Nesta atividade, as crianças compartilham com colegas informações que coletaram sobre invenções escolhidas por elas.
Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, uma mensagem dizendo: “Se vocês pudessem inventar algo para mudar o mundo, o que seria?” Ao final, faça o convite: “Que tal imaginarmos e desenharmos alguma coisa que adoraríamos inventar?”
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a pensar numa invenção que mudaria o mundo e fazer um registro de como acham que ela seria.
Sugira às famílias
Convide as famílias a instigar as crianças a pensar sobre algo que gostariam de inventar que mudaria o mundo e para que serviria. Proponha que, juntos, conversem e decidam o que seria, como se chamaria e para que serviria. Depois, proponha que façam uma ilustração da invenção, descrevendo e conversando sobre os detalhes, para transpô-los para o desenho. Podem ainda anotar sua função e seu nome, sendo o adulto o escriba.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem os registros das crianças por meio de fotos das ilustrações, de modo que você possa dividi-los com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou por WhatsApp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Considere unir todos os registros e, no retorno à escola, propor que as crianças possam criar protótipos de seus desenhos.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_26UND04
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes