9477
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Figuras planas com palitos de fósforo

POR: Cibele Cristina Escudero 16/07/2018
Código: MAT2_15GEO03

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre Construir e comparar as características (lados e vértices) das figuras planas (retângulo, quadrado e triângulo).

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Como vocês acham que iremos construir essas figuras?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.



Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

Reconhecer  as figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.

Objetivos específicos

Construir e comparar as características (lados e vértices) das figuras planas  (retângulo, quadrado e triângulo).

Conceito-chave

Características das figuras planas.

Recursos necessários

  • Lápis e borracha;
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Palitos de fósforos pequenos.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula questionando se eles se lembram como é o formato do retângulo, quadrado e triângulo. Verifique o que eles vão relatar e como eles fazem a descrição. Note se eles percebem a diferença entre os lados do quadrado e do retângulo.

Propósito: Realizar um levantamento dos conhecimentos adquiridos e que serão abordados durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Só existe esse formato de triângulo?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize vários palitos de fósforo para cada dupla.

Explique que eles irão construir um quadrado, um retângulo e um triângulo. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão construindo. Observe como eles constroem o retângulo já que dois lados são com medidas menores. Verifique também o triângulo, pois poderão pensar não somente no triângulo de três lados iguais (equilátero), mas no de dois lados diferentes e um igual (isósceles) e também no de três lados diferentes (escaleno).

Depois que tiverem construído as figuras, explique que os lados são as linhas retas que formam a figura e que eles deverão ser contornados com o giz de cera e que o vértice é o ponto comum de dois lados da figura e que eles deverão marcar com um pontinho esse ponto comum.

Após eles terem construído e sinalizado os lados e vértices, peça que eles comparem com a dupla vizinha os desenhos a fim de verificarem as semelhanças e diferenças.

Propósito: Fazer com que os alunos comecem a perceber as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas como quadrado, retângulo e triângulo.

Discuta com a turma:

  • As linhas retas que formam a figura chama-se lado. Me mostre onde fica os lados das figuras? Quantos lados possuem cada figura que você construiu?
  • Como vocês acham que é o desenho do retângulo? Quantos lados ele possui?
  • O triângulo só dá para desenhar dessa maneira?
  • O ponto comum de dois lados de uma figura, chama-se vértice. Você saberia identificar o vértice nessas suas figuras? Quantos vértices possuem cada figura que você construiu?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após a construção das figuras planas como o triângulo, retângulo e quadrado eles irão comparar as características relacionadas aos lados e vértices.

Levar para o quadro, as diferentes construções, como por exemplo: o retângulo ser desenhado no lugar do quadrado, o quadrado ser desenhado no lugar do retângulo e triângulo ser desenhado com medidas diferentes. Neste momento, importante a professora discutir o porquê construíram uma figura no lugar da outra. Comparar, nessa discussão, o número de lados, o número de vértices e a medidas dos lados, a fim de que eles percebam as diferenças entre as figuras.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas como quadrado, retângulo e triângulo.

Discuta com a turma:

  • Vocês desenharam essa figura (retângulo) na letra A, quantos lados ela possui?
  • O grupo ao lado fez essa figura (quadrado) na letra A. Qual é a diferença entre as duas figuras? É o número de lados? É o número de vértices? O que pode ter acontecido que os desenhos estão diferentes?
  • Considerando que o ponto em comum entre dois lados é o vértice, quantos vértices a figura da letra A possui? E a figura da letra B? E na letra C? O que podemos perceber quanto ao número de lados e vértices dessas figuras?
  • Na letra B, vocês construíram essa figura (quadrado) , por quê?
  • Na letra C, essas duas duplas construíram o triângulo de maneira diferente. O que está diferente?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Este momento deverá ser realizado coletivamente. A professora, juntamente com a colaboração das informações dos alunos, irá apresentar no quadro as características das figuras: quadrado, retângulo e triângulo. Deverá ir conduzindo o registro de forma a mostrar os conceitos e linguagem matemática que eles deverão assimilar.

Quadrado:

4 lados,

4 vértices,

Seus lados são de medidas iguais.

Retângulo:

4 lados, sendo dois pares de lados de medidas iguais,

4 vértices.

Triângulo:

3 lados, podendo ser todos iguais (triângulo equilátero), 2 lados iguais e 1 diferente (triângulo isósceles) ou 3 lados diferentes

(triângulo escaleno),

3 vértices.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas como quadrado, retângulo e triângulo.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês aprenderam da diferença com relação a medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
  • E o que temos para falar sobre as características do triângulo?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre as características das figuras planas: quadrado, retângulo e triângulo.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas como quadrado, retângulo e triângulo.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês aprenderam da diferença com relação a medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
  • E o que temos para falar sobre as características do triângulo?

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Leia o enunciado para os alunos e oriente que depois de terem construído com os palitos de fósforo várias figuras e discutido suas características, agora irão construir mais duas de acordo com a característica citada. Explique que a atividade será realizada individualmente. Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo desenhar as figuras de acordo com suas características. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo. Separe um momento para socializar as figuras que eles desenharam e realize a comparação com os demais alunos da classe. Verifique o que eles perceberam na figura com três lados diferentes. Que figura formou?

Propósito: Verificar se os alunos perceberam o números de lados, se os lados são ou não da mesma medida e quando não são que conclusões chegaram.

Discutas com os alunos:

  • Já construíram o item A? Que figura vocês conseguiram formar? Quantos palitos vocês utilizaram? Três palitos foram suficientes? Que conclusões vocês chegaram?
  • E no item B, que figura vocês formaram? Será que só posso formar essa seguindo a característica citada?

Materiais Complementares:

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.



Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

Reconhecer  as figuras planas como: quadrado, retângulo e triângulo.

Objetivos específicos

Construir e comparar as características (lados e vértices) das figuras planas  (retângulo, quadrado e triângulo).

Conceito-chave

Características das figuras planas.

Recursos necessários

  • Lápis e borracha;
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Palitos de fósforos pequenos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes