14846
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa

Nesta proposta, os bebês reconhecerão canções e objetos de suas casas trazidos pelas famílias.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

Apresente a proposta
Selecione e envie fotos, vídeos ou áudios de momentos na escola em que cantava com seu grupo na hora de acordar, por exemplo, quando eles estavam com objetos afetivos (paninho, cobertor ou bichinho, dentre outros), para contextualizar a atividade proposta. Se não tiver, busque na internet. Grave um áudio explicando que agora, em casa, é importante dar continuidade à proposta para que o bebê reconheça esses momentos já vividos na escola e também vivencie as canções com a família. Convide: “Que tal fazer uma brincadeira, agora aí em casa, com as canções que costumam cantar nesses momentos?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Convide-os a organizar um espaço aconchegante, de acordo com o que tiverem em casa: pode ser com o cobertor do bebê, almofadas, os bichinhos de que mais gosta, paninhos ou outros objetos que tenham referências afetivas para o bebê. É importante que o acompanhem durante toda a proposta para garantir sua segurança. Se possível, sugira que um familiar registre por foto ou pequenos vídeos enquanto os outros estão envolvidos na brincadeira com o bebê.

Sugira às famílias
Convide os familiares a deixar o bebê em uma posição confortável durante a proposta, sendo envolvido desde o preparo do espaço e podendo manifestar suas preferências nesse sentido. A atividade é interativa, por isso, é importante a exploração livre de gestos e movimentos corporais de acordo com a canção. Proponha que os familiares cantem o acalanto com que costumam embalar o bebê, com ele no colo, ou brinquem de embalar um bichinho para serem imitados por ele, por exemplo. É fundamental que o familiar entre na brincadeira como um parceiro, acompanhando seus interesses, validando suas iniciativas e ocasionando interações prazerosas e leves durante a rotina em casa.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a compartilhar essas vivências com você. Organize o material recebido. Para isso, uma opção é usar slides com o Apresentações Google (disponível aqui). Socialize os registros com todas as famílias. Assim, uma contribui com a outra, ampliando as possibilidades. Você poderá compor um compilado com os “Acalantos da turma em casa com suas famílias”. No retorno, planeje para que tragam o pequeno brinquedo ou objeto afetivo como referência de casa, convidando-os para uma exposição interativa. Por meio da associação de memórias construídas em casa ao contexto escolar, poderão vivenciar novamente a experiência e evocar memórias afetivas. Essa pode ser uma potente estratégia para apoiar o período de readaptação escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patrícia Luca


Código: EDI1_22UND03

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas