Nesta proposta, organize uma exposição com imagens e objetos como ampulheta, relógios de sol e outros itens usados para aferir o tempo.
Apresente a proposta
Grave um vídeo mostrando para as crianças imagens das diversas maneiras que o homem buscou para marcar a passagem do tempo. Considere exemplos como o relógio de areia (ampulheta), o relógio de sol, o relógio de água (clepsidra), o relógio de vela e as fases da lua. Fale sobre eles recitando a parlenda “Tempo” e, ao final, pergunte: “Quanto tempo o tempo tem?” Faça o convite: “Que tal aprendermos mais sobre a marcação do tempo?” Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para que pesquisem mais sobre as diversas formas de marcar o tempo antigamente. Compartilhe as imagens que você mostrou, instigando as famílias a buscarem mais informações para conversar com as crianças.
Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a fazer uma pesquisa com familiares sobre como as pessoas marcavam o tempo antigamente. Nesse contexto, podem fazer uma entrevista e conversar com as crianças sobre as diversas formas de marcar o tempo antigamente e alguns objetos. Por exemplo, um avô pode ter um relógio de bolso e aguçar a curiosidade das crianças sobre como esse objeto era usado. Sugira que ampliem a pesquisa por meio de imagens da internet, numa busca monitorada com as crianças. Proponha que tragam discussões sobre a marcação do tempo, para contribuir com a percepção das crianças sobre as marcas do tempo e que podem ser curiosas para elas.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem suas descobertas sobre a marcação do tempo por meio de fotos ou vídeos, mostrando fotografias e objetos antigos da família, se for o caso. Você pode compartilhá-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo, e ampliar o repertório das famílias para a conversa com as crianças. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_25UND02
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes