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Plano de aula - Fração de um Número Natural

Plano de aula de matemática com atividades para 6 do Fundamental sobre resolver problemas visando descobrir a fração de um número natural a partir da relação entre parte e todo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.



Objetivos específicos

Resolver problemas visando descobrir a fração de um número natural a partir da relação entre parte e todo.

Conceito-chave

Fração de um número natural.

Recursos necessários

- Lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como eles poderiam representar as frações da hipótese do aquário. Incentive que se dirijam ao quadro e anotem as respostas pedindo que expliquem. Na segunda parte do problema, espera-se que consigam ter o pensamento inverso do usado na questão inicial.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre fração como relação entre parte e todo incluindo o processo de, ao ser dado uma parte de um conjunto, descobrir o todo do conjunto relacionado.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da parte superior da fração? O que ela representa neste problema?
  • Qual o significado da parte inferior da fração? O que ela representa neste problema?
  • Você entendeu o que o problema propôs? Sabe dizer qual número representa a parte e qual representa o todo em cada pergunta?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema? Quais dados o problema te forneceu? Como você pode representar esses dados?
  • Como é possível descobrir a quantidade total de peixes em cada situação?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Peça aos alunos que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu a quantidade de alunos de natação? Podem ser 12 alunos?
  • Pode haver apenas 5 alunos de natação? Se houver 5 alunos no time de natação, quantos estarão no time de handebol?
  • Qual foi o seu ponto de partida, ao resolver este problema?
  • Você fez alguma representação geométrica? Explique.
  • Qual estratégia usou para chegar a este resultado?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram e registrem no quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
  • Qual caminho você utilizou para chegar a quantidade de meninas no ônibus? Será que existe outro caminho ?
  • É necessário fazer este problemas por etapas? Por quê?
  • Alguém fez uma representação desta situação?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que concluam em um parágrafo o que aprenderam e construa com a turma o resumo final. É essencial que eles percebam que cada conjunto contém um terço do total de bolinhas, ou seja, que a relação 8 em 24 é representada pela fração um terço.

Propósito: Evidenciar o conceito de fração de um número natural.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos leiam o problema e resolvam. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão montando as representações. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para representar o problema?
  • Você entendeu o que o problema propôs?
  • Como fez para identificar a quantidade que Luísa tomou? E a quantidade do irmão de Luísa?
  • Como chegou a resposta?
  • Voce consegue representar este problema? De que forma?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA08) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.



Objetivos específicos

Resolver problemas visando descobrir a fração de um número natural a partir da relação entre parte e todo.

Conceito-chave

Fração de um número natural.

Recursos necessários

- Lápis, borracha e caderno.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como eles poderiam representar as frações da hipótese do aquário. Incentive que se dirijam ao quadro e anotem as respostas pedindo que expliquem. Na segunda parte do problema, espera-se que consigam ter o pensamento inverso do usado na questão inicial.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre fração como relação entre parte e todo incluindo o processo de, ao ser dado uma parte de um conjunto, descobrir o todo do conjunto relacionado.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado da parte superior da fração? O que ela representa neste problema?
  • Qual o significado da parte inferior da fração? O que ela representa neste problema?
  • Você entendeu o que o problema propôs? Sabe dizer qual número representa a parte e qual representa o todo em cada pergunta?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema? Quais dados o problema te forneceu? Como você pode representar esses dados?
  • Como é possível descobrir a quantidade total de peixes em cada situação?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Peça aos alunos que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Você já descobriu a quantidade de alunos de natação? Podem ser 12 alunos?
  • Pode haver apenas 5 alunos de natação? Se houver 5 alunos no time de natação, quantos estarão no time de handebol?
  • Qual foi o seu ponto de partida, ao resolver este problema?
  • Você fez alguma representação geométrica? Explique.
  • Qual estratégia usou para chegar a este resultado?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram e registrem no quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
  • Qual caminho você utilizou para chegar a quantidade de meninas no ônibus? Será que existe outro caminho ?
  • É necessário fazer este problemas por etapas? Por quê?
  • Alguém fez uma representação desta situação?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que concluam em um parágrafo o que aprenderam e construa com a turma o resumo final. É essencial que eles percebam que cada conjunto contém um terço do total de bolinhas, ou seja, que a relação 8 em 24 é representada pela fração um terço.

Propósito: Evidenciar o conceito de fração de um número natural.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos leiam o problema e resolvam. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão montando as representações. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para representar o problema?
  • Você entendeu o que o problema propôs?
  • Como fez para identificar a quantidade que Luísa tomou? E a quantidade do irmão de Luísa?
  • Como chegou a resposta?
  • Voce consegue representar este problema? De que forma?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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