Nesta atividade, as crianças observarão fotos feitas por eles e por fotógrafos famosos e conhecerão um pouco da história da fotografia.
Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, uma foto antiga de um local que as crianças conheçam, como o bairro da escola ou da sua cidade, de preferência em preto e branco, se possível. Conte que antigamente existiam outras formas de tirar fotos, outros instrumentos e que as fotos não eram coloridas. Faça o convite: “Que tal conhecermos mais sobre a história da fotografia?”
Adaptações necessárias
Convide pais e responsáveis a pesquisar e conhecer um pouco mais da origem da fotografia, compartilhando curiosidades com as crianças. Para enriquecer a vivência, compartilhe com as famílias um vídeo sobre a história da fotografia (disponível aqui) e, se possível, algumas imagens de máquinas e fotos antigas, negativos de impressão, binóculo de fotos, lentes e algumas imagens em preto e branco.
Sugira às famílias
Convide as famílias a se reunir para apreciar o vídeo e as imagens sugeridas por você, para que dialoguem sobre a história da fotografia. Proponha que ouçam os comentários das crianças, suas expressões e surpresas com as descobertas, e que interajam a fim de potencializar as ideias e percepções. Sugira que façam questionamentos para que as crianças percebam as mudanças ocorridas nos equipamentos e imagens ao longo do tempo, como o tamanho das máquinas, o formato das lentes, as especificidades das fotografias quanto às cores e outras características pelas quais revelem interesse. Diga para que, se possível, façam uma breve pesquisa na internet. Proponha que aproveitem o momento para dialogar com as crianças a respeito dos benefícios que a tecnologia trouxe para a fotografia, como o processo de revelação de imagens. Diga que é importante ficarem atentos a como as crianças apreciam as fotografias e que, se tiverem álbuns ou fotografias antigas, aproveitem esse momento para apreciação em família, narrando as histórias que as fotografias contam e instigando as crianças a investigarem os detalhes das pessoas ou lugares retratados.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem suas descobertas por meio de uma mensagem de texto ou de áudio, contando como foi conhecer um pouco mais da história da fotografia e o que mais chamou a atenção das crianças durante a pesquisa. Você pode organizar uma lista das descobertas das famílias intitulada “O que aprendemos sobre a história da fotografia?” e compartilhá-la com todo o grupo via Documentos Google (disponível aqui) ou por Whatsapp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar, mais famílias se sintam estimuladas a dividir os resultados da atividade.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_11UND03
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes