14845
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Dança com espelho

Nesta atividade, as crianças fazem danças em frente ao espelho para acompanhar músicas de diferentes temas.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Nesta atividade utilizaremos algumas músicas para compor o contexto da brincadeira. É importante que sejam apresentadas músicas de qualidade para os bebês, com o intuito de ampliar positivamente o repertório musical deles. Indicamos que seja realizada uma prévia seleção de músicas do cancioneiro popular regional ou que tragam uma sonoridade agradável, com sons de instrumentos musicais reais.Para fins de exemplificação desse plano indicaremos as seguintes músicas: A Pulguinha, do Palavra Cantada, Palma, palma, de Josette Feres, Ciranda dos Bichos, do Palavra Cantada, e Reloginho tic, tac, de Josette Feres.

Materiais:

Músicas em um pen drive ou em um CD, aparelho de som. Celular, máquina fotográfica (para fins de documentação pedagógica). Para realizar a atividade, será utilizado um espelho grande (1,60x1,00), previamente fixado na parede da sala de referência dos bebês, que comporte a visualização do corpo inteiro de todo o grupo, para que as crianças possam ver suas próprias imagens refletidas. Não sendo possível o espelho nessa dimensão, pode ser providenciado espelhos menores como, os de porta de guarda-roupa, que devem ser fixados um ao lado do outro.

Espaços:

A atividade deve ocorrer na sala de referência dos pequenos. Organize tudo de forma que o ambiente seja convidativo para que todos os bebês possam se deslocar livremente, se movimentar corporalmente ao som das canções e interagir entre si e com o espaço oferecido.

Tempo sugerido:

Entre 40 e 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que maneira os bebês imitam os gestos realizados a partir dos Cantos e Acalantos?

2. Como os bebês interagem uns aos outros e com o professor durante a atividade? Como se movimentam e exploram o espaço?

3. Como os bebês vivenciam os diferentes ritmos durante a brincadeira de dança? Quais expressões utilizam para exprimir suas emoções?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Prepare o ambiente para que todos tenham garantidas as condições de movimentação e de exploração do espaço oferecido e que estejam incluídos na atividade. Incentive a participação e formas de expressão dos bebês. Auxilie-os quando necessário, garantindo que estejam interagindo, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Esta atividade será realizada com o grupo todo. É desejável ter mais de um professor em sala, para que a organização do espaço, a movimentação dos bebês e a participação deles fiquem garantidas.Convide toda a turma para se aproximar do espelho e posicione os bebês menores, de forma que todos visualizem sua própria imagem refletida e a dos colegas. Observe a curiosidade deles, de que maneira descobrem, como se olham, olham os colegas e quais diferentes formas de comunicação ( balbucios, fala, palmas, gestos) apresentam.

Possíveis ações da criança neste momento: Alguns bebês podem vir engatinhando e tentar levantar apoiando-se no espelho. Outros bebês podem ficar de longe observando os colegas por meio da imagem refletida e ainda pode ter aquele que se aproxime do colega e olhe para ele e para a imagem no espelho, querendo descobrir o que está acontecendo.


2

Após um primeiro momento de exploração da imagem no espelho, convide a todos os bebês aouvir uma música e dançar em frente ao espelho. Coloque as músicas: A pulguinha e Palma, palma.Deixe que cada um dance à sua forma e, ao mesmo tempo, inicie você também uma dança, acompanhando o ritmo da música e realizando alguns movimentos sugeridos pelas canções.Observe quais gestos, movimentos e expressões os bebês trazem. Interaja e dialogue com eles. Imite-os e deixe que eles imitem você também. Brinquem e se divirtam com esse jogo de imitação. Provoque as investigações dos bebês, observando as imagens no espelho e as imagens reais. Promova interações por meio de expressões e do toque, propiciando a movimentação durante a execução da música, de acordo o seu ritmo, as preferências e as possibilidades deles. Proponha as variações de entonação e de gestos durante a brincadeira de imitação com as crianças, ampliando assim as suas possibilidades corporais.

Incentive os bebês menores a mexer o corpo com autonomia, batendo palmas, balançando cabeça, braços. Aproveite as formas de expressão, movimentação e interação de todos para dar fluência à atividade, usando todas as possibilidades oferecidas pelos bebês. Repita a música de acordo com a vontade deles.


3

Até esse momento, os bebês devem estar entretidos de diferentes formas: com as canções, os movimentos e as descobertas frente ao espelho. Proponha às crianças a brincadeira de dançar como os animais, se divertindo com a música do Palavra Cantada, Ciranda dos bichos . Coloque a música para tocar e vá cantando junto, para que todos possam perceber o ritmo e a velocidade dela. Observe se as crianças buscam imitar os animais e como o fazem. Caso tenha crianças que façam, imite os movimentos delas, valorizando suas iniciativas. Imite você também, por meio de gestos, movimentos e expressões na interação com sua imagem no espelho, os animais que são referidos na canção e convide os bebês que desejarem para acompanhar com você esses movimentos. Traga para próximo de você os bebês menores, e garanta que eles tenham a participação e interação assegurada nesse momento. Incentive que o grupo todo participe e que os pequenos percebam diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras trazidas por você e pelos próprios colegas. Potencialize esse momento, garantindo novas descobertas.


Para finalizar:Convide os bebês para se acomodarem no chão. Organize os bebês menores de forma confortável, deixando que os demais escolham livremente como querem se acomodar: sentados, deitados, em pé. Conte a eles que irão ouvir uma música bem calma para que possam descansar. Coloque a música Reloginho, tic, tac . Interaja com os bebês movimentando o seu corpo, tocando o corpo deles, pegue no colo e balance quem quiser, de acordo com o ritmo da música. Observe como se organizam, como movimentam o corpo ouvindo a música e garanta uma finalização tranquila, na qual cada um possa trazer suas possibilidades.

Desdobramentos

Utilize as canções do grupo Palavra Cantada, de Josette Feres, de Margareth Darezzo (link) e de Bia Bedran (link) em outros momentos de dança na frente do espelho. Promova atividades como essa, prevendo pequenas variações, de forma frequente na sua rotina, garantindo aos bebês oportunidades para irem conhecendo e valorizando cada mais mais possibilidades corporais e expressivas.

Engajando as famílias

Monte um painel com as fotos da atividade e com as indicações das canções trabalhadas na porta da sala, de forma que os familiares possam conhecer as brincadeiras e as músicas. Comente com eles sobre a importância desse momento e os convide a seguir brincando e cantando com as crianças em casa. Em uma reunião com as famílias, aproveite para reforçar a importância da música para o desenvolvimento da criança e se possível, realize alguma brincadeira cantada com os elas e os bebês, usando o espelho e outras formas de interação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano