14851
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Imitar bichos com os bebês

Nesta atividade, as crianças exploram, com o apoio de músicas, espelhos e sombras, movimentos que lembram animais.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Nataly Gomes Ovando

Imitar bichos com os bebês

Apresente a proposta
Compartilhe o vídeo da “Ciranda dos Bichos” (disponível aqui), juntamente com fotos reais dos animais representados na canção, para criarem expressões corporais diante do espelho e fazerem sombras diversas que lembrem os movimentos desses animais de forma animada. Envie os materiais pela plataforma que estejam usando ou por Whatsapp. Faça o convite:
- Vocês conhecem a brincadeira da Ciranda dos Bichos? Que tal brincar aí em casa de forma divertida com sua família?

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a imitarem os animais a partir da Ciranda dos Bichos, dançando e fazendo espontaneamente os movimentos, sons, gestos e expressões. As imagens reais serão apoio da associação de ideias e poderão ser usadas para compor brincadeiras imitativas no espelho, fazer sombras etc. Elas poderão ser impressas ou acessadas pelo dispositivo que tiverem em casa.

Sugira às famílias
Convide as famílias a interagirem livremente, dançando com gestos e movimentos a partir do som da música (diga para evitarem focar na tela e explique a importância da interação e atenção plena durante a brincadeira).

Oriente-as a instigarem os bebês a se inspirarem nas fotos reais e reproduzirem imitações diante do espelho ou aproveitarem a luz natural que entra da janela, fazendo sombras que lembram os movimentos dos bichos. Nesse sentido, os familiares funcionam como modelos e também dão “voz” ao nomearem os bichos, as ações e reações do bebê. Proponha que criem expressões corporais divertidas, dancem outras músicas que sejam do repertório da família, aproveitando bem mais esse momento de aproximação entre os envolvidos.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que compartilhem os registros com você e socialize-os com todas as famílias, para que participem também. Reúna-os digitalmente usando, por exemplo, o Apresentações Google (disponível aqui) e encaminhe via Whatsapp ou pela plataforma que estejam utilizando.

Selecione alguns registros para compor uma exposição da forma que costumam fazer na sua escola. Convide a turma para levarem os brinquedos de casa para a escola no retorno, e assim realizarem uma brincadeira interativa, ampliando as experiências juntos. Assim as famílias se sentirão representadas e haverá um aprofundamento da parceria família e escola.

 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_26UND03

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas