Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Texto 1 (disponível aqui) e Texto 2 (disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto sugerido na introdução por e-mail. Mande um áudio pelo WhatsApp com as orientações para leitura e as perguntas para serem respondidas pelo mesmo canal.
Desenvolvimento
Crie um documento no Google, como o modelo sugerido no plano, para que os alunos o preencham a partir das perguntas que você poderá enviar pelo WhatsApp. Se optar por fazer uma videochamada via Meet ou Zoom, preencham-no coletivamente. Se estiver em videochamada, desafie os alunos a resolverem a próxima atividade transformando os discursos. Prepare dois documentos no Google Apresentações com os trechos sugeridos no slide, compartilhe sua tela e peça que enviem a resposta pelo chat. Discuta com eles possíveis soluções.
Outra opção é criar um formulário com os trechos e orientações para escrita.
Fechamento
Selecione algumas respostas, compartilhe-as pelo WhatsApp sem mencionar os autores e peça que opinem sobre a solução apresentada, se há melhorias a fazer ou se a proposta foi atendida.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero sugerindo filmes apropriados para crianças que envolvam esse tema. Mande um áudio pelo WhatsApp para orientar os familiares que quiserem participar. Eles também podem participar incentivando e ajudando a criança na confecção de um diário.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_02SQA09
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
AULA 01
AULA 06
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes