9981
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Classificando ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Conhecer as classificações dos ângulos como agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natãna Lima Santos,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos
Conhecer as classificações dos ângulos como agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.

Conceito-chave

Classificação de ângulos em agudo, reto, obtuso, raso ou côncavo.

Recursos necessários

  • Caixas de leite vazias e limpas;
  • Rebites de papel;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Transferidores.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento (início) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos, em duplas, elaborem o material e depois formem os ângulos retos, agudos e obtusos para saber mais clique aqui , utilizando o material de acordo com as instruções. Para a construção do material pode-se usar no lugar das tiras de caixa de leite tiras de papelão ou de garrafa PET, ou ainda utilizar palitos de sorvete e uma tachinha para ligá-los.

A resposta da pergunta é que o ângulo reto tem 90º, o menor que um ângulo reto tem medida menor que 90º e o maior que o ângulo reto tem medida maior que 90º.

Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos.

Discuta com a turma:

Qual a medida do ângulo reto?

Materiais Complementares:

Aquecimento para impressão: Clique Aqui

Aquecimento (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos em duplas construam o material e depois formem os ângulos utilizando o material de acordo com as instruções. Para a construção do material pode-se usar no lugar das tiras de caixa de leite tiras de papelão ou de garrafa PET, ou ainda utilizar palitos de sorvete e uma tachinha para ligá-los.

Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos. Professor faça a revisão dos tipos de ângulos clicando aqui.

Discuta com a turma:

Qual a medida do ângulo reto?

Materiais Complementares:

Aquecimento para impressão: Clique Aqui

Aquecimento (finalização) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ler as definições impressas, projetadas ou escritas na lousa.

Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos.

Discuta com a turma:

Qual a medida do ângulo reto?

Materiais Complementares:

Aquecimento para impressão: Clique Aqui

Atividade principal (início) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas visando melhor desenvolvimento dos alunos.

Propósito: Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.

Discuta com a turma:

Como se classifica um ângulo?

Materiais Complementares:

Atividade principal para impressão: Ativaula_MAT6_20grm03

Texto: Ângulos. Além de outras abordagens traz a definição de ângulos e a classificação dos ângulos. Escrito por: Marcos Noé disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/matematica/angulos.htm . Acesso em: 06 de dezembro de 2017, às 16h.

Texto: O que é Velocimetro. O texto traz o que é o velocímetro e um pouco da história do instrumento. Disponível em: http://www.o-que-e.com/o-que-e-velocimetro/ . Acesso em: 08 de dezembro de 2017, às 21h.

Atividade principal (término) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.

Propósito: Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.

Discuta com a turma:

Como se classifica um ângulo?

Materiais Complementares:

Atividade principal para impressão: Clique Aqui

Texto: Ângulos. Além de outras abordagens traz a definição de ângulos e a classificação dos ângulos. Escrito por: Marcos Noé. Clique Aqui.

Texto: O que é Velocimetro. O texto traz o que é o velocímetro e um pouco da história do instrumento. Clique Aqui .

Discussão das soluções (início) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Discussão das soluções (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Discussão das soluções (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Discussão das soluções (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Discussão das soluções (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal em documento: Clique Aqui

Discussão das soluções (continuação) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.

Propósito: Relembrar o que foi aprendido na aula.

Atividade de Raio select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Averiguar se os alunos classificam os ângulos adequadamente.

Materiais Complementares:

Atividade de raio x para impressão: Clique Aqui

Resolução da atividade de Raio x : Clique aqui.

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Averiguar se os alunos classificam os ângulos adequadamente.

Materiais Complementares:

Atividade de raio x para impressão: Clique Aqui

Resolução da atividade de raio x em documento: Clique Aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos
Conhecer as classificações dos ângulos como agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.

Conceito-chave

Classificação de ângulos em agudo, reto, obtuso, raso ou côncavo.

Recursos necessários

  • Caixas de leite vazias e limpas;
  • Rebites de papel;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Transferidores.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos, em duplas, elaborem o material e depois formem os ângulos retos, agudos e obtusos para saber mais clique aqui , utilizando o material de acordo com as instruções. Para a construção do material pode-se usar no lugar das tiras de caixa de leite tiras de papelão ou de garrafa PET, ou ainda utilizar palitos de sorvete e uma tachinha para ligá-los.

A resposta da pergunta é que o ângulo reto tem 90º, o menor que um ângulo reto tem medida menor que 90º e o maior que o ângulo reto tem medida maior que 90º.

Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos.

Discuta com a turma:

Qual a medida do ângulo reto?

Materiais Complementares:

Aquecimento para impressão: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos em duplas construam o material e depois formem os ângulos utilizando o material de acordo com as instruções. Para a construção do material pode-se usar no lugar das tiras de caixa de leite tiras de papelão ou de garrafa PET, ou ainda utilizar palitos de sorvete e uma tachinha para ligá-los.

Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos. Professor faça a revisão dos tipos de ângulos clicando aqui.

Discuta com a turma:

Qual a medida do ângulo reto?

Materiais Complementares:

Aquecimento para impressão: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ler as definições impressas, projetadas ou escritas na lousa.

Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos.

Discuta com a turma:

Qual a medida do ângulo reto?

Materiais Complementares:

Aquecimento para impressão: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas visando melhor desenvolvimento dos alunos.

Propósito: Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.

Discuta com a turma:

Como se classifica um ângulo?

Materiais Complementares:

Atividade principal para impressão: Ativaula_MAT6_20grm03

Texto: Ângulos. Além de outras abordagens traz a definição de ângulos e a classificação dos ângulos. Escrito por: Marcos Noé disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/matematica/angulos.htm . Acesso em: 06 de dezembro de 2017, às 16h.

Texto: O que é Velocimetro. O texto traz o que é o velocímetro e um pouco da história do instrumento. Disponível em: http://www.o-que-e.com/o-que-e-velocimetro/ . Acesso em: 08 de dezembro de 2017, às 21h.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.

Propósito: Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.

Discuta com a turma:

Como se classifica um ângulo?

Materiais Complementares:

Atividade principal para impressão: Clique Aqui

Texto: Ângulos. Além de outras abordagens traz a definição de ângulos e a classificação dos ângulos. Escrito por: Marcos Noé. Clique Aqui.

Texto: O que é Velocimetro. O texto traz o que é o velocímetro e um pouco da história do instrumento. Clique Aqui .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal em documento: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.

Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.

Propósito: Relembrar o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Averiguar se os alunos classificam os ângulos adequadamente.

Materiais Complementares:

Atividade de raio x para impressão: Clique Aqui

Resolução da atividade de Raio x : Clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.

Propósito: Averiguar se os alunos classificam os ângulos adequadamente.

Materiais Complementares:

Atividade de raio x para impressão: Clique Aqui

Resolução da atividade de raio x em documento: Clique Aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano