14832
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto e indireto nos contos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre discurso direto e indireto nos contos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Júlia de Araújo Tenório

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais:
Contos em PDF.

Introdução: Brincando de montar um texto...
Envie um áudio, vídeo ou mensagem de texto aos alunos com a orientação da atividade. Diga a eles que, nesta atividade, irão organizar um conto que está fragmentado, e que devem ler cada fragmento para montar o texto. Aproveite para retomar o conceito de discurso direto e indireto, explicitando alguns dos elementos que constituem esses discursos, com foco aos verbos dicendis. Se possível, dê alguns exemplos aos alunos.

Desenvolvimento
Envie a atividade com o texto fragmentado aos alunos e oriente-os a montar o texto com atenção. Não se esqueça de alterar a ordem para que os alunos possam observar o final e o início de cada parágrafo. Para que os alunos consigam montar e compreender o texto, utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula.

Fechamento
Oriente os alunos a sistematizar os conhecimentos da aula, retomando quais partes do texto se caracterizam como discurso direto ou indireto e sistematizando-as no quadro sugerido no slide do Fechamento do plano de aula.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que escolham dois contos para compartilhar com os familiares, sendo um deles caracterizado pelo discurso direto e o outro, indireto. Você pode propor que os alunos pesquisem ou pode disponibilizar a eles alguns contos em PDF.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02SQA08

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas