14852
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincando com areia

Nesta proposta, veja como organizar e conduzir atividades de exploração do tanque de areia.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Talita Regina Lopes de Oliveira Marques

Brincadeiras na areia

Apresente a proposta
Envie imagens de propostas interessantes de brincadeiras na areia, envolvendo manipulação em casa (já que não é recomendado sair por enquanto). Acesse o link (disponível aqui) para ver essa ideia testada e aprovada por uma família, em casa, com as crianças.

Explique que, na impossibilidade de brincarem em áreas externas como na escola, podem continuar descobrindo formas alternativas como as sugeridas. De forma animada, convide:
- Olhando essas imagens, que tal fazerem uma brincadeira assim aí em casa com a família?

Envie os materiais por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que estejam usando na sua rede.

Adaptações necessárias
A brincadeira com areia será realizada pelas famílias, sendo assim, recomende que acompanhem sempre os bebês para a segurança deles. Oriente também que usem os materiais que têm em casa no momento, como potes, pequenos gravetos, caixas, folhas etc., para ampliar as explorações e descobertas durante a manipulação da areia. Sugira que registrem os momentos e enviem esses registros para você.

Sugira às famílias
Convide as famílias para serem parceiras durante a manipulação da areia, permitindo livre exploração tanto do espaço como dos materiais. Assim, é estimulado que sintam e experimentem a brincadeira da forma que desejarem, de maneira divertida, interativa e lúdica. Sugira ainda que favoreçam o envolvimento, pensando nas possibilidades de investigações e se apoiando no que for necessário. Por exemplo: podem fazer furos com o dedo na areia e deixar várias marcas, se divertindo ao cantar uma música da cobrinha, fazendo de conta que ela se escondeu lá.

Para compartilhar com o grupo
Estimule o envio desses registros para você e compartilhe-os com as demais famílias, para que elas se sintam estimuladas a realizarem a atividade também.

No retorno às aulas presenciais, selecione alguns registros para compor uma exposição e, a partir de então, inspirar mais brincadeiras. Você pode disponibilizar essa areia de casa nos momentos de entrada e saída, para que brinquem na escola novamente com os familiares. Essa é uma forma de unir os fazeres de casa e escolar, estabelecendo conexão concreta e real entre eles. Ao final, proponha que escrevam sobre o que sentiram nessa vivência. Essa pode ser uma interessante forma de construir base emocional positiva como apoio para a retomada da rotina escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_29UND02

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas