Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Natãna Lima Santos
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
EF06MA24 - Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Conhecer as classificações dos ângulos como agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.
Conceito-chave
Classificação de ângulos em agudo, reto, obtuso, raso ou côncavo.
Recursos necessários
- Caixas de leite vazias e limpas;
- Rebites de papel;
- Atividades impressas em folhas;
- Transferidores.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento (início)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos, em duplas, elaborem o material e depois formem os ângulos retos, agudos e obtusos para saber mais clique aqui , utilizando o material de acordo com as instruções. Para a construção do material pode-se usar no lugar das tiras de caixa de leite tiras de papelão ou de garrafa PET, ou ainda utilizar palitos de sorvete e uma tachinha para ligá-los.
A resposta da pergunta é que o ângulo reto tem 90º, o menor que um ângulo reto tem medida menor que 90º e o maior que o ângulo reto tem medida maior que 90º.
Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos.
Discuta com a turma:
Qual a medida do ângulo reto?
Materiais Complementares:
Aquecimento para impressão: Clique Aqui
Aquecimento (continuação)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter as orientações impressas, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos em duplas construam o material e depois formem os ângulos utilizando o material de acordo com as instruções. Para a construção do material pode-se usar no lugar das tiras de caixa de leite tiras de papelão ou de garrafa PET, ou ainda utilizar palitos de sorvete e uma tachinha para ligá-los.
Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos. Professor faça a revisão dos tipos de ângulos clicando aqui.
Discuta com a turma:
Qual a medida do ângulo reto?
Materiais Complementares:
Aquecimento para impressão: Clique Aqui
Aquecimento (finalização)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ler as definições impressas, projetadas ou escritas na lousa.
Propósito: Relembrar ângulos retos e não retos.
Discuta com a turma:
Qual a medida do ângulo reto?
Materiais Complementares:
Aquecimento para impressão: Clique Aqui
Atividade principal (início)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas visando melhor desenvolvimento dos alunos.
Propósito: Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.
Discuta com a turma:
Como se classifica um ângulo?
Materiais Complementares:
Atividade principal para impressão: Ativaula_MAT6_20grm03
Texto: Ângulos. Além de outras abordagens traz a definição de ângulos e a classificação dos ângulos. Escrito por: Marcos Noé disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/matematica/angulos.htm . Acesso em: 06 de dezembro de 2017, às 16h.
Texto: O que é Velocimetro. O texto traz o que é o velocímetro e um pouco da história do instrumento. Disponível em: http://www.o-que-e.com/o-que-e-velocimetro/ . Acesso em: 08 de dezembro de 2017, às 21h.
Atividade principal (término)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos pensem na resolução individualmente e depois em duplas, que podem ser escolhidas pelo professor visando melhor desenvolvimento dos alunos.
Propósito: Classificar ângulos em agudo, reto, obtuso, raso e côncavo.
Discuta com a turma:
Como se classifica um ângulo?
Materiais Complementares:
Atividade principal para impressão: Clique Aqui
Texto: Ângulos. Além de outras abordagens traz a definição de ângulos e a classificação dos ângulos. Escrito por: Marcos Noé. Clique Aqui.
Texto: O que é Velocimetro. O texto traz o que é o velocímetro e um pouco da história do instrumento. Clique Aqui .
Discussão das soluções (início)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui
Discussão das soluções (continuação)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui
Discussão das soluções (continuação)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui
Discussão das soluções (continuação)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui
Discussão das soluções (continuação)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal em documento: Clique Aqui
Discussão das soluções (continuação)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve resolver as questões na lousa ou através da projeção do slide comentando com a turma como fizeram a resolução.
Propósito: Conhecer diferentes formas de solucionar os problemas.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal em documento: Clique Aqui
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa as frases de resumo da aula e leia com a turma.
Propósito: Relembrar o que foi aprendido na aula.
Atividade de Raio
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Averiguar se os alunos classificam os ângulos adequadamente.
Materiais Complementares:
Atividade de raio x para impressão: Clique Aqui
Resolução da atividade de Raio x : Clique aqui.
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que os alunos resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Averiguar se os alunos classificam os ângulos adequadamente.
Materiais Complementares:
Atividade de raio x para impressão: Clique Aqui
Resolução da atividade de raio x em documento: Clique Aqui