14839
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Brincadeiras com bolas

Nesta atividade, as crianças irão conhecer diversos tipos de bolas e propor brincadeiras com elas no espaço da escola.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adamari Rodolfo Depetris

Brincadeiras com bolas

Apresente a proposta
Grave um vídeo conversando com as crianças sobre os diversos tipos de esportes e brincadeiras que usam bolas, e envie via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação utilizada pela rede. Você poderá selecionar algumas imagens para mostrar no vídeo, falando sobre suas preferências e dando informações sobre determinado esporte. Finalize com incentivos para as crianças brincarem de bola com os familiares. Ainda no vídeo, dê sugestões de como podem ser as brincadeiras e os tipos de bolas utilizados.

Adaptações necessárias
Nesta atividade, sugere-se o uso de diversos tipos de bola, variando os tamanhos e as texturas. Em casa, se a família não tiver bola, podem confeccionada uma com meias, jornais e fitas adesivas. Os alvos poderão ser cestos, bonecos da criança, garrafas PET e outros objetos que possam ser derrubados pela bola.

Sugira às famílias
Oriente aos familiares que deixem que a criança manipule as bolas livremente, interagindo com os adultos e sentindo as características do objeto. Oriente que montem alvos no espaço escolhido para a brincadeira, que deve ser, de preferência, um lugar amplo. Com os alvos já montados, oriente que os familiares incentivem a criança a escolher qual bola é melhor para cada alvo, a mais leve ou a mais pesada, falado também sobre como irão jogá-la: chutando forte ou fraco, com as mãos para baixo ou para cima etc. Convide os familiares a experimentarem as bolas com a criança, permitindo que ela levante hipótese, busque alternativas e explore alvos e bolas livremente, até chegarem à conclusão sobre quais movimentos e qual bola são melhores para o alvo escolhido.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que relatem para você como foi vivenciada a atividade, através de áudio ou registro escrito que pode ser enviado via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação utilizada pela rede. Dê devolutivas para as famílias, parabenizando o engajamento. Compartilhe com todos do grupo um pouco das experiências que você tomou conhecimento.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_14UND04

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas