14834
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Diário: aplicação do sentido de verbos de enunciação no discurso direto .

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre discurso direto no gênero diário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

Material para a atividade:
Texto 1 (disponível aqui) e Texto 2 (disponível aqui).

- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto sugerido na introdução por e-mail. Mande um áudio pelo WhatsApp com as orientações para leitura e as perguntas para serem respondidas pelo mesmo canal.

Desenvolvimento
Crie um documento no Google, como o modelo sugerido no plano, para que os alunos o preencham a partir das perguntas que você poderá enviar pelo WhatsApp. Se optar por fazer uma videochamada via Meet ou Zoom, preencham-no coletivamente. Se estiver em videochamada, desafie os alunos a resolverem a próxima atividade transformando os discursos. Prepare dois documentos no Google Apresentações com os trechos sugeridos no slide, compartilhe sua tela e peça que enviem a resposta pelo chat. Discuta com eles possíveis soluções.
Outra opção é criar um formulário com os trechos e orientações para escrita.

Fechamento
Selecione algumas respostas, compartilhe-as pelo WhatsApp sem mencionar os autores e peça que opinem sobre a solução apresentada, se há melhorias a fazer ou se a proposta foi atendida.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero sugerindo filmes apropriados para crianças que envolvam esse tema. Mande um áudio pelo WhatsApp para orientar os familiares que quiserem participar. Eles também podem participar incentivando e ajudando a criança na confecção de um diário.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA09

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas