14870
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Como o tempo pode ser medido?

Nesta proposta, organize uma exposição com imagens e objetos como ampulheta, relógios de sol e outros itens usados para aferir o tempo.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Lisa Lea Barki Minkovicius

Apresente a proposta
Grave um vídeo mostrando para as crianças imagens das diversas maneiras que o homem buscou para marcar a passagem do tempo. Considere exemplos como o relógio de areia (ampulheta), o relógio de sol, o relógio de água (clepsidra), o relógio de vela e as fases da lua. Fale sobre eles recitando a parlenda “Tempo” e, ao final, pergunte: “Quanto tempo o tempo tem?” Faça o convite: “Que tal aprendermos mais sobre a marcação do tempo?” Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para que pesquisem mais sobre as diversas formas de marcar o tempo antigamente. Compartilhe as imagens que você mostrou, instigando as famílias a buscarem mais informações para conversar com as crianças.

Sugira às famílias
Convide pais e responsáveis a fazer uma pesquisa com familiares sobre como as pessoas marcavam o tempo antigamente. Nesse contexto, podem fazer uma entrevista e conversar com as crianças sobre as diversas formas de marcar o tempo antigamente e alguns objetos. Por exemplo, um avô pode ter um relógio de bolso e aguçar a curiosidade das crianças sobre como esse objeto era usado. Sugira que ampliem a pesquisa por meio de imagens da internet, numa busca monitorada com as crianças. Proponha que tragam discussões sobre a marcação do tempo, para contribuir com a percepção das crianças sobre as marcas do tempo e que podem ser curiosas para elas.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem suas descobertas sobre a marcação do tempo por meio de fotos ou vídeos, mostrando fotografias e objetos antigos da família, se for o caso. Você pode compartilhá-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo, e ampliar o repertório das famílias para a conversa com as crianças. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_25UND02

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas