborar relações entre gramas e quilogramas relacionando a outras medidas na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Qual etapa foi mais fácil resolver?
  • Como poderão verificar se a resposta obtida está correta?
  • Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Depois do aluno resolver a questão anterior, peça que elabore uma situação-problema com mais de uma solução e troque com um colega que deverá resolvê-lo.

Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Texto de Apoio');">Texto de Apoio

Propósito: Elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la.

Resolução da Atividade Principal

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que a solução dependerá da situação-problema dada e que ao lidar com unidades de medidas é muito importante interpretar e comparar as unidades de massa.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos e aplicados na resolução de situações-problema relacionados a medidas de massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo. Solicite que, individualmente, os alunos leiam e tentem resolver a atividade. Circule pela sala de aula para verificar como os alunos estão realizando a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em situações diárias relacionadas a medidas de massa.

Discuta com a turma:

  • As representações numéricas das quantidades de massa estão corretas?

Intervenção:

  • Para os alunos que não conseguiram desenvolver a tarefa, retome a explicação do início da aula ou os exemplos realizados no quadro.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano