Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elenir Novaes
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Diferenciando discurso direto e indireto
Finalidade da aula: Comparar discurso direto e indireto, observando os verbos de enunciação e a pontuação usada
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábulas / provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Discurso direto e indireto / pontuação
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP30, EF03LP07
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Código: LPO3_03SQA07
(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 08
AULA 09
AULA 10
AULA 11
AULA 12
AULA 13
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes