Nesta atividade, as crianças irão observar a transformação de tintas naturais congeladas em liquído e as usarão para marcar suportes.
Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, esse pequeno vídeo (disponível aqui), em que uma mãe ensina a fazer tintas a partir de beterraba, cenoura, amora e espinafre. Fale, de forma animada, que assim é possível fazer tintas caseiras facilmente. Convide para a experiência: “Que tal preparar essa tinta e deixaá-la em potinhos, no congelador, para propor uma experimentação especial com o bebê no dia seguinte?” Oriente que, por meio desta atividade, os bebês irão vivenciar transformações: observar e sentir a tinta natural congelada tornando-se líquida e passando a deixar marcas no suporte, que poderá ser uma caixa grande de papelão que tenham em casa.
Adaptações necessárias
Convide os familiares a fazer a tinta com o que tiverem em casa, reaproveitando até a água do cozimento, uma vez que não é recomendado sair às compras nesse momento. Desta forma, se não tiverem os ingredientes do vídeo, podem fazer a tinta com borra de café, terra, colorau, dentre outros elementos naturais da sua região. Oriente que usem potinhos pequenos, proporcionais ao tamanho das mãos do bebê, para congelar as tintas e favorecer a manipulação.
Sugira às famílias
Convide os familiares a acompanhar os bebês durante todo processo, desde a produção da tinta até a exploração de suas possibilidades, garantindo, assim, a segurança. Diga para que sejam parceiros dos bebês nas descobertas vivenciadas, compartilhando com eles as experiências. Assim, oriente que incentivem e validem as iniciativas dos bebês para que eles se aproximem e explorem textura, sabor, cheiro, contato com a pele etc. Conforme indicado no plano, sugira também que disponibilizem elementos naturais aos quais tenham acesso, como pequenos gravetos, folhas e pedrinhas, para que os bebês deixem suas marcas na caixa ou suporte utilizado. É importante que o familiar esteja atento enquanto o bebê investiga, nomeando objetos e materiais, bem como as ações e reações envolvidas. Proponha momentos divertidos, como bater palmas com as mãos molhadas de tinta, cantando uma canção do repertório da família que o bebê aprecia. Assim, esse tempo ficará marcado na memória afetiva, unindo ainda mais os membros da família.
Para compartilhar com o grupo
Convide os famililares a registrar o momento e enviar para você. Reúna os registros e socialize-os com todas as famílias pela plataforma que estiverem utilizando ou WhatsApp. Poderá usar o Apresentações Google (disponível aqui) para fazer um álbum digital, por exemplo. Ao compartilhar, a tendência é que mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Quando retornarem à escola, faça uma seleção dos registros e exponha-os para a comunidade no mural, da forma como costumam fazer isso na sua escola. Isso fortalece a conexão família-escola através do senso de pertencimento, o que favorece a reinserção no ambiente escolar quando o isolamento social terminar.
Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca
Código: EDI1_25UND02
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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