Nesta atividade, as crianças irão agrupar objetos colecionados por eles de acordo com características em comum que eles possuam.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leiry Kelly Oliveira
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Abordagem didática:
Colecionar objetos é uma maneira lúdica de promover diversas aprendizagens relativas às relações interpessoais, ao conhecimento matemático e às atitudes de cuidado e preservação. Enquanto colecionam, as crianças se deparam com situações problematizadoras contextualizadas, relativas à noção de quantidade, identificação e sequência numérica, contagem, soma, divisão, etc. Elas também aprendem a ser cooperativas e responsabilizar-se por suas coleções. Esta é uma abordagem que potencializa as aprendizagens, a partir do protagonismo da criança em interações diversas.
Código: EDI3_24UND02
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes