Nesta atividade, as crianças discutirão sobre a importância do fotógrafo e sobre como ele captura detalhes. Depois, realizarão fotografias pela escola.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Josiane Souza do Porto
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EIO3ETO2) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Abordagem didática: As crianças interagem com um universo de possibilidades expressivas e se posicionam de maneira curiosa e investigadora diante desses artefatos. Ampliar esse contato e aprender a manejar essa linguagem, conhecendo as particularidades e os efeitos que ela produz, promovem aprendizagens fundamentais para os pequenos. Afinal, a fotografia é uma linguagem que permite multiplicidade de funções ligadas à estética, à memória e às narrativas imagéticas. Como tal, deve ser explorada para a ampliação e inserção das crianças no repertório sociocultural e tecnológico da nossa sociedade.
Código: EDI3_11UND04
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes