Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Professor, neste momento fale a respeito da importância de alguns nutrientes, como proteínas, carboidratos ou gorduras para o nosso organismo e a importância de registrá-los em embalagens. Professor para saber mais sobre a importância de ler os rótulos dos alimentos clique aqui.
Propósito: Ler rótulos das embalagens e compreender que eles servem para apresentar as informações necessárias sobre um produto.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Peça que cada aluno traga de casa embalagens de algum alimento (biscoito, cereal ou outros que que utilizem unidade de massa) que eles consumam com frequência. Solicite que registrem em seus cadernos o peso líquido de cada embalagem e a quantidade dos nutrientes em cada porção. Professor, para saber mais sobre o objetivo da Rotulagem Nutricional clique aqui.
Propósito: Ler rótulos das embalagens e compreender que eles servem para apresentar as informações necessárias sobre um produto.
Discuta com a turma: Em casa, é comum as pessoas lerem essas informações?
Alguém saberia indicar a quantidade de nutrientes da embalagem inteira?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Leia a questão com os alunos, você poderá projetá-la ou imprimi-la, solicite que respondam individualmente (5 minutos), em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram e como chegaram ao resultado. Nesse processo de troca terão a oportunidade de observar diferentes soluções.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Estabelecer e elaborar relações entre gramas e quilogramas relacionando a outras medidas na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Qual etapa foi mais fácil resolver?
- Como poderão verificar se a resposta obtida está correta?
- Se julgar oportuno, registre uma resposta no quadro e pergunte se alguém encontrou outra resposta e como fez para obtê-la.
Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Depois do aluno resolver a questão anterior, peça que elabore uma situação-problema com mais de uma solução e troque com um colega que deverá resolvê-lo.
Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Texto de Apoio');">Texto de Apoio
Propósito: Elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas (massa) inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas. Caso queira a resolução impressa desta atividade você poderá obtê-la.
Resolução da Atividade Principal
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.
Discuta com a turma:
- Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.
Discuta com a turma:
- Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos apresentem suas resoluções e expliquem como cada um pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Que considerem “legítimos” os problemas com mais de uma solução, preparando-os para um melhor desempenho em situações do dia a dia.
Discuta com a turma:
- Existem diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução para saber mais clique aqui.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que a solução dependerá da situação-problema dada e que ao lidar com unidades de medidas é muito importante interpretar e comparar as unidades de massa.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos e aplicados na resolução de situações-problema relacionados a medidas de massa.
Atividade Raio X.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para finalizar a aula, apresente um exercício para os alunos, você poderá projetá-lo ou imprimi-lo. Solicite que, individualmente, os alunos leiam e tentem resolver a atividade. Circule pela sala de aula para verificar como os alunos estão realizando a atividade. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em situações diárias relacionadas a medidas de massa.
Discuta com a turma:
- As representações numéricas das quantidades de massa estão corretas?
Intervenção:
- Para os alunos que não conseguiram desenvolver a tarefa, retome a explicação do início da aula ou os exemplos realizados no quadro.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar