Nesta atividade, as crianças compartilham informações que pesquisaram suas famílias e iniciam a elaboração de um livro sobre com esses dados.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Geralda Souza
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência:
O eu, o outro e o nós, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Abordagem didática: A construção da identidade das crianças e sua auto-estima, o reconhecimento, por parte delas, do seu lugar no mundo, são elementos estruturadores do seu desenvolvimento. Conhecer as histórias de suas famílias e as dos colegas, a diversidade de modos de vida e hábitos comuns, compreendendo diferenças e semelhanças, colabora para sua inserção em diferentes grupos sociais. Investigações desta natureza promovem, também, o estreitamento da relação família e escola, visto que trazem as famílias para protagonizarem a construção destas descobertas, tornando-as importantes mediadores de aprendizado para as crianças.
Código: EDI3_04UND02
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes