9980
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Como se mede um ângulo?

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Utilizar o transferidor para fazer a medida de ângulos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natãna Lima Santos,

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos
Utilizar o transferidor para fazer a medida de ângulos.

Conceito-chave

Uso do transferidor como instrumento de medida de ângulos.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Compasso;
  • Transferidores;

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento (início) select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa, ou pode apenas dar os comandos à sala. Peça que os alunos desenhem um círculo de raio 7,5 ou diâmetro 15 cm com o uso do compasso, em uma folha de caderno ou papel a parte, e recortem esse círculo para poder dobrar de acordo com as orientações no slide (o diâmetro/raio da circunferência não interfere na atividade, pois independente do comprimento dela os ângulos terão a mesma abertura, então pode-se pedir o tamanho conforme o professor achar mais viável ou mais fácil para o aluno compreender a atividade).

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.

Discuta com a turma:

Vocês já utilizaram o compasso para construir uma circunferência? Professor, para orientar melhor seus alunos sobre como usar um compasso matemático clique aqui.

Materiais Complementares:

Aquecimento para impressão: Clique aqui

Resolução do aquecimento: Clique aqui

Aquecimento (continuação) select-down

Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa, ou pode apenas dar os comandos a sala. Peça que os alunos desenhem um círculo de raio 7,5 cm ou diâmetro 15 cm com o uso do compasso, em uma folha de papel e recortar os alunos respondam as perguntas e anote as respostas na lousa.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.

Discuta com a turma:

  • Quantos graus têm uma volta completa?
  • Com esse círculo é possível medir quais ângulos?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento (continuação) select-down

Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la, escrevê-la na lousa ou pode apenas dar os comandos à sala. Continue a atividade seguindo a orientação do slide anterior.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento (término) select-down

Orientação: Continue dando o comando presente no slide.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.

Discuta com a turma:

Como podemos medir a abertura desses ângulos?

É possível obter outras medidas de ângulos no círculo de papel? Como?

O círculo de papel graduado pode ser utilizado para medir ângulos? Sua medidas são precisas?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal (inicio) select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor. Peça para que os alunos levem ou tenha transferidores suficientes para que todos da turma possam usar.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.

Discuta com a turma:

Algum dos ângulos é um ângulo reto?

Qual imagem tem o ângulo de menor abertura?

Qual imagem tem o ângulo de maior abertura?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Atividade Principal (continuação) select-down

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.

Discuta com a turma:

Como foi utilizado o círculo de papel?

Qual instrumento foi mais fácil de usar?

Qual instrumento trouxe maior precisão dos resultados?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Atividade Principal (continuação) select-down

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o transferidor para medir ângulos.

Discuta com a turma:

O transferidor se assemelha com o círculo de papel feito no aquecimento? Ee pode ser chamado de transferidor?

(Sim, o círculo de papel é um transferidor rústico com menor precisão)

Já utilizaram o transferidor?

Qual unidade de medida tem no transferidor?

(O transferidor tem centímetros, que marcam o seu diâmetro, e graus, na graduação usada para medir os ângulos.)

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Atividade Principal (continuação) select-down

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o transferidor para medir ângulos.

Discuta com a turma:

  • O transferidor se assemelha com o círculo de papel feito no aquecimento? E pode ser chamado de transferidor? (Sim, o círculo de papel é um transferidor rústico com menor precisão)
  • Já utilizaram o transferidor?
  • Qual unidade de medida tem no transferidor? (O transferidor tem centímetros, que marcam o seu diâmetro, e graus, na graduação usada para medir os ângulos.)

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Atividade Principal (continuação) select-down

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e, depois, para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.

Discuta com a turma:

Como foi utilizado o círculo de papel?

Qual instrumento foi mais fácil de usar?

Qual instrumento trouxe maior precisão dos resultados?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Discussão das Soluções (início) select-down

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide.

Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.

Discuta com a turma:

Se o círculo fosse dividido em mais partes teria diferença na medição? (Sim, o círculo dividido em mais partes permite maior precisão de medidas.)

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções (continuação) select-down

Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide.

Use o transferidor para demonstrar para a turma a forma correta para medir os ângulos.

Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.

Discuta com a turma:

Qual o instrumento mais adequado para medir ângulos, o círculo de papel ou o transferidor?

(O círculo de papel é um transferidor rústico e com menor precisão, por isso o transferidor é mais indicado para fazer medidas, pois é mais preciso.)

Discussão da solução (continuação) select-down

Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide. Você pode ver essa resolução em documento. Use o transferidor para mostrar a classe como deve ser usado para medir os ângulos.

Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.

Discuta com a turma:

Qual o instrumento mais adequado para medir ângulos, o círculo de papel ou o transferidor?

(O círculo de papel é um transferidor rústico e com menor precisão, por isso o transferidor é mais indicado para fazer medidas, pois é mais preciso.)

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sistematização do Conteúdo(ínicio) select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Tenha o texto escrito, projete-o ou escreva-o na lousa e leia com a turma, exemplificando com uso dos instrumentos.

Propósito: Sintetizar o que é o transferidor e seu uso correto para medir abertura de ângulos.

Sistematização do Conteúdo (continuação) select-down

Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa e leia com a turma, exemplificando o uso dos instrumentos quando possível.

Propósito: Apresentar instrumentos que medem ângulos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já conheciam esses instrumentos?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Leia o texto do slide juntamente com os alunos

Propósito: Ler e comentar as frases que resumem os aprendizados da aula.

Atividade de raio X select-down

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Você pode imprimir a tarefa, projetá-la ou escrever na lousa, mas deve ter impresso pelo menos os ângulos para que todos os alunos possam fazer a medição com o transferidor. Os alunos devem responder individualmente.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a forma correta de manusear o transferidor ao medir os ângulos do problema.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Natãna Lima Santos

Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos
Utilizar o transferidor para fazer a medida de ângulos.

Conceito-chave

Uso do transferidor como instrumento de medida de ângulos.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas.
  • Compasso;
  • Transferidores;

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa, ou pode apenas dar os comandos à sala. Peça que os alunos desenhem um círculo de raio 7,5 ou diâmetro 15 cm com o uso do compasso, em uma folha de caderno ou papel a parte, e recortem esse círculo para poder dobrar de acordo com as orientações no slide (o diâmetro/raio da circunferência não interfere na atividade, pois independente do comprimento dela os ângulos terão a mesma abertura, então pode-se pedir o tamanho conforme o professor achar mais viável ou mais fácil para o aluno compreender a atividade).

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.

Discuta com a turma:

Vocês já utilizaram o compasso para construir uma circunferência? Professor, para orientar melhor seus alunos sobre como usar um compasso matemático clique aqui.

Materiais Complementares:

Aquecimento para impressão: Clique aqui

Resolução do aquecimento: Clique aqui

Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa, ou pode apenas dar os comandos a sala. Peça que os alunos desenhem um círculo de raio 7,5 cm ou diâmetro 15 cm com o uso do compasso, em uma folha de papel e recortar os alunos respondam as perguntas e anote as respostas na lousa.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.

Discuta com a turma:

  • Quantos graus têm uma volta completa?
  • Com esse círculo é possível medir quais ângulos?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la, escrevê-la na lousa ou pode apenas dar os comandos à sala. Continue a atividade seguindo a orientação do slide anterior.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Orientação: Continue dando o comando presente no slide.

Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.

Discuta com a turma:

Como podemos medir a abertura desses ângulos?

É possível obter outras medidas de ângulos no círculo de papel? Como?

O círculo de papel graduado pode ser utilizado para medir ângulos? Sua medidas são precisas?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor. Peça para que os alunos levem ou tenha transferidores suficientes para que todos da turma possam usar.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.

Discuta com a turma:

Algum dos ângulos é um ângulo reto?

Qual imagem tem o ângulo de menor abertura?

Qual imagem tem o ângulo de maior abertura?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.

Discuta com a turma:

Como foi utilizado o círculo de papel?

Qual instrumento foi mais fácil de usar?

Qual instrumento trouxe maior precisão dos resultados?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o transferidor para medir ângulos.

Discuta com a turma:

O transferidor se assemelha com o círculo de papel feito no aquecimento? Ee pode ser chamado de transferidor?

(Sim, o círculo de papel é um transferidor rústico com menor precisão)

Já utilizaram o transferidor?

Qual unidade de medida tem no transferidor?

(O transferidor tem centímetros, que marcam o seu diâmetro, e graus, na graduação usada para medir os ângulos.)

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o transferidor para medir ângulos.

Discuta com a turma:

  • O transferidor se assemelha com o círculo de papel feito no aquecimento? E pode ser chamado de transferidor? (Sim, o círculo de papel é um transferidor rústico com menor precisão)
  • Já utilizaram o transferidor?
  • Qual unidade de medida tem no transferidor? (O transferidor tem centímetros, que marcam o seu diâmetro, e graus, na graduação usada para medir os ângulos.)

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e, depois, para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.

Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.

Discuta com a turma:

Como foi utilizado o círculo de papel?

Qual instrumento foi mais fácil de usar?

Qual instrumento trouxe maior precisão dos resultados?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).

Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).

FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.

Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.

Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide.

Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.

Discuta com a turma:

Se o círculo fosse dividido em mais partes teria diferença na medição? (Sim, o círculo dividido em mais partes permite maior precisão de medidas.)

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide.

Use o transferidor para demonstrar para a turma a forma correta para medir os ângulos.

Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.

Discuta com a turma:

Qual o instrumento mais adequado para medir ângulos, o círculo de papel ou o transferidor?

(O círculo de papel é um transferidor rústico e com menor precisão, por isso o transferidor é mais indicado para fazer medidas, pois é mais preciso.)

Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide. Você pode ver essa resolução em documento. Use o transferidor para mostrar a classe como deve ser usado para medir os ângulos.

Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.

Discuta com a turma:

Qual o instrumento mais adequado para medir ângulos, o círculo de papel ou o transferidor?

(O círculo de papel é um transferidor rústico e com menor precisão, por isso o transferidor é mais indicado para fazer medidas, pois é mais preciso.)

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Tenha o texto escrito, projete-o ou escreva-o na lousa e leia com a turma, exemplificando com uso dos instrumentos.

Propósito: Sintetizar o que é o transferidor e seu uso correto para medir abertura de ângulos.

Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa e leia com a turma, exemplificando o uso dos instrumentos quando possível.

Propósito: Apresentar instrumentos que medem ângulos.

Discuta com a turma:

  • Vocês já conheciam esses instrumentos?

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Leia o texto do slide juntamente com os alunos

Propósito: Ler e comentar as frases que resumem os aprendizados da aula.

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientação: Você pode imprimir a tarefa, projetá-la ou escrever na lousa, mas deve ter impresso pelo menos os ângulos para que todos os alunos possam fazer a medição com o transferidor. Os alunos devem responder individualmente.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a forma correta de manusear o transferidor ao medir os ângulos do problema.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano