14831
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Despertar o prazer dos bebês pelas histórias lidas

Nesta atividade, faça leituras para duplas de crianças e organizem elementos para que eles interajam com a história.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bruna Bonfá Terra da Silva

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Silva

Mentor: Adriana Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Objetivos e códigos da Base:

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

Abordagem didática:  As histórias fazem parte da vida das pessoas; todos temos uma história escrita, falada, contada, da qual nos lembramos com carinho. Os bebês, aos poucos, conforme os professores leem os livros e contam histórias para eles, vão se afeiçoando a determinados personagens, ações e sequências narrativas. É interessante que o docente desperte cada vez mais o interesse do bebê pelas histórias. Isso pode acontecer por meio da encenação, do teatro, da projeção e da confecção de  personagens. É significativo, também, fazer com os bebês a dramatização de histórias, isto é, convidá-los a narrá-las por meio de gestos, movimentos de seu próprio corpo; como uma forma de expressão, de reinterpretação e criação das histórias. Ouvir a mesma história de diversos modos convida o bebê a conhecer outros pontos de vista e diversas linguagens que podem representar uma ideia (linguagem oral, teatral, fotográfica, corporal etc).


Código: EDI1_13UND04

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas