Nesta atividade, as crianças irão explorar o espaço externo para se movimentar de acordo com músicas escolhidas pelo professor.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Vera Regina Corrêa de Mello
Mentora: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Abordagem didática:
Quando o bebê escuta uma música, um canto e um acalanto, ele, na maioria dos casos, se atenta e faz movimentos com o corpo – uma maneira de acompanhar e interagir. Esses momentos contribuem para desenvolver senso de ritmo, atenção, escuta, além do aprendizado sobre apreciar e se relacionar com algo culturalmente construído. Os cantos e acalantos devem acontecer no decorrer do cotidiano da escola: no acolhimento do bebê, na espera para o banho ou em um momento direcionado para apresentar novas músicas aos grupos.
Código: EDI1_22UND04
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes