14846
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa

Nesta proposta, os bebês reconhecerão canções e objetos de suas casas trazidos pelas famílias.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização desta proposta, avise aos familiares que será realizada uma brincadeira com cantos e acalantos. Peça que respondam às seguintes perguntas: Quais cantos e acalantos são cantados em casa? Quais a criança mais gosta? Esses questionamentos poderão ser feito via bilhete para casa ou em uma conversa pessoalmente com os familiares.Sugira o envio de pequenos brinquedos e de objetos afetivos das crianças que possam representar as canções. Monte uma cesta com os objetos trazidos e complete-a, se for preciso. Grave em CD ou pen drive as canções enviadas pelas famílias.

Materiais:

Papel sulfite ou agenda da criança, para elaboração do bilhete, objetos que representem as canções, cesta, toalha felpuda e/ou tapete colorido, aparelho de som, CD/pen drive com as canções, câmera fotográfica/celular (para registrar a atividade).

Espaços:

A atividade será realizada na sala de referência dos bebês. Disponha o tapete ou a toalha felpuda no meio da sala e a cesta com os objetos que representam as canções, coberta com um tecido. Garanta que exista espaço para que os bebês possam se movimentar e interagir uns com outros e com o professor. Deixe organizado também um espaço com materiais de largo alcance próximo ao local da atividade, para aqueles que porventura se dispersarem durante a brincadeira, possibilitando que eles possam ir e vir.

Tempo sugerido:

O tempo estimado para a atividade é de30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês demonstram interesse pelos cantos e acalantos? Como eles interagem com os objetos, com os amigos e com o professor?

2. De que forma os bebês imitam os gestos realizados a partir das canções?

3. Como os bebês experimentam as possibilidades corporais durante os cantos e acalantos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Prepare um ambiente que assegure condições de participação de todos os bebês. Incentive as possibilidades trazidas por eles durante a atividade que demonstram o interesse pelos cantos e acalantos. Ajude se necessário, garantindo que todos estejam inseridos na atividade conforme preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide todo o grupo de bebês para se aproximar da cesta colocada no centro de um tapete ou de toalha felpuda colorida no chão. Dentro da cesta estarão os objetos enviados pelas famílias e os que foram colocados pelo professor, que representam as canções que são cantadas em casa. Compartilhe com os bebês que ali encontrarão brinquedos seus, dos colegas e da escola. Convide-os para que se aproximem, identifiquem os próprios brinquedos e mostrem-nos aos colegas. Observe como os eles se aproximam, como interagem e que possibilidades trazem. Garanta que os bebês menores estejam acomodados com acesso à cesta. Auxilie as crianças no momento de descoberta dos objetos inseridos na cesta e vá nomeando um a um. Fique atento para as expressões realizadas pelos bebês e se você perceber uma situação em que um bebê pega o objeto de outro e isso causar uma situação de desconforto, converse com ambos e medie a situação. Ofereça opções de objetos, explorando um pouco mais a cesta. Garanta que os bebês estejam confortáveis e tranquilos durante a proposta.

Possíveis ações da criança neste momento: Ao ver a cesta, um bebê se aproxima, balbucia algo e movimenta o corpo demonstrando interesse.


2

Permita que explorem os objetos trazidos e observe atentamente gestos, iniciativas de interação e expressões. Apoie-os e permita que brinquem dentro das suas possibilidades e preferências. Observe se reconhecem os objetos, como se expressam e interagem uns com os outros e com o professor. Garanta que todos tenham acesso à cesta. Sugira aos bebês maiores que levem objetos para os menores ou que aproximem a cesta deles para que possam pegá-los.


3

Conforme começam as explorações dos bebês, conte a eles que os objetos da cesta foram trazidos por suas famílias e que elas também lhe contaram quais canções eles gostam de ouvir. Convide-os a escutar, cantar ou dançar enquanto exploram os brinquedos dos cestos. Conforme inicia um novo acalanto, diga o nome da criança que os familiares indicaram a música, compartilhe essa informação com ela e com o grupo, favorecendo sua identificação com a canção e com a sensação experimentada ao partilhar uma canção sua com seus colegas.Registre o que acontece para fins pedagógicos e partilha com as famílias.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê quer começar pegando o objeto e mostra-o aos colegas. Demonstra com gestos e olhares que sabe uma música. Começa a balbuciar. Os demais bebês tentam acompanhar com a fala, balbucios, movimentos corporais e palmas.


4

Chame a atenção de todo o grupo, observando e aproveitando cada oportunidade que as ações dos bebês trazem de interação, expressão corporal e de oralidade. Explore o ritmo das canções. Proponha o balanço com o corpo dos pequenos e se coloque como um brinquedo na ação interpretativa dos cantos e acalantos. Continue convidando para que peguem os objetos e cantem as canções, deixando que a movimentação aconteça pelo espaço da sala com liberdade. Assegure que os bebês menores participem de acordo com suas possibilidades.


Para finalizar:

Fique atento para que a atividade aconteça até o momento que todo o grupo esteja envolvido de alguma forma. Comente com eles que terão outras oportunidades para continuar escutando suas canções preferidas. Após anunciar o término da brincadeira, convide o grupo para colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.

Desdobramentos

Grave em um pen drive ou CD as canções enviadas pelas famílias e use-o, repetindo a atividade, oferecendo diferentes instrumentos ou fontes sonoras.

Convide os familiares para que venham à escola num dia combinado, entrem na sala e, junto com os bebês, participem da atividade de cantar e brincar com as músicas enviadas.

Engajando as famílias

Dê uma devolutiva à famílias por meio de fotos, vídeos ou de informativo sobre as canções enviadas e que fizeram parte da atividade. Se possível, grave as músicas em um CD e entregue aos familiares como um presente, para que possam ouvi-las em casa com os bebês. Ressalte a importância da música para o desenvolvimento dos pequenos.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Brincando, cantando e acarinhando

ATIVIDADE 02

Dança com espelho

ATIVIDADE 04

Possibilidades da área externa com canções

ATIVIDADE 05

Explorando cantos e acalantos com os bebês

ATIVIDADES DE Bebês :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcas gráficas em argila com bebês

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Unidade

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Unidade

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

Quem está aí? Brincando com panos e espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Eu conheço esse brinquedo!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Uma visita até a secretaria

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem para a soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontros e despedidas: cantos diversificados

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com narrativas de histórias para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando, cantando e acarinhando

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras nas cabanas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras e interações no túnel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Troca de roupa em frente ao espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Lavar as mãos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Cadê? Achou!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apresentando a rotina às famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com histórias em um cenário divertido

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades da área externa com canções

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com espuma colorida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organização da soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração de massinha caseira

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas em duplas e grupos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cesta de toques

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com sons da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Vestindo os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura na cabana para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meleca com amido colorido

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando cantos e acalantos com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tapetes sensoriais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodas e cantigas com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Soneca dos bebês menores durante a rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem: meu corpo e o corpo do outro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem com música instrumental

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01TS01 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Som e imagem de pássaros com bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Imitar bichos com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas em duplas e grupos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recolhendo elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas para explorar o próprio corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meu corpo tem som

Creche / Educação Infantil / Unidade

Os diferentes sons do ambiente

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodas e cantigas usando vários sons

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: caixa surpresa musical

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com músicas de tradição oral

Creche / Educação Infantil / Unidade

Movimento sonoro

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Motivar a interação dos bebês por elementos de histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com histórias em um cenário divertido

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança com espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura divertida para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com linguagem: Leitura de História

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas para explorar o próprio corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura entre pares de bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meu corpo tem som

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodas e cantigas usando vários sons

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com leitura de rimas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Mala de surpresas sonoras

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann