Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Natãna Lima Santos
Mentor: Maria Aparecida Nemet Nascimento
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Utilizar o transferidor para fazer a medida de ângulos.
Conceito-chave
Uso do transferidor como instrumento de medida de ângulos.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas.
- Compasso;
- Transferidores;
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento (início)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa, ou pode apenas dar os comandos à sala. Peça que os alunos desenhem um círculo de raio 7,5 ou diâmetro 15 cm com o uso do compasso, em uma folha de caderno ou papel a parte, e recortem esse círculo para poder dobrar de acordo com as orientações no slide (o diâmetro/raio da circunferência não interfere na atividade, pois independente do comprimento dela os ângulos terão a mesma abertura, então pode-se pedir o tamanho conforme o professor achar mais viável ou mais fácil para o aluno compreender a atividade).
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.
Discuta com a turma:
Vocês já utilizaram o compasso para construir uma circunferência? Professor, para orientar melhor seus alunos sobre como usar um compasso matemático clique aqui.
Materiais Complementares:
Aquecimento para impressão: Clique aqui
Resolução do aquecimento: Clique aqui
Aquecimento (continuação)
Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa, ou pode apenas dar os comandos a sala. Peça que os alunos desenhem um círculo de raio 7,5 cm ou diâmetro 15 cm com o uso do compasso, em uma folha de papel e recortar os alunos respondam as perguntas e anote as respostas na lousa.
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.
Discuta com a turma:
- Quantos graus têm uma volta completa?
- Com esse círculo é possível medir quais ângulos?
Materiais Complementares:
Aquecimento (continuação)
Orientação: Você pode ter a atividade impressa, projetá-la, escrevê-la na lousa ou pode apenas dar os comandos à sala. Continue a atividade seguindo a orientação do slide anterior.
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.
Materiais Complementares:
Aquecimento (término)
Orientação: Continue dando o comando presente no slide.
Propósito: Relembrar a noção de ângulos e o uso do grau como unidade de medida.
Discuta com a turma:
Como podemos medir a abertura desses ângulos?
É possível obter outras medidas de ângulos no círculo de papel? Como?
O círculo de papel graduado pode ser utilizado para medir ângulos? Sua medidas são precisas?
Materiais Complementares:
Atividade Principal (inicio)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor. Peça para que os alunos levem ou tenha transferidores suficientes para que todos da turma possam usar.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.
Discuta com a turma:
Algum dos ângulos é um ângulo reto?
Qual imagem tem o ângulo de menor abertura?
Qual imagem tem o ângulo de maior abertura?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Atividade Principal (continuação)
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.
Discuta com a turma:
Como foi utilizado o círculo de papel?
Qual instrumento foi mais fácil de usar?
Qual instrumento trouxe maior precisão dos resultados?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Atividade Principal (continuação)
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o transferidor para medir ângulos.
Discuta com a turma:
O transferidor se assemelha com o círculo de papel feito no aquecimento? Ee pode ser chamado de transferidor?
(Sim, o círculo de papel é um transferidor rústico com menor precisão)
Já utilizaram o transferidor?
Qual unidade de medida tem no transferidor?
(O transferidor tem centímetros, que marcam o seu diâmetro, e graus, na graduação usada para medir os ângulos.)
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Atividade Principal (continuação)
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e depois para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o transferidor para medir ângulos.
Discuta com a turma:
- O transferidor se assemelha com o círculo de papel feito no aquecimento? E pode ser chamado de transferidor? (Sim, o círculo de papel é um transferidor rústico com menor precisão)
- Já utilizaram o transferidor?
- Qual unidade de medida tem no transferidor? (O transferidor tem centímetros, que marcam o seu diâmetro, e graus, na graduação usada para medir os ângulos.)
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Atividade Principal (continuação)
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Dê tempo para os alunos pensarem individualmente e, depois, para discutir em duplas ou trios, a critério do professor.
Propósito: Propor tarefas para que o aluno conheça e utilize o instrumento de medida para medir ângulos.
Discuta com a turma:
Como foi utilizado o círculo de papel?
Qual instrumento foi mais fácil de usar?
Qual instrumento trouxe maior precisão dos resultados?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a definição de ângulos e uso do transferidor você pode acessar o texto “O Que É Ângulo?” escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva e disponível aqui. (acesso em: 28/11/2017 às 18h).
Para saber mais sobre a história da unidade de medida grau você pode acessar o texto “O Surgimento do Grau na Circunferência” escrito por Kleber Kilhian e disponível aqui. (acesso em 20/11/2017 às 18h).
FERRAMENTAS GEOMÉTRICAS A geometria necessita de instrumentos para medir e desenhar. Vamos conhecer um pouco de cada um deles e aprender como utilizá-los de maneira correta. O uso de instrumentos é imprescindível para medir e construir figuras com precisão, acesse o material completo clicando aqui.
Sítio eletrônico: Khan Academy. O sítio eletrônico disponibiliza vídeos explicativos e exercícios sobre diversas áreas e conteúdos da matemática, dentre eles ângulos, onde se usa um transferidor eletrônico para medir determinados ângulos. Acesse o material clicando aqui.
Sítio eletrônico: Stefanelli. Possui um transferidor eletrônico para que se possa medir ângulos, acesse o material clicando aqui.
Discussão das Soluções (início)
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide.
Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.
Discuta com a turma:
Se o círculo fosse dividido em mais partes teria diferença na medição? (Sim, o círculo dividido em mais partes permite maior precisão de medidas.)
Materiais Complementares:
Discussão das soluções (continuação)
Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide.
Use o transferidor para demonstrar para a turma a forma correta para medir os ângulos.
Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.
Discuta com a turma:
Qual o instrumento mais adequado para medir ângulos, o círculo de papel ou o transferidor?
(O círculo de papel é um transferidor rústico e com menor precisão, por isso o transferidor é mais indicado para fazer medidas, pois é mais preciso.)
Discussão da solução (continuação)
Orientação: Mostre para a turma a solução na lousa ou através do slide. Você pode ver essa resolução em documento. Use o transferidor para mostrar a classe como deve ser usado para medir os ângulos.
Propósito: Mostrar o transferidor e seu uso para fazer medidas de ângulos.
Discuta com a turma:
Qual o instrumento mais adequado para medir ângulos, o círculo de papel ou o transferidor?
(O círculo de papel é um transferidor rústico e com menor precisão, por isso o transferidor é mais indicado para fazer medidas, pois é mais preciso.)
Materiais Complementares:
Sistematização do Conteúdo(ínicio)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Tenha o texto escrito, projete-o ou escreva-o na lousa e leia com a turma, exemplificando com uso dos instrumentos.
Propósito: Sintetizar o que é o transferidor e seu uso correto para medir abertura de ângulos.
Sistematização do Conteúdo (continuação)
Orientação: Tenha o texto escrito, ou projete-o ou escreva-o na lousa e leia com a turma, exemplificando o uso dos instrumentos quando possível.
Propósito: Apresentar instrumentos que medem ângulos.
Discuta com a turma:
- Vocês já conheciam esses instrumentos?
Encerramento
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: Leia o texto do slide juntamente com os alunos
Propósito: Ler e comentar as frases que resumem os aprendizados da aula.
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação: Você pode imprimir a tarefa, projetá-la ou escrever na lousa, mas deve ter impresso pelo menos os ângulos para que todos os alunos possam fazer a medição com o transferidor. Os alunos devem responder individualmente.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a forma correta de manusear o transferidor ao medir os ângulos do problema.
Materiais Complementares: