Nesta atividade, as crianças irão observar a transformação de tintas naturais congeladas em liquído e as usarão para marcar suportes.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Abordagem didática: Transformar farinha em massinha, fruta em suco, uma cor em outra são ações que despertam a curiosidade dos bebês para o inédito, algo que é diferente do que eles conhecem. Por meio dessas experiências, os bebês vivenciam o conceito de mudança. É muito significativo que eles participem ativamente das propostas de transformação, manipulando objetos (mexer, amassar, juntar etc). São ações que trabalham habilidades motoras e que podem contribuir para o desenvolvimento de atos mentais (como agrupar, seriar, associar etc).
Código: EDI1_25UND02
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes