14846
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa

Nesta proposta, os bebês reconhecerão canções e objetos de suas casas trazidos pelas famílias.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização desta proposta, avise aos familiares que será realizada uma brincadeira com cantos e acalantos. Peça que respondam às seguintes perguntas: Quais cantos e acalantos são cantados em casa? Quais a criança mais gosta? Esses questionamentos poderão ser feito via bilhete para casa ou em uma conversa pessoalmente com os familiares.Sugira o envio de pequenos brinquedos e de objetos afetivos das crianças que possam representar as canções. Monte uma cesta com os objetos trazidos e complete-a, se for preciso. Grave em CD ou pen drive as canções enviadas pelas famílias.

Materiais:

Papel sulfite ou agenda da criança, para elaboração do bilhete, objetos que representem as canções, cesta, toalha felpuda e/ou tapete colorido, aparelho de som, CD/pen drive com as canções, câmera fotográfica/celular (para registrar a atividade).

Espaços:

A atividade será realizada na sala de referência dos bebês. Disponha o tapete ou a toalha felpuda no meio da sala e a cesta com os objetos que representam as canções, coberta com um tecido. Garanta que exista espaço para que os bebês possam se movimentar e interagir uns com outros e com o professor. Deixe organizado também um espaço com materiais de largo alcance próximo ao local da atividade, para aqueles que porventura se dispersarem durante a brincadeira, possibilitando que eles possam ir e vir.

Tempo sugerido:

O tempo estimado para a atividade é de30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês demonstram interesse pelos cantos e acalantos? Como eles interagem com os objetos, com os amigos e com o professor?

2. De que forma os bebês imitam os gestos realizados a partir das canções?

3. Como os bebês experimentam as possibilidades corporais durante os cantos e acalantos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Prepare um ambiente que assegure condições de participação de todos os bebês. Incentive as possibilidades trazidas por eles durante a atividade que demonstram o interesse pelos cantos e acalantos. Ajude se necessário, garantindo que todos estejam inseridos na atividade conforme preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide todo o grupo de bebês para se aproximar da cesta colocada no centro de um tapete ou de toalha felpuda colorida no chão. Dentro da cesta estarão os objetos enviados pelas famílias e os que foram colocados pelo professor, que representam as canções que são cantadas em casa. Compartilhe com os bebês que ali encontrarão brinquedos seus, dos colegas e da escola. Convide-os para que se aproximem, identifiquem os próprios brinquedos e mostrem-nos aos colegas. Observe como os eles se aproximam, como interagem e que possibilidades trazem. Garanta que os bebês menores estejam acomodados com acesso à cesta. Auxilie as crianças no momento de descoberta dos objetos inseridos na cesta e vá nomeando um a um. Fique atento para as expressões realizadas pelos bebês e se você perceber uma situação em que um bebê pega o objeto de outro e isso causar uma situação de desconforto, converse com ambos e medie a situação. Ofereça opções de objetos, explorando um pouco mais a cesta. Garanta que os bebês estejam confortáveis e tranquilos durante a proposta.

Possíveis ações da criança neste momento: Ao ver a cesta, um bebê se aproxima, balbucia algo e movimenta o corpo demonstrando interesse.


2

Permita que explorem os objetos trazidos e observe atentamente gestos, iniciativas de interação e expressões. Apoie-os e permita que brinquem dentro das suas possibilidades e preferências. Observe se reconhecem os objetos, como se expressam e interagem uns com os outros e com o professor. Garanta que todos tenham acesso à cesta. Sugira aos bebês maiores que levem objetos para os menores ou que aproximem a cesta deles para que possam pegá-los.


3

Conforme começam as explorações dos bebês, conte a eles que os objetos da cesta foram trazidos por suas famílias e que elas também lhe contaram quais canções eles gostam de ouvir. Convide-os a escutar, cantar ou dançar enquanto exploram os brinquedos dos cestos. Conforme inicia um novo acalanto, diga o nome da criança que os familiares indicaram a música, compartilhe essa informação com ela e com o grupo, favorecendo sua identificação com a canção e com a sensação experimentada ao partilhar uma canção sua com seus colegas.Registre o que acontece para fins pedagógicos e partilha com as famílias.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê quer começar pegando o objeto e mostra-o aos colegas. Demonstra com gestos e olhares que sabe uma música. Começa a balbuciar. Os demais bebês tentam acompanhar com a fala, balbucios, movimentos corporais e palmas.


4

Chame a atenção de todo o grupo, observando e aproveitando cada oportunidade que as ações dos bebês trazem de interação, expressão corporal e de oralidade. Explore o ritmo das canções. Proponha o balanço com o corpo dos pequenos e se coloque como um brinquedo na ação interpretativa dos cantos e acalantos. Continue convidando para que peguem os objetos e cantem as canções, deixando que a movimentação aconteça pelo espaço da sala com liberdade. Assegure que os bebês menores participem de acordo com suas possibilidades.


Para finalizar:

Fique atento para que a atividade aconteça até o momento que todo o grupo esteja envolvido de alguma forma. Comente com eles que terão outras oportunidades para continuar escutando suas canções preferidas. Após anunciar o término da brincadeira, convide o grupo para colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.

Desdobramentos

Grave em um pen drive ou CD as canções enviadas pelas famílias e use-o, repetindo a atividade, oferecendo diferentes instrumentos ou fontes sonoras.

Convide os familiares para que venham à escola num dia combinado, entrem na sala e, junto com os bebês, participem da atividade de cantar e brincar com as músicas enviadas.

Engajando as famílias

Dê uma devolutiva à famílias por meio de fotos, vídeos ou de informativo sobre as canções enviadas e que fizeram parte da atividade. Se possível, grave as músicas em um CD e entregue aos familiares como um presente, para que possam ouvi-las em casa com os bebês. Ressalte a importância da música para o desenvolvimento dos pequenos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01TS01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano